HomeDicas de ViagemPontos Turísticos de Brasília
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos de Brasília

Memorial JK
Memorial JK
Uma cidade múltipla que merece sua visita

Os pontos turísticos de Brasília são impressionantes pela grandiosidade de sua arquitetura. É a cidade com maior número de projetos urbanísticos projetados por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Há diversas atrações para quem visita a capital do país. As principais são prédios do governo, museus e monumentos.

O complexo arquitetônico é tão valioso e incomum que a Unesco colocou Brasília como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1967.

O que muita gente não sabe é que Brasília também tem passeios imperdíveis ao ar livre em parques e áreas verdes.

Saiba mais: Guia de viagem Brasília

Templo da Boa Vontade
Templo da Boa Vontade

Confira os principais pontos turísticos para aproveitar bastante sua estadia!

  • Palácio do Planalto – O ponto mais importante da cidade é a Praça dos Três Poderes, onde estão os três principais prédios governamentais do Brasil: o prédio do Supremo Tribunal Federal, que representa o poder judiciário, o Congresso Nacional, que representa o poder legislativo, e o Palácio do Planalto, sede do poder executivo. O Palácio do Planalto é o local de trabalho do presidente do país. Idealizado por Oscar Niemeyer, o prédio possui um desenho leve e horizontalizado, com oito colunas na fachada da frente e na de trás, que sustentam o teto. A visita guiada é uma das mais concorridas da capital e deve ser agendada com antecedência.  
  • Congresso Nacional – Símbolo de Brasília, o Congresso Nacional abriga o Senado e a Câmara dos Deputados. Projetado por Oscar Niemeyer, é considerado uma obra prima da arquitetura. Ele é composto por três partes: o prédio principal, as duas cúpulas, popularmente conhecidas como os “pratos”, e as duas torres ao fundo.
  • Catedral Metropolitana de Brasília – Igreja mais famosa de Brasília, a Catedral é um dos templos católicos mais visitados devido à sua arquitetura arrojada. Uma curiosidade é que a cruz localizada acima da igreja foi abençoada por Paulo VI. Lá dentro, o turista vai apreciar obras de Di Cavalcanti e os anjos de Ceschiatti e Dante.
  • Templo da Boa Vontade – Em forma de pirâmide, o Templo da Boa Vontade chama bastante atenção de peregrinos e turistas de várias partes do mundo – mantém as portas abertas a todas as pessoas interessadas em usufruir de sua tranquilidade e de seu ideal ecumênico.
  • Lago Paranoá – Um dos cartões-postais da capital, o Lago Paranoá é um lago artificial que se tornou um dos lugares mais bonitos da cidade. Um programa bem legal para fazer em Brasília é um passeio na orla do lago, muito frequentado, aliás, por praticantes de esportes náuticos. A Ponte JK atravessa o lago, dando mais beleza ao local.
  • Parque Nacional de Brasília – Também conhecido como “Água Mineral”, o Parque Nacional de Brasília possui piscinas naturais abastecidas com água corrente para os visitantes se refrescarem no calor. Localizado a 10 Km do centro da cidade, o parque também conta com duas trilhas leves: a da Capivara e a do Cristal Água. Além disso, há diversas espécies de animais pelo local para serem contempladas pelos turistas.
  • Memorial Juscelino Kubitschek – Inaugurado em 1981, cinco anos após a morte do presidente Juscelino Kubitschek, o Memorial JK é um dos monumentos mais icônicos de Brasília. A principal parte do memorial é a grande torre, de quase 30 metros de altura, no topo da qual há uma estátua de Juscelino. O ambiente interno do museu oferece ao visitante a possibilidade de interagir com conteúdos de multimídia sobre a história do presidente e a construção da capital em apenas mil dias.
  • Espaço Lúcio Costa – Um dos principais museus da cidade, o Espaço Lúcio Costa fica também na Praça dos Três Poderes, num espaço subterrâneo. O museu foi criado para homenagear Lúcio Costa, autor do projeto urbanístico da cidade. Por lá, você vai poder ver os croquis originais, os desenhos feitos pelo urbanista enquanto ele desenvolvia seu grande projeto. Há ainda uma grande maquete da capital, em que você vai poder ver, em miniatura, os lugares que verá ao vivo.
  • Museu Nacional da República – Mais uma obra de Niemeyer, o Museu Nacional da República tem o mesmo formato da cúpula do Senado, no Congresso Nacional, aquele prato virado para baixo que vimos anteriormente. Dizem que sua forma lembra muito uma nave espacial. Inaugurado em 2006, o espaço não possui um acervo fixo, mas é usado exclusivamente para exposições temporárias, dos segmentos de arte, cultura e história.
  • Torre de TV – A Torre de TV é a construção mais alta da Brasília e uma das mais altas do país, com 224 metros de altura. Do deck de observação (onde se chega de elevador), com 75 metros de altura, é possível avistar praticamente todo o Eixo Monumental, bem como grande parte dos pontos turísticos da cidade. Para conseguir vistas ainda mais amplas, basta continuar subindo as escadas da torre. Ao pé da torre funciona uma feira de artesanato e comida, com botequins que servem pratos típicos de várias regiões brasileiras.
  • Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Além de ser o maior parque urbano de Brasília, o Parque da Cidade, que homenageia a ex-primeira-dama Sarah Kubitschek, é um dos mais extensos do mundo, superando de longe até o Central Park, de Nova Iorque. Ou seja, esse é um ponto turístico que merece e muito uma parada no seu circuito. Muito frequentado pelos moradores, o parque também é bastante procurado por turistas que querem aproveitar a cidade como um local. Possui quilômetros de pistas de caminhada e ciclovias, lago artificial, brinquedos para crianças, restaurantes e bares e, é claro, as áreas mais arborizadas da capital.

Veja também: Quando Visitar Brasília?

Espaço Lúcio Costa
Espaço Lúcio Costa

iFriend em Brasília

Agora que você já conhece os pontos turísticos de Brasília, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Os iFriends LuizMaria Izabel e Christopher farão com que você tenha experiências únicas em Brasília.

Descubra Brasília e viva os melhores momentos!

Por que um iFriend?

O iFriend permite que você conheça a cidade que está visitando do ponto de vista local. Com a empresa iFriend, você otimiza seu tempo e aproveita as melhores coisas para fazer, especialmente lugares únicos que só os locais conhecem.

Além disso, você estará apoiando uma variedade de comunidades ao redor do mundo, especialmente estudantes universitários, aposentados, educadores e profissionais de turismo.

Parque da Cidade de Brasília
Parque da Cidade de Brasília

Brasília, a Capital Federal, espera a sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?