Porque a cidade é uma das 26 cidades gaúchas que compõem a rota Caminho dos Jesuítas, que se estende por Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Um município do estado do Rio Grande do Sul, que se consolida no cenário nacional como destino turístico histórico, cultural, religioso e de eventos.
Em São Miguel das Missões está localizado o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, que recebe visitantes de terças-feiras a domingos, onde estão as ruínas jesuítas da antiga redução. O nome do município, aliás, é uma homenagem ao anjo Arcanjo Miguel.
Saiba mais: Guia de viagem São Miguel das Missões
Histórico de São Miguel das Missões
Sua história começa a ser contada em 1632, quando jesuítas fundaram uma redução em Itaiacecó, na margem direita do Rio Ibicuí, aos pés da Serra de São Pedro. A partir de 1637, os ataques dos bandeirantes contra os nativos na região forçaram o deslocamento da redução para as proximidades de Concepción. Em 1687, ocorreu um novo deslocamento e os habitantes se fixaram no local onde atualmente fica a cidade de São Miguel das Missões.
Na época dessa nova fundação a Redução de São Miguel Arcanjo contava com cerca de 4 mil habitantes. As condições econômicas melhoraram neste novo local devido à qualidade do pasto e da terra para a agricultura.
Em 1745, foi construído o Antigo Templo, que guarda ainda a grandiosidade arquitetônica, simbolismo imaterial da epopeia missioneira. As Ruínas de São Miguel Arcanjo foram reconhecidas em 1938, como Patrimônio Nacional, e em 1983, declaradas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Saiba mais: Guia de viagem São Miguel das Missões
São Miguel das Missões, situado na Região das Missões, é um destino que ficou conhecido por fazer parte do circuito turístico Rota Missões. A pequena cidade de quase 8 mil habitantes possui uma grande importância histórica, pois guarda a mais preservada missão jesuítica do país.
Além da grandiosidade das ruínas jesuíticas, completam o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo o Espetáculo de Som e Luz, o Museu das Missões, o Sino e a Cruz Missioneira.
O turismo rural compreende o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em São Miguel das Missões. Os viajantes podem viver uma experiência única nas fazendas da cidade, montando a cavalo, percorrendo trilhas nas mesmas propriedades e participando de refeições que revelam os costumes gastronômicos e culturais desta região.
Diversas agências organizam o roteiro do Caminho dos Jesuítas, contemplando, inclusive, países vizinhos, como Argentina e Paraguai. De acordo com o Ministério do Turismo, o corredor turístico recebe 250 mil visitantes todos os anos.
iFriend: Guia de viagem em São Miguel das Missões
Agora que você já sabe porque visitar São Miguel das Missões, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Veja iFriends em São Miguel das Missões
São Miguel das Missões, destino das impressionantes ruínas dos jesuítas, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar