HomeDicas de ViagemPor que visitar Angra dos Reis?
Dicas de Viagem

Por que visitar Angra dos Reis?

Passeio de Escuna
Um paraíso esperando por você.

Você deve visitar Angra dos Reis por suas belezas naturais e legado histórico.

Angra dos Reis foi descoberta pelo navegador português Gonçalo Coelho no dia 6 de janeiro de 1502, Dia dos Reis Magos. Seu nome se deu devido à enorme angra pontilhada de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar profundamente azul. 

Os índios Tamoio/Tupinambá eram os habitantes do local, onde a abundância de recursos naturais e fantástica paisagem atraíram os colonizadores, enquanto a localização geográfica atraiu piratas de várias nacionalidades.  

A primeira colonização foi feita no continente, em 1530, por uma expedição a mando da Coroa de Portugal. Somente em 1556 os colonizadores vindos dos Açores se fixaram na enseada. No local, criaram uma povoação a qual foi dada o nome de Ilha Grande (1593), que foi elevada à categoria de vila, em 1608, com a denominação de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande.   

A primeira atividade econômica de Angra foi a cultura da cana-de-açúcar, além de servir de parada no trajeto entre Santos e Rio de Janeiro. Depois, exportando e importando os produtos de Minas Gerais e São Paulo, chegou a ser um dos maiores portos do Brasil.  Em 1808, o povoado foi elevado à condição de freguesia e, em 1835, à condição da cidade e sede do município, com o nome de Angra dos Reis. 

Com a decadência do porto, após a ligação ferroviária entre São Paulo e o Rio de Janeiro, em 1872, o município entrou em um período de decadência econômica e, com a libertação dos escravos, em 1888, acabou a mão-de-obra essencial para o desenvolvimento das plantações de café. Somente meio século depois, com o estabelecimento de uma estrada de ferro para Minas Gerais e a reativação do porto, Angra dos Reis voltou a crescer. 

Na década de 60, com a instalação do Estaleiro da Verolme, a cidade volta a ter uma economia mais expressiva. Nos anos seguintes, foram instalados no município a Usina Nuclear de Furnas e o Terminal da Petrobrás. Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica de Angra. 

Saiba mais: Guia de viagem Angra dos Reis

Ilha da Gipoia
Ilha da Gipoia

Vocação turística 

Dona de 365 ilhas no litoral do Rio de Janeiro, Angra dos Reis é sinônimo de paisagens exuberantes, com mar verde água, areia branquinha e vegetação de Mata Atlântica. Os passeios de barco que percorrem a baía e as ilhas são os destaques e melhor forma de conhecer o destino. 

A Ilha Grande é a maior ilha de Angra. Só ela tem mais de 100 praias e enseadinhas, totalizando mais de 2 mil no município. As outras mais famosas ilhotas da região são Ilha de Cataguases, Ilha da Gipóia e Ilhas Botinas. Mas existem muito mais opções e vale sempre se informar sobre as paradas de cada passeio. 

Leia também:  Como percorrer a Rota das Emoções de carro?

Já as atrações do centro histórico da cidade e os charmosos restaurantes do bairro da Vila do Frade são um convite a diversificar a viagem e curtir um pouco fora das águas. 

Angra recebe, principalmente, muitos turistas nativos das cidades vizinhas Rio e São Paulo, mas também atrai viajantes de todo o Brasil. Os estrangeiros aparecem mais na região durante a temporada de cruzeiros, quando a Costa Verde está na rota dos transatlânticos. 

Veja também: Quanto custa viajar para Angra dos Reis? 

iFriend: Guia de viagem em Angra dos Reis

Super Lagoa Azul
Super Lagoa Azul

Agora que você já sabe porque deve visitar Angra dos Reis, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

passeios de baco em Angra dos Reis
passeios de baco em Angra dos Reis

Angra dos Reis, a Costa Esmeralda, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?