HomeDicas de ViagemPor que visitar a Amazônia brasileira?
Dicas de Viagem

Por que visitar a Amazônia brasileira?

Vitória Régia Amazônia
Vitória Régia Amazônia
Lodges de selva, hotéis convencionais ou cruzeiros fluviais - aqui tem viagens para todos os gostos!

Nesse post você verá porque visitar a Amazônia brasileira é tão importante. A região de maior biodiversidade do mundo e maior bioma do Brasil, a Amazônia é um conjunto de ecossistemas que abrange a Floresta Amazônica e a bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Não é exclusivamente brasileira, sendo, portanto, encontrada em outros países. 

A região inclui territórios pertencentes a nove nações, sendo que maioria das florestas está contida dentro do Brasil (60%), seguida pelo Peru (13%). Há partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). No Brasil, a Amazônia Legal compreende os estados de Rondônia (52 municípios), Acre (22), Amazonas (62), Roraima (15), Pará (144), Amapá (16), Tocantins (139), Mato Grosso (141) e Maranhão (181, dos quais 21 foram parcialmente integrados). 

Visitar a Amazônia pode ser cansativo, sim, mas a região possui uma fauna extremamente rica e conta com mais de 30 milhões de espécies. Sua flora é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas e trepadeiras. Uma viagem à Amazônia é, portanto, uma incrível oportunidade de se conectar com a natureza. 

Muito cobiçada pelos gringos, a Amazônia ainda sofre com o estigma de que é um destino caro, o que faz com que muitos brasileiros priorizem destinos do Nordeste ou do exterior. Porém, você encontra opções mais rústicas de hospedagem e até cruzeiros de apenas três dias com destino à Floresta Amazônica. E o maior valor de uma viagem como essa é passar por uma experiência que não se compara a nenhuma outra viagem.

Saiba mais: Guia de viagem Amazônia

Amanhecer na Amazônia brasileira
Amanhecer na Amazônia brasileira

Vocação turística da Amazônia

Para explorar a Amazônia, não faltam opções de hospedagens para os turistas: das mais simples às mais luxuosas. Você escolhe qual estilo de viagem quer ter quando decide sua acomodação.

Lodges de selva, hotéis convencionais ou cruzeiros fluviais? Seja qual for, reserve com antecedência para garantir a melhor oferta. E não pense que ficar no meio do mato é sinônimo de passar perrengue. Hoje, encontramos hotéis completos em meio à selva. 

A grande maioria dos lodges e cruzeiros amazônicos, opções clássicas para quem quer ter uma experiência de imersão na floresta, ficam no estado do Amazonas. Já no Mato Grosso, há apenas uma opção de lodge, no município de Alta Floresta. Nessa parte alta da Amazônia, os rios dificilmente alagam a mata, o que facilita a observação da vegetação e dos animais.   

No Pará, a Amazônia ganha novos elementos. Banhada pelo Rio Amazonas e pelo oceano Atlântico, a Ilha de Marajó a maior fluviomarinha do mundo, combina passeios ecológicos por manguezais com banhos de rio. Porém, o destino da floresta com as praias fluviais mais badaladas é Alter do Chão, o “Caribe Amazônico” – um lugar para relaxar nos bancos de areia cercado por águas cristalinas, com a mata ao fundo. 

A vacinação é uma das recomendações muito importantes para os viajantes com destino à Floresta Amazônica. São indicadas as vacinas contra febre amarela, hepatites A e B e antitetânica. A outra é montar um super kit de viagem com repelente, protetor solar, boné, calçado confortável para caminhada, capa de chuva, entre outros. 

Outra dica para os turistas é sempre levar dinheiro em espécie. É bom ter dinheiro vivo para comprar lembrancinhas ao longo dos passeios e nas tribos indígenas e também para eventuais pequenos gastos.

Veja também: O que fazer na Amazônia brasileira?

Rio Arapiuns, Santarem
Rio Arapiuns, Santarem

iFriend: Guia de viagem em Amazônia

Agora que você já sabe porque visitar a Amazônia brasileira, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a região.

Conheça iFriends em Manaus

  • Christoph – Os melhores passeios pela Amazônia brasileira
  • Alfredo – Cultura e arte indígena em Manaus
  • Keyla – Passeios de aventura, cultura e vida noturna

Conheça iFriends em Belém

  • Fábio – Tudo que você precisa conhecer em Belém
  • Suzana – O melhor da cultura e gastronomia paraense
  • Rosângela – Experiências incríveis por Belém do Pará
Encontro dos Rios Negro e Solimões, Amazonas
Encontro dos Rios Negro e Solimões, Amazonas

A Amazônia, o maior bioma do Brasil, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?