O seguro-viagem pode ser um grande aliado na hora que acontece os problemas durante os deslocamentos na viagem.
Uma viagem é o momento mais aguardado da vida de muitas pessoas: novas experiências, uma oportunidade de descansar e mesmo celebrar alguma conquista! Sobretudo nas viagens internacionais, quando nos encontramos fora de nossa zona de conforto e com as barreiras idiomáticas próprias, o seguro-viagem é o principal aliado nessa escolha.
Mesmo com muitos planejamentos para a tão sonhada viagem, imprevistos podem acontecer. Para isso, nada melhor do que contar com uma segurança extra na hora de viajar, e aí entra o seguro-viagem.
Saiba mais: Como se tornar um iFriend?
O que é um Seguro-Viagem?
Todos conhecemos algum tipo de seguro: existem os seguros automotivos, os seguros de vida e os seguros de saúde. No caso mais específico dos seguros-viagem, ele serve para quando ocorrem eventos inesperados durante a viagem: doenças, acidentes, perda de documentos, extravio de bagagem, entre outros imprevistos.
Contratando um seguro-viagem, ao acontecer esses imprevistos, você não terá que arcar com despesas fora do orçamento e poderá regressar de qualquer lugar do mundo sem transtornos, com todo apoio possível.
Muita gente acha que o seguro viagem é necessário apenas em viagens internacionais (inclusive, alguns países obrigam que o viajante tenha um seguro viagem contratado para entrar no país), mas, ele pode ser contratado também para viagens nacionais – o que representa uma segurança a mais para não perder sua viagem.
Qual a vigência do Seguro-viagem?
O seguro-viagem tem sua vigência definida conforme a duração da viagem e a abrangência do plano contratado. Sua contratação deverá ser feita por uma seguradora devidamente autorizada a operar pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), regulamentadora desse mercado.
O que você deve analisar quando comprar um seguro-viagem
Você deve comparar algumas opções, tanto em função do preço, quanto das coberturas e da reputação da seguradora.
Escolhendo o melhor plano, tire todas as dúvidas e entenda como ele funciona, caso precise utilizá-lo (como telefones e aplicativos, rede segurada, telefone internacional, etc).
Informações básicas que podem ser adquiridas com a própria seguradora ou também na apólice – o documento que formaliza o seguro contratado.
As coberturas mais comuns presentes num seguro-viagem são:
- Despesas hospitalares médicas e odontológicas;
- Translado de corpo;
- Translado médico;
- Regresso antecipado;
- Regresso sanitário;
- Cancelamento de viagem;
- Morte em viagem;
- Invalidez permanente total ou parcial;
Já as coberturas abaixo costumam ser opcionais:
- Danos à bagagem;
- Funeral;
Quando acontecer a viagem não deixe de levar a apólice. Com o número da apólice que você deverá abrir o sinistro e acionar o seguro.
A gente nunca sabe o que pode acontecer numa viagem, portanto, adquirir um seguro-viagem é a opção mais segura para não ter prejuízo num momento que deveria ser especial.
Veja mais: Como tirar o visto e o passaporte para os Estados Unidos
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar