HomeDicas de ViagemPontos Turísticos de Santos
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos de Santos

Porto de santos
Os principais pontos turísticos de Santos você encontra aqui

Santos é reconhecida como uma cidade multicultural: seus pontos turísticos geralmente envolvem espaços amplos voltados ao lazer, no que tange a cultura, a história e a preservação ao meio ambiente.

  • Aquário Municipal de Santos
  • Orquidário de Santos
  • Museu do Café
  • Museu do Mar
  • Museu de Pesca e Ponte dos Práticos
  • Museu Pelé
  • Fundação Pinacoteca Benedito Calixto
  • Feira de Antiguidades da Praça Rotary
  • Teleférico de São Vicente
  • Bonde turístico de Santos
  • Passeio de balsa às praias do Guarujá
  • Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino
  • Jardim da Orla de Santos
  • Roteiro das Fontes
  • Mureta de Santos (letreiro)
  • Deck do Pescador
  • Estação de Trem do Valongo
  • Monte Serrat
  • Catedral de Santos
  • Museu do Porto de Santos
  • Porto de Santos

Saiba mais: Guia prático de Santos

Aquário Municipal de Santos

Talvez a atração mais importante de Santos o Aquário Municipal, fundado em 1945,  é um show de diversidade e preservação da vida marinha. Reproduzindo a paisagem rochosa do fundo do mar da costa brasileira, o Tanque Oceânico abriga sernambiquaras, corcorocas, xaréus, robalos, salemas, marimbas e raias-ticonha. É o segundo maior tanque do Aquário e o único em formato circular, onde os animais de água salgada nadam em ambientes rochosos. Todos os tanques receberam cenografia que reproduzem os habitats naturais dos animais. O tanque de água salgada possui 17 metros de diâmetro e painéis de vidro que permitem a perfeita visualização do espaço marinho. Nos de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. O Aquário também conta com tanque de tubarões, pinguinário e recanto seguro para as moreias. I

Orquidário de Santos

Outra atração clássica de Santos é seu orquidário: um parque zoobotânico que reproduz a Mata Atlântica, contendo cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, o viveiro possui quase 500 animais de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis, saracuras e pavões. O Orquidário promove atrações como Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas.

Museu do Café

Museu do Café permite conhecer uma das bebidas mais apreciadas e fonte de economia nacional por muitas décadas. Uma das principais instituições responsáveis pela preservação da história da bebida no Brasil e mantém uma cafeteria premiada, que trabalha com alguns dos melhores tipos de cafés. Nessa cafeteria você poderá degustar cafés especiais, cappuccinos, expresso, drinques e doces a base de café e portugueses.

Museu do Mar

Museu do Mar é um dos maiores acervos de biologia marinha da América Latina, e é uma boa opção de passeio cultural. No acervo do museu há réplicas de tubarões, coleções de dentes fossilizados do Megalodonte (tubarão pré-histórico extinto há 30 milhões de anos), de esponjas, corais, crustáceos, moluscos, equinodermos, répteis e aves marinhas, todos expostos em ordem evolutiva.

Leia também:  Pontos Turísticos de Hong Kong

Museu de Pesca e Ponte dos Práticos

Museu de Pesca visa à divulgação de conhecimentos originados do estudo do ambiente aquático e da tecnologia aplicada para a exploração racional de recursos marinhos e de águas continentais. O acervo do museu conta com diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados ou suas ossadas, conchas de moluscos, areias… além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica.

Museu Pelé

Rei do Futebol, Pelé, tem um museu dedicado às suas conquistas no futebol: instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o Museu Pelé apresenta a incrível trajetória de Edison Arantes do Nascimento. O museu expõe em seu casarão em estilo neoclássico, documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século XX.

Fundação Pinacoteca Benedito Calixto

Ou simplesmente Pinacoteca de Santos é um espaço dedicado à conservação do acervo artístico-cultural da cidade de Santos. A instituição está localizada em belo casarão de estilo neoclássico do início do século XX. O principal espaço cultural da cidade, com happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Não perca a oportunidade de passar um tempo nos jardins contemplando as obras de arte ao ar livre.

Feira de Antiguidades da Praça Rotary

Um dos melhores passeios para compreender a atmosfera da cidade é pela Feira de Antiguidades da Praça Rotary. Nessa feira são comercializadas porcelanas, peças de decoração, discos, móveis retrô e moedas antigas. Um lugar legal para comprar sua lembrancinha de viagem.

Teleférico de São Vicente

O Teleférico de São Vicente possui uma extensão de cerca de 700 metros, dos quais 560 metros são percorridos sobre a Mata Atlântica. Liga a Praia do Itararé ao alto do Morro do Voturuá, possibilitando vista para o Morro do Japuí. Oferece uma vista privilegiada da cidade de Santos, num trajeto que leva apenas 11 minutos de subida e descida.

Bonde turístico de Santos

Os antigos bondinhos, originários da Escócia, Portugal e Itália proporcionam uma viagem no tempo por cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. É considerado o Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Monte Serrat

A encosta do Monte Serrat tem em seu topo o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos. A escadaria tem 402 degraus e 14 nichos com cenas da Via Sacra. A vista 360° é um dos pontos altos do passeio proporcionado pelos bondinhos.

Estação de Trem do Valongo

A primeira estação de trem do estado de São Paulo, foi projetada na Inglaterra e inaugurada 1867 pela São Paulo Railway. Idealizada pelo Barão de Mauá, a ferrovia é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, por causa da inclinação da Serra do Mar e de um trajeto de oito quilômetros que lembra uma montanha-russa em câmera lenta. Na estação de trem do Valongo você também pode pegar os bondinhos.

Leia também:  O que fazer na Península de Maraú?

Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino

Parque Roberto Mário Santini foi construído de forma a aproveitar o espaço da plataforma do emissário submarino e avança 400m mar adentro. Um ponto privilegiado de observação do mar e de lazer para as famílias.

Mureta de Santos (letreiro)

Um dos símbolos da cidade de Santos, a Mureta de Santos há 74 anos é o ponto de encontro de muitas pessoas para contemplar o mar e relaxar no fim de tarde. Lá também se encontra o letreiro “Santos”, muito procurado para selfies.

Deck do Pescador

Deck do Pescador, está situado na Ponta da Praia em Santos e é o melhor lugar para quem adora uma pescaria e para quem gosta de apreciar o vai e vem dos navios na entrada do Estuário de Santos.

Jardim da Orla de Santos

Jardim da Orla de Santos é considerado o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002, pelo Guinness World Records. O jardim emoldura cerca de 7km de praia e consiste numa galeria de arte ao ar livre, com 38 monumentos, 1.300 canteiros, floreiras e vasos de plantas, com mais de 70 espécies ornamentais, entre 1.800 árvores vários portes, como palmeiras, cicas e os chapéus-de-sol.

Porto de Santos

Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de cerca de 30% das trocas comerciais brasileiras.

Museu do Porto

Museu do Porto de Santos está instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902. Tem por acervo documentos, peças históricas, biblioteca e equipamentos utilizados na construção dos primeiros metros de cais. 

Seu acervo também compreende imagens de obras do pintor Benedicto Calixto, que tem diversos trabalhos inspirados nos antigos trapiches, onde antes acostavam as embarcações e do navio inglês Nasmith.

Catedral de Santos

A catedral de Nossa Senhora do Rosário está situada no centro de Santos. Uma igreja católica, em estilo neogótico, inaugurada em 1924 e possui um santuário à Primeira santa africana, Josephina Bakhita (1869-1947), canonizada em 2000.

Veja também: Praias de Santos

iFriend em Santos

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Santos

Catherine – A Catherine é guia de turismo em Santos e vai te levar para conhecer a cidade toda!

Marcelo – O Marcelo é guia de turismo em Santos e vai te levar nos principais pontos turísticos da cidade de Santos e da região da Costa da Mata Atlântica.

Diogo – O Diogo conhece Santos muito bem e faz passeios personalizados incríveis, mostrando o melhor da cidade!

Museu do Café
Museu do Café

Santos é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?