HomeDicas de ViagemPontos turísticos de Roma
Dicas de Viagem

Pontos turísticos de Roma

Trastevere
Trastevere
A arte e a história que despertam interesse ao redor do mundo

Capital da Itália, Roma tem pontos turísticos inesquecíveis para os amantes da arte e da história clássica. Com cerca de 2,8 milhões de habitantes e 2700 anos de história, a Cidade Eterna encanta os turistas de todo o mundo pelo seu patrimônio histórico, cultural e religioso. 

Com construções históricas, tesouros valiosos de uma arquitetura única, Roma tem ainda os privilégios de uma cidade cosmopolita. Difícil vai ser querer ir embora.

Saiba mais: Guia completo de Roma

Pontos Turísticos de Roma

Coliseu

Uma parada obrigatória na viagem à Roma é o Coliseu, nem que seja para tirar uma foto em seus arredores. Um dos pontos turísticos mais apaixonantes de Roma. A antiga arena romana onde gladiadores faziam seus embates é um dos principais pontos turísticos da cidade e representa muito da história do país. O lugar foi construído a partir de 72. d.C. como uma arena em que pessoas de diferentes classes sociais poderiam se divertir e se entreter, em especial com as lutas entre gladiadores e animais ferozes. Estima-se que o público do local atingia até 70 mil espectadores.

A construção do espaço impressiona por seu tamanho e pelos enormes blocos de pedra, e ainda pelo que se sabe de sua construção da época do Império Romano, quando havia espécies de elevadores e rampas que faziam o acesso entre a parte inferior e superior da arena. A atração costuma ficar muito cheia, muitas vezes com longas filas para a compra de ingressos. Uma dica é evitar essa espera comprando antecipadamente pela internet. O ingresso do Coliseu faz parte de um combo que inclui o Foro Romano e o Palatino.

Fórum Romano e Palatino

Parte integrante do ingresso do Coliseu, o Foro Romano corresponde a uma área próxima à antiga arena, e é o espaço onde aconteciam as principais atividades da vida da sociedade romana imperial e republicana. Nos edifícios públicos e religiosos que ali ficavam, como templos e praças, aconteciam discursos, processos e cerimônias públicas. Hoje a área encontra-se em ruínas, mas alguns prédios estão muito bem preservados e podem ser visitados internamente.  Entre as atrações do Foro Romano estão o Templo de Saturno, a Basílica Emilia, o Arco de Settimio Severo, e a Via Sacra, principal rua da época.

Já o monte Palatino é uma das colinas que ficam ao redor de Roma e próxima ao Foro Romano, cerca de 40 metros acima e que, por sua altura, oferece uma vista interessante para o Foro. Foi na antiga área do Palatino que acredita-se que se deu início a cidade de Roma, por volta de VIII a.C. 

Trastevere

 Trastevere é um bairro boêmio de Roma, localizado às margens do Rio Tibre, cheio de opções gastronômicas e lotado de pessoas. Muito procurado para a vida noturna, o local também oferece muita história e cultura. Alguns dos pontos de interesse são a Porta Portese e a Basílica de Santa Maria in Trastevere. É um lugar que parece um pouco um labirinto, com muitas ruazinhas de pedra e restaurantes de boa qualidade. 

Vaticano: Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro

Cercada por Roma, o Vaticano é uma cidade-estado repleta de tesouros da arte e da arquitetura, sede da igreja católica romana.  Afinal, se você vai a Roma, você precisa conhecer o Vaticano! O espaço é aberto ao público e tem construções monumentais e icônicas, como a Praça de São Pedro, uma praça de estilo barroco, e a Basílica de São Pedro.

Com seus 23 mil metros quadrados, a Basílica de São Pedro é o edifício católico mais importante do mundo. Sua construção rica em detalhes, com enormes colunas, recebeu a contribuição de diversos artistas, dentre eles Rafael e Michelangelo. O local é reconhecido como patrimônio da UNESCO e entre seus pontos de interesse estão o túmulo do Papa João Paulo II e sua cúpula, que oferece uma vista encantadora. As filas para entrar na basílica são enormes, então vá sem pressa.

Às quartas-feiras a praça recebe a Audiência Papal, um momento de encontro entre o Papa e fieis de todo mundo. 

Castelo de Santo Angelo

Também conhecido como Mausoléu de Adriano, pois essa foi a primeira função da construção, servir de tumba para o imperador e sua família, o Castelo de Santo Angelo está localizado às margens do Rio Tibre. Ao longo dos anos o lugar ganhou outras funções, como fortaleza militar, fortaleza papal e prisão. Hoje o espaço é um museu, sede do Museu Nacional.

A visita ao Castelo é muito bacana para adicionar ao seu roteiro. Nos andares inferiores você pode admirar a estruturação com partes originárias do Império Romano e referentes ao mausoléu. Já nos andares superiores estão salões ornamentados e de desenho renascentistas, referentes ao período em que a fortaleza pertenceu a Papas.

Panteão (Pantheon)

Um dos pontos turísticos de Roma mais visitados é, sem dúvida, o Pantheon. No centro histórico da capital, o Panteão é um antigo templo dedicado a todos os deuses romanos. É um passeio muito interessante de fazer em Roma. O monumento, construído na época greco-romana, ainda está em perfeito estado de conservação. 

Anos após sua inauguração o Panteão sofreu um grande incêndio, em 80 d.C., sendo reconstruído no ano de 125, durante o reinado do imperador Adriano. Hoje, ele é visitado por mais de três milhões de turistas todos os anos e considerado um local totalmente único no mundo. Além de ser lindo e bem preservado, é famoso pela sua gigantesca cúpula, construída há mais de 2 mil anos, que permite a entrada de luz natural. 

É no Panteão que estão sepultados ilustres personagens que fizeram parte da história como os pintores Raffael e Annibale Caracci, os reis da Itália Vittorio Emanuele II e Umberto I e a rainha Margherita. Por ser hoje uma igreja cristã, sua entrada é gratuita. 

Fontana di Trevi

Com 26 metros de altura por 20 de largura, a Fontana di Trevi é a maior fonte da capital italiana e que você não pode deixar de conhecer, seja durante o dia ou à noite. Cenário de muitos filmes, ela é um ícone de Roma, faz parte de uma das fachadas do Palazzo Poli e foi projetada por Nicola Salvi.

Situada no coração da cidade, está sempre cheia praticamente a qualquer hora do dia. Quem quer vê-la sem a competição por um espaço, a dica é acordar bem cedinho ou ir quase de madrugada, quando tem menos pessoas ao redor. No inverno, isso fica mais fácil.

Museus do Vaticano

 Os Museus Vaticanos são um conjunto de museus localizados dentro da cidade-estado do Vaticano, que  possuem um acervo impressionante, com obras muito variadas e de diferentes momentos da história. O ponto alto do lugar é a visita à Capela Cistina, que impressiona por sua beleza e pelo trabalho de grandes artistas, como Michelangelo. 

Hoje o Museu Vaticano está dividido em diferentes áreas, entre elas o Museu Egípcio, Museu Etrusco, a Pinacoteca Vaticana – por lá você poderá apreciar desde peças do antigo Egito, esculturas gregas e romanas, até obras de Leonardo da Vinci, Salvador Dalí e Van Gogh.

O museu recebe em torno de 6 milhões de visitantes ao ano e costuma ser uma atração bastante cheia. Recomendamos que você compre o seu ingresso com antecedência para evitar uma longa fila de espera. 

Villa Borghese

A Villa Borghese é um dos maiores parques urbanos da Europa, terceiro maior parque verde de Roma. A Galeria Borghese é um dos pontos de interesse da região, um dos museus mais importantes da capital italiana. Contém pinturas de artistas como Rafael, Tiziano ou Caravaggio.  

Se você quer passear pela Villa Borghese e aproveitar para fazer esporte, é possível alugar patins, bicicletas e outros meios de transporte nas entradas principais.   

Veja também: Quando visitar Roma

Ponte Sisto Roma
Ponte Sisto Roma

iFriend: Guia de viagem em Roma

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Maria: Você vai conhecer a parte cultural de Roma com essa guia incrível 

Sérgio: Esse guia vai levá-lo para conhecer as histórias dos monumentos de Roma e seus principais pontos turísticos.  

Ver mais iFriends: guias locais em Roma para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Coliseu Roma
Coliseu Roma

Roma, a Cidade Eterna, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?