HomeDicas de ViagemPontos turísticos de Fortaleza
Dicas de Viagem

Pontos turísticos de Fortaleza

Theatro José de Alencar - Fortaleza CE
Theatro José de Alencar - Fortaleza CE
Fortaleza, a Capital Alencarina tem muitas atrações incríveis para você aproveitar!

Os pontos turísticos de Fortaleza oferecem um vibrante roteiro para você aproveitar ao máximo essa experiência.

Fortaleza é o destino perfeito para quem gosta da cultura e as artes nordestinas.

Além disso, a cidade conta com praças, mirantes, parques, igrejas entre outras atrações. 

Saiba mais: Guia prático de Fortaleza

Confira agora uma seleção dos melhores pontos turísticos para conhecer em Fortaleza.

  • Praça Jose de Alencar
  • Mercado Central
  • Espigão de Iracema
  • Travessa do Crato
  • Ponte dos Ingleses
  • Praça dos Mártires
  • Centro de Turismo
  • Fortaleza Nossa Senhora da Assunção,
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
  • Theatro José de Alencar
  • Catedral Metropolitana
  • Museu do Ceará
  • Ceará Show
  • Museu da Fotografia Fortaleza
  • Casa José de Alencar
  • Museu da Cachaça.

Ceará Show

Ceará Show é um espetáculo musical que conta a história do Ceará, indicado para todas as idades e é apresentado em espaço amplo. O elenco é composto por mais de 20 atores, todos eles cearenses que contam as histórias e a cultura do Ceará com humor, música, dança, teatro e poesia. Na saída do espetáculo você poderá também comprar uma foto para guardar de lembrança.

Praça Jose de Alencar

Praça José de Alencar é uma das mais antigas de Fortaleza. Datada de 1929, é uma justa homenagem ao filho ilustre da cidade, o escritor José de Alencar, que escreveu os inesquecíveis romances como Iracema, O Sertanejo, O Gaúcho e O Guarani. A Praça recebe diariamente moradores locais, artistas populares e ambulantes. Um lugar ideal para conhecer o modus vivendi do povo fortalezense.

Casa José de Alencar

Casa de José de Alencar é um centro cultural pertencente à Universidade Federal do Ceará. Está localizada na casa onde nasceu o grande romancista em 01/05/1829. Uma pequena casa de três cômodos, construída no século XVIII, em pedra e cal, com madeiramento primitivo de carnaúba. A construção fazia parte de um complexo composto por casa-grande e casa de engenho.  A instituição hoje está composta por um museu, duas bibliotecas, duas pinacotecas, auditório, salas de aula, prédio histórico e pelas ruínas do antigo engenho da família Alencar.

Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar é um teatro-monumento, conta com seleta programação teatral e diversificada pauta de atividades socioculturais e artísticas. Está situado no centro de Fortaleza e é o único teatro com jardim do Brasil, a partir do trabalho de um dos maiores paisagista do mundo, Roberto Burle Marx. Não deixe de admirar essa obra de arte à noite quando está todo iluminado e de conferir suas atrações.

Espigão de Iracema

Espigão de Iracema fica próximo ao aterro da Praia de Iracema e te dará uma das vistas mais privilegiadas de Fortaleza. Perfeito para fazer caminhadas e aproveitar o entardecer – rende belíssimas fotografias e vídeos.

Travessa do Crato

Rua Travessa do Crato é uma rua pequena, com diversas lojinhas de artesanato, bares e cafés que seguem o modelo da maioria dos comércios antigos do velho centro. Lá você encontra elementos típicos da vida do interior como penicos, lamparinas, chapéus de vaqueiro, celas, ferraduras entre outros utensílios e suas réplicas em miniaturas.  

Ponte dos Ingleses

Ponte dos Ingleses foi construída no início do século XX e era muito usada para as atividades portuárias antes de ser inaugurado o porto de Mucuripe. A ponte é formada por uma grande estrutura de madeira que abarca toda a sua extensão. Um lugar perfeito para caminhar e aproveitar o entardecer.  

Praça dos Mártires

Praça dos Mártires também é chamada de Passeio Público e no passado era setorizada para cada classe social: baixa, média e rica. Nessa praça aconteceu o assassinato dos revolucionários da Confederação do Equador em 1830, daí seu nome. Hoje o lugar oferece uma boa programação cultural.

Centro de Turismo

Centro de Turismo está instalado na antiga Cadeia Pública, o mercado reúne mais de cem lojinhas de artesanato, além de dois museus: o de Minerais e o de Arte e Cultura Populares.

Fortaleza Nossa Senhora da Assunção,

Fortaleza Nossa Senhora da Assunção é o marco zero da cidade de Fortaleza. Foi a partir dessa construção militar que a cidade foi erguida. A construção está no centro da Cidade próxima ao Mercado Central de Fortaleza e a Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Mercado Central

Mercado Central foi inaugurado em 1998 e conta com 500 lojas, distribuídas em cinco pavimentos e oferece uma incrível variedade de produtos e lembrancinhas como artigos de couro, cachaça, alimentos, castanhas, artesanato e rendas tudo com preços mais justos (Chore desconto com jeitinho)

Catedral Metropolitana

Uma catedral em estilo gótico com capacidade para cinco mil pessoas. Com 5 metros de altura a Catedral Metropolitana foi projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, na Alemanha.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é considerado um dos maiores centros culturais do Brasil. O Dragão tem salas de teatro e cinema, abre espaço para exposições e apresentações musicais, além de abrigar o planetário, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, entre outras atrações temporárias.

Museu do Ceará

Museu do Ceará, a primeira instituição museológica oficial do Estado. O museu possui um acervo com mais de sete mil peças, representando os aspectos culturais, econômicos e sociais do Ceará. Além disso, a instituição realiza cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e história.

Museu da Cachaça.

 O Museu da Cachaça ocupa um prédio construído em 1856, situado em Maranguape, terra do comediante Chico Anysio, que fica a km de Fortaleza. O passeio vale muito a pena: grande parte da história da cachaça do Ceará está ligada à família Telles, fundadora da Ypióca, maior produtora mundial de cachaça. O Acervo consiste em documentos, fotos, garrafas antigas, ambientes que representam o processo de fabricação e um canavial. A curiosidade fica por conta do maior tonel de madeira do mundo – com oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros.

Veja também: Gastronomia e onde comer em Fortaleza

Com tantos Pontos Turísticos em Fortaleza, é melhor chamar um iFriend para guiar você nessa aventura

Ponte dos Ingleses - ponto turístico de Fortaleza
Ponte dos Ingleses -Fortaleza

Fortaleza, a Terra da Luz e berço de Iracema, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?