HomeDicas de ViagemPontos Turísticos da Amazônia brasileira
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos da Amazônia brasileira

Amanhecer no Rio Negro - Amazonia
Amanhecer no Rio Negro - Amazonia
Turismo em meio às florestas e à riquíssima fauna e flora

Os pontos turísticos da Amazônia braileira compreendem todo um ecossitema ativo, admirado e cobiçado pelo mundo inteiro.

A Amazônia abriga a maior floresta tropical do mundo e é um dos principais patrimônios do país.

Um dos mais famosos destinos de ecoturismo do mundo, a região conta com passeios e pontos turísticos em meio à natureza abundante, indo desde pescas a caminhadas por dentro da selva.

Saiba mais: Guia de viagem Amazônia

  • Rios Negro e Solimões – O passeio no Rios Negro e Solimões é obrigatório para quem viaja para Manaus. O famoso encontro dos rios é um fenômeno que pode ser visto a partir de tours de barcos que saem da capital. Por terem uma composição diferente, e até por fluírem em velocidades e temperaturas diferentes, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar. Outra experiência que acontece no Rio Negro é a observação dos botos-cor-de-rosa, animal que é um dos símbolos da região amazônica brasileira. Dependendo do roteiro contratado, o turista pode, no mesmo passeio, visitar as comunidades ribeirinhas, fazer trilhas e observar aves locais. 
  • Presidente Figueiredo – Presidente Figueiredo é uma cidade a cerca de 120 km de Manaus e um destino com mais de 150 cachoeiras, além de corredeiras, grutas e cavernas. Tudo cercado por muita floresta, é claro. Além do banho nas quedas d’água, fazem parte do menu de atrações do município esportes de aventura como rafting, tirolesa, rapel e arvorismo.
  • Focagem noturna – Um passeio bem comum na Amazônia, que pode trazer bastante adrenalina, é a focagem noturna. Durante a noite, guias saem em pequenos barcos ou canoas em busca de animais de hábitos noturnos, como os jacarés. Além da apreciação do ambiente da floresta à noite, um guia experiente pode capturar um jacaré e levá-lo a bordo, com a ajuda de lanternas de alta intensidade. Depois, eles são devolvidos à água de forma pacífica. 
  • Museu do Seringal – O Museu do Seringal Vila Paraíso está localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus, e narra um período importante da história econômica e social do Brasil, o Ciclo da Borracha. Inaugurado em 2002, ele foi construído para ser cenário do filme “A Selva”, dirigido por Leonel Vieira e estrelado por Maitê Proença e Chico Diaz. O acervo é formado por móveis e utensílios que ilustram a riqueza dos seringais, quando a borracha estava no auge de sua valorização econômica. É possível visitar o trapiche, barracões de armazenamento e aviamento, casarão do seringalista, capela, estrebaria, entre outros cenários. 
  • Ilha de Marajó – Localizada na foz do Rio Amazonas, a Ilha de Marajó, no Pará, é o maior arquipélago flúvio marítimo do mundo. Com quase 50 mil quilômetros quadrados, abriga 12 municípios. A ilha é formada por florestas, campinas, gramados, praias de rio, lagos de todos os tamanhos e igarapés. Pássaros raros, como o guará, jacarés, peixes e muitos outros animais compõem a fauna marajoara, formando um espetáculo de sons e cores imperdíveis.Um roteiro na Ilha de Marajó precisa incluir praias, igarapés, cultura marajoara, comida boa e encontro com os búfalos. Isso mesmo, Marajó possui o maior rebanho de búfalos do país. Por todo lugar, você os vê. Muitos deles foram domesticados há décadas e são mansinhos. 
  • Alter do Chão – Situado no Pará, Alter do Chão é conhecido também como o “Caribe da Amazônia”. Isso porque o local abriga lindas praias banhadas pela água cristalina do Rio Tapajós, em um cenário perfeito para relaxar no meio da natureza. Uma das principais atrações do lugar são passeios de barco e trilhas pela floresta. 
  • Anavilhanas – Parte do Amazonas, o arquipélago de Anavilhanas abrange cerca de 400 ilhas, formadas por floresta e abrigando uma rica fauna, que inclui jacarés, tamanduás e jaguatiricas. Seus ecossistemas incluem igarapés, canais, lagos e milhares de árvores exuberantes. O melhor jeito de acessar o arquipélago é fazer um passeio de lancha a partir de Manaus ou de Novo Airão. 
  • Região do Arapiuns – Mais um destino paraense encantador, a região de Arapiuns fica a quase quatro horas de embarcação de Santarém. O local abriga comunidades típicas de pescadores, onde é possível comprar belos artesanatos. Principalmente entre setembro e janeiro, surgem na região diversas pontas de praias paradisíacas, perfeitas para quem quiser se refrescar em águas fluviais mornas. 

Veja também: Por que visitar a Amazônia brasileira?

iFriend: Guia de viagem em Amazônia

Alter do Chão - Pará
Alter do Chão – Pará

Agora que vocÊ já conhece os principais pontos turísticos da Amazônia brasileira, escolher um guia de viagem para conhecer os pontos turísticos da Amazônia brasileira pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a região.

Conheça iFriends em Manaus

  • Christoph – Os melhores passeios pela Amazônia brasileira
  • Alfredo – Cultura e arte indígena em Manaus
  • Keyla – Passeios de aventura, cultura e vida noturna

Conheça iFriends em Belém

  • Fábio – Tudo que você precisa conhecer em Belém
  • Suzana – O melhor da cultura e gastronomia paraense
  • Rosângela – Experiências incríveis por Belém do Pará
Anavilhanas - Amazônia brasileira
Anavilhanas – Amazônia brasileira

A Amazônia, o maior bioma do Brasil, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?