HomeDicas de ViagemPasseios em Gramado
Dicas de Viagem

Passeios em Gramado

Vista de Gramado
Gramado, na Serra Gaúcha, tem inúmeras opções de divertimento para todas as idades.

Você pode começar seu roteiro de passeios em Gramado a partir de um city walk ou mesmo já partir para conhecer as principais opções de passeios da cidade. O mais importante é que você conheça todas as peculiaridades da cidade de Gramado com um iFriend.

Veja também: Guia de viagem de Gramado

Roteiro para passeios em Gramado

Primeiro dia

Comece um dia fazendo um city walk, percorrendo os principais pontos da cidade – a Rua Coberta é onde os principais eventos do ano acontecem na cidade. O que mais chama a atenção em Gramado são os prédios em arquitetura enxaimel – o tipo de arquitetura bávara, oriunda das primeiras colonizações de imigrantes alemães. O clima serrano favorece os passeios românticos, portanto, invista num passeio ao Parque de Lavandas Le Jardin, um dos únicos no Brasil. Almoce por lá e faça belíssimas fotos!

Na parte da tarde você pode conhecer o Museu de cera Dreamland e conferir as estátuas de cera de personalidades nacionais e internacionais famosas ou conhecer o Museu do Festival do Cinema Brasileiro e relembrar os grandes sucessos e artistas do cinema brasileiro.

À noite na deixe de conhecer uma autêntica Noite Gaúcha com direito a show de dança folclórica e o churrasco tipicamente gaúcho.

Noite Gaucha - restaurante Garfo e Bombacha

Segundo dia

Nesse segundo dia você deve explorar a cidade: na parte da manhã visite o Lago Negro – o parque símbolo da cidade. Você terá momentos apaixonantes nesse parque belíssimo, cercado por árvores e arbustos de hortênsias, bancos de jardim e gramados, com direito a passeio de pedalinho de cisne no lago. Perfeito para viver momentos românticos ou com a família.

Outra atração para fazer com a família é conhecer o Mini-Mundo – Um parque a céu aberto de réplicas das construções mundiais mais icônicas, 24 vezes menores do que as construções originais. Você também poderá visitar o Zoológico de Gramado e conhecer as espécies endêmicas da fauna nacional. O legal desse parque é que ele recria o habitat natural do animal e atua como pólo de preservação de animais ameaçados de extinção.

No fim de tarde você pode escolher entre percorrer as lojinhas da Avenida Borges de Medeiros para suas primeiras compras e tomar um chocolate quente ou visitar a Praça das Etnias, que recebeu esse nome em homenagem às diferentes culturas que colonizaram Gramado. Nessa praça você poderá comprar peças de artesanato na Casa do Colono e comer a deliciosa Cuca.

Terceiro dia

Pela manhã procure fazer um tour por uma fábrica de chocolates. O chocolate artesanal de Gramado é famoso por sua qualidade superior e as fábricas de chocolates da cidade proporcionam uma visita guiada que mostram todo o processo de fabricação do chocolate desde a história de sua cultura ancestral até os dias atuais.

Almoce num restaurante italiano ou alemão: em Gramado, a cultura italiana e alemã foram importantes em seu processo de colonização. Você pode aproveitar para fazer o Tour da Uva e do Vinho – um passeio de Trem Maria Fumaça que atravessa três cidades gaúchas – Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa – Um passeio incrível com muitas canções, degustações e causos divertidos – uma verdadeira festa italiana!

Se o seu negócio é cerveja, tem seu lugar também: O Bus Beer Gramado vai te levar para conhecer a rota cervejeira e você ficará por dentro de todo o processo de fabricação da cerveja.

Roteiro mais dias

Capa Gramado

Gramado é uma cidade incrível e você vai precisar ficar mais dias na cidade para conferir o que ela pode oferecer de melhor. Seja nas datas comemorativas como no Natalano novo e páscoa quando a cidade está em festa, bem como em todas as épocas do ano, Gramado é um dos destinos turísticos mais versáteis de todo o país.

Não deixe de conhecer o Parque Snowland e ter momentos divertidíssimos na neve – sim, neve!  – o parque é o primeiro parque de inverno indoor das Américas, com neve de verdade! Ideal para levar a família ou os amigos para se divertirem tanto na prática de esportes de gelo quanto assistindo a apresentações artísticas como musicais e balés!

Em Gramado com crianças? Reserve um dia para conhecer o Parque “Terra Mágica Florybal” e resgate a alegria de ser pequeno mais uma vez! O parque tem esculturas gigantes e atrações artísticas para as crianças como pequenas peças de teatro e oficinas num mundo mágico, propício a descobertas.   

Aproveite para conhecer também as Super Máquinas, o Harley Moto Show e Hollywood Dream Cars, o Museu do Automóvel, com réplicas luxuosas dos grandes modelos de automóveis consagrados no mundo inteiro.

Você ainda pode participar de outras atividades como:

  • Escape Game Caro Watson
  • Museu do Perfume Fragram
  • Alpen Park
  • Parque Gaúcho
  • A Mina
  • Bondinhos aéreos Teleféricos por dentro da serra
  • Mundo do Chocolate Lugano

Leia também: fábricas de chocolates de Gramado

Experiências incríveis em Gramado

Gramado tem sempre um roteiro divertido para você! São inúmeras atividades ideais para quem está chegando pela primeira vez na cidade e quer obter o máximo de experiências nesse passeio.

Você sabia que sua viagem poderá ficar ainda mais divertida na companhia de um iFriend?  Nosso time selecionou as melhores experiências para você curtir com sua família e amigos, confira:

Tour por Gramado e Canela

Visita dos principais pontos turísticos de Gramado e Canela. O Passeio começa com a ida no Pórtico de Pedra de Gramado, para tirar aquela foto incrível que você sempre sonhou! Depois, visita ao Lago Negro para contemplar a natureza exuberante. A visita ao Mirante do Vale do Quilombo é apaixonante e ponto alto desse passeio. Você poderá conhecer uma das famosas fábricas de chocolates e terminar esse dia incrível na Cascata do Caracol.

Rafting: 8km de aventuras!

Ao fazer um Rafting no Rio Paranhana você terá um passeio incrível, cheio de adrenalina, exclusividade e novas experiências! Todo o passeio é feito por guias experientes e com os equipamentos de segurança (colete e capacete), inclusive no período de inverno, você pode alugar roupas de neoprene e botas térmicas. O passeio combina o “transporte off road”, passeio estilo safári com informações da região a bordo de um transporte aventureiro. O Rafting consiste na descida de 8 km pelas corredeiras do rio Paranhana, no melhor e mais divertido rafting de Três Coroas!

Outras atividades radicais também estão disponíveis como saltar na plataforma, fazer tirolesa aquática, floating relaxante e surf de bote na onda. Os monitores farão de sua aventura uma experiência única e divertida! Inclui equipamento completo (coletes e capacetes), transporte interno e guias especializados na atividade! 

Templo Budista e Compras em Gramado

Para esse passeio ao Templo Budista você e o iFriend deverão ir até a cidade de Três Coroas-RS, no Templo Budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling. Cheio de tradições milenares e histórias, esse local de muita paz, lindo, e no alto das montanhas, é o maior templo tibetano da América do Sul! Os murais super coloridos e belíssimos contam um pouco da história do Buda, num cenário de importantes esculturas para serem apreciadas durante essa experiência. Aqui também tem a Casa das Lamparinas, para que você possa fazer as suas orações nesse momento de paz. A experiência se torna ainda mais completa num típico restaurante tibetano, para provar novas texturas e sabores. Nosso passeio termina com um roteiro de compras em Igrejinha-RS: você pode conhecer lojas de chocolates, de couro e calçados do Brasil, cheio de novos produtos de muita qualidade.

Viva mais experiências incríveis em Gramado com os iFriends

Gramado, a Terra do Chocolate e da diversão na Serra Gaúcha, tem inúmeras atrações para você aproveitar!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?