O principal e maior edifício de Tulum é “O Castelo” (El Castillo), que além de funções religiosas e cerimoniais também servia de farol para que os navegadores avistassem o continente à distância através de tochas colocadas na parte alta da construção no período noturno. O Castelo se encontra na beira de um escarpado desde onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar do caribe. Este é um dos cantos mais fotografados de Tulum.
Hoje, Tulum é conhecida pelas melhores praias do México, cultura e ruínas bem-preservadas de uma antiga cidade portuária maia. Sempre lotada de turistas de todo o mundo, a região que, geralmente, era visitada num bate-volta a partir de Cancún, passou a ser destino principal da viagem de muitos.
Com uma atmosfera bem zen, repleta de paisagens naturais belíssimas, Tulum tem atrações que agrada os turistas mais exigentes. Confira!
Saiba mais: Guia de viagem Tulum
- Ruínas Maia – As Ruínas Maia, muito visada pelos turistas, são um programa obrigatório no seu roteiro. As ruínas de Tulum são as únicas situadas à beira-mar, o que faz estudiosos acreditarem que se tratava de um porto e um dos principais centros comerciais da antiga civilização. A visita ao sítio arqueológico permite conhecer melhor a cultura, o estilo de vida e as particularidades do povo maia. Por isso, aliás, indicamos que faça esse passeio com um guia, que será capaz de explicar e contar detalhes da civilização. O El Castillo, ou O Castelo, é o ponto alto desse passeio.
- Cenotes – Na sua viagem a Tulum, não deixe de conhecer pelo menos um cenote, que são cavidades naturais (como se fossem cavernas) que possuem água no interior. Aliás, estima-se que haja em torno de 18 mil cenotes na península de Yucatán. O Gran Cenote é um dos maiores e mais queridinhos pelos turistas. O cenote Calavera também é bem bonito. O cenote Dos Ojos é um dos mais famosos.
- Reservas – Se estiver com tempo, vale a pena inserir reservas no seu circuito. Uma delas que é bem bacana é a Sian Ka’an, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO e maior área protegida do Caribe mexicano. A Sian Ka’na abriga milhares de espécies de fauna e flora.
- Uma foto com a Ven a la Luz – Você já deve ter visto a escultura mais famosa da cidade, a Ven a la Luz. Criada pelo artista Daniel Popper, a peça simboliza a profunda conexão entre a natureza e o ser humano. Ela tem 10 metros e é feita de madeira. A escultura fica bem na entrada do hotel Ahau Tulum e os viajantes adoram tirar fotos com ela.
- Subir a Tulum Tower – A Tulum Tower pode abrigar até 16 pessoas e, do alto dos seus 35 metros, é possível ver as praias e a zona arqueológica. A torre está localizada a menos de 10 minutos caminhando das Ruínas Maias.
- Bate-volta a Playa del Carmen – Já que você vai estar tão pertinho do outro paraíso vizinho, Playa Del Carmen, que fica entre Tulum e Cancún, que tal fazer um bate-volta? São inúmeras lojas famosas, shoppings, restaurantes de rede grande, praias e beach clubs.
Veja também: Quanto custa viajar para Tulum?
iFriend: Guia de viagem em Tulum
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Tulum, o destino trendy na costa caribenha do México, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar