HomeDicas de ViagemO que fazer na Rota das Emoções?
Dicas de Viagem

O que fazer na Rota das Emoções?

Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba-
Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba-
Um mar de atividades para você apreciar

Mas o que fazer na Rota das Emoções? Essa pergunta tem uma resposta clara: conhecer de perto o paraíso!

Destinos repletos de praias, dunas e lagoas paradisíacas. Estradas cheias de aventura, sendo ora de areia, ora de asfalto. A Rota das Emoções é um roteiro para descansar, meditar, praticar esportes e badalar.

São tantas atrações que o tempo ideal para curtir uma viagem dessas são 10 dias. Porém, não é necessário passar por todos os 14 municípios caso não tenha tempo.

Temos aqui um roteiro mais básico para um turista sem tanta disponibilidade, desembarcando em São Luís, Maranhão. Também é possível começar o roteiro pelo Ceará, passar pelo Piauí e terminar no Maranhão

Saiba mais: Guia de viagem Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

Primeiro dia

Contrate um transfer para te buscar bem cedinho (umas 07h) em São Luís (MA) e te levar até sua primeira hospedagem, em Santo Amaro (MA). A viagem de cerca de 4 horas passa por estrada asfaltada, de terra e atravessa o Rio Alegre. Depois do almoço, a combinar com sua agência de turismo, faça o passeio nos Lençóis Maranhenses. 

Curta um tempo na Lagoa das Andorinhas, depois a dica é assistir ao pôr do sol na Lagoa das Gaivotas. Feito isso, volte para sua acomodação em Santo Amaro para pernoitar.

Segundo dia

No seu segundo dia, aproveite para conhecer a Lagoa Betânia (Santo Amaro) e tomar um delicioso banho. Seu almoço pode ser no vilarejo de Betânia, com travessia de barco até o restaurante.

Após o almoço, retorne à pousada e busque suas malas para seguir para Barreirinhas. Chegando lá, já ao anoitecer, é hora de conhecer o centro de Barreirinhas. Escolha um bar ou restaurante para jantar, tomar uma cerveja e quem sabe até curtir uma música ao vivo.

Terceiro dia

Neste dia, você pode ir de jardineira até o portinho de Barreirinhas. Lembrando que é tudo combinado com sua agência. A partir de lá, inicie os passeios pelo Rio Preguiças com paradas em: Vassouras, para olhar os macaquinhos, dunas e lagoa; Mandacaru, para visitar o Farol; Caburé, para fazer o passeio de quadriciclo pela praia e ver o encontro do rio com o mar.

Após o almoço, peça para te levarem para Atins. De lá, pegue uma jardineira para os Lençóis de Atins. Caminhe até a Lagoa Tropical para assistir ao pôr do sol. Depois, siga por mais meia hora por estrada para jantar os famosos camarões no Restaurante da Luzia ou no Restaurante do Antônio, localizados no Canto do Atins. Dizem ser os melhores camarões da vida.

Quarto dia

No quarto dia, uma jardineira (a última da viagem) vai te levar com suas malas até o portinho de Atins numa viagem curtinha. A partir de Atins, uma voadeira te deixa em Caburé. De Caburé, você parte de carro até Tutóia, com paradas pelo caminho para observar o Parque Eólico da região, entre outros pontos interessantes. 

O almoço pode ser em Tutóia mesmo e depois você fica no portinho de Tutóia. Dali, você vai fazer o passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba com mala e tudo. O passeio é lindo e muito especial, com parada ainda nas Dunas do Delta, com o Rio Parnaíba ao fundo. 

Na Revoada dos Guarás, as lanchas param e todos ficam em silêncio para ouvir e assistir a centenas de pássaros voando, retornando para a ilha onde dormem, no fim da tarde. Às 17h30, as lanchas partem para Parnaíba em mais de uma hora de percurso em alta velocidade. 

Chegando no Porto dos Tatus, em Parnaíba, o transfer te levará para seu hotel.

Quinto dia

O quinto dia é dia de deixar o Piauí e seguir para o Ceará, destino Jericoacoara. São 130 Km de asfalto e mais um tanto pelas dunas, além de uma travessia de dois rios de balsa, com direito a parada para o almoço. 

Você vai chegar a tempo de assistir ao sol se pôr na praia em Jeri. E para fechar, curta a noite pela vila, onde há muita animação, bares com música ao vivo e deliciosos drinks. 

Sexto dia

No seu último dia, acorde bem cedo e vá conhecer a famosa Pedra Furada, a Árvore da Preguiça e a Lagoa Azul. Depois, é hora de partir para a Lagoa do Paraíso. Lá está localizado o Alchymist Beach Club, um clube de praia que é parada obrigatória para quem vai a Jeri. Ele é excelente para você passar o dia e encerrar seu roteiro pela Rota das Emoções com chave de ouro. 

À noite, se ainda tiver tempo, você pode curtir mais um pouco do centrinho da vila.

Lagoa da Gaivota - Santo Amaro - Maranhão
Lagoa da Gaivota – Santo Amaro – Maranhão

Veja também: Quando visitar a Rota das Emoções?

iFriend: Guia de viagem na Rota das Emoções

Agora que você já sabe o que fazer na Rota das Emoções, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Atins, Maranhão - por do sol nos lençóis maranhenses
Atins, Maranhão – por do sol nos lençóis maranhenses

Rota das Emoções, o circuito imperdível do Nordeste brasileiro, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?