HomeDicas de ViagemO que fazer em Roma?
Dicas de Viagem

O que fazer em Roma?

Coliseu Roma
Tudo que você precisa fazer para ter uma viagem inesquecível para a Cidade Eterna

Montar um roteiro para Roma não é tarefa simples. São tantas atrações que não dá vontade de voltar para casa. Como as atrações ficam relativamente perto uma das outras, o turista pode ir preparado para caminhar, e muito. O mais legal disso é que você sempre vai passar por pontos interessantes, sejam monumentos, praças, templos, restaurantes ou cafés. 

Saiba mais: Guia de Viagem Roma

Primeiro dia

Comece o dia indo ao Coliseu, o maior anfiteatro da cidade. Dentro dá para ver a arena dos gladiadores como era por dentro/baixo. O ingresso é o mesmo do Foro Romano e vale dois dias consecutivos. Bem próximo do Coliseu está o Arco di Constantino, um dos mais importantes arcos de Roma.

Conheça ainda Mercado de Trajano, um complexo de 150 lojas e gabinetes administrativos na época, que hoje abriga o abriga o Museu dos Fóruns Imperiais.

Para o fim de tarde, a Ponte Palatino é a ponte que atravessa da região da Roma Imperial (Coliseu, Foro Romano etc) para Trastevere, o bairro mais boêmio da cidade e onde estão os melhores happy hours.  

A Via della Lungaretta é a rua de entrada no Trastevere. É cheia de bares, restaurantes, arte nas paredes e muito instagramável. Todo o bairro rende belos cliques. Caminhe pelas ruas estreitas e vá apreciando toda a beleza até achar um restaurante que lhe agrade.

Segundo dia

Um dos pontos turísticos que não pode faltar no seu roteiro é o Vaticano, sede da igreja católica e residência oficial do Papa. O espaço é aberto ao público e tem construções monumentais e icônicas, dentre elas a Praça de São Pedro, uma praça de estilo barroco, e a Basílica de São Pedro.

Caminhar pela Via della Conciliazone também é uma boa pedida. Lá você encontra várias tabacarias, pequenos restaurantes, duas fontes de água para encher a garrafinha e bancos para sentar. E para quem deseja comprar lembrancinhas religiosas baratas, a Via Largo Gotovere, que liga o Castelo de Santo Angelo até o Palácio da Justiça é o lugar perfeito, com várias barraquinhas de souvenirs. Aproveite para visitar o Palácio da Justiça, projetado pelo arquiteto Guglielmo Calderini. 

O Panteão, reconstruído pelo imperador Adriano, é o mais conservado monumento romano. Perto dele está o La Casa del Café,que dizem ter o melhor café do mundo. A apenas 200 metros do café, a Gelateria della Palma é uma sorveteria com mais de 30 anos de tradição, famosa por oferecer mais de 150 sabores de sorvete. Vale conferir. 

Seja durante o dia ou à noite, não deixe de conhecer também a Fontana di Trevi, maior fonte da capital italiana, com 26 metros de altura por 20 de largura. Uma tradição entre os visitantes é jogar de costas uma moeda nas águas da fonte com o intuito de trazer sorte e retorno à cidade. 

Leia também:  Quando visitar Vitória

Terceiro dia

Feche sua viagem à Roma visitando os Museus do Vaticano. Ali estão as maiores coleções de arte do mundo, com obras de valor imensurável. A Pinacoteca, um dos ambientes dos Museus, possui mais de 400 quadros de grandes artistas como Raffaello, Leonardo da Vinci e Caravaggio. Já a Galeria dos Mapas tem um teto tão lindo que vai te deixar boquiaberto. O ingresso dos Museus do Vaticano já tem a entrada com a Capela Sistina, conhecida pelo teto pintado por Michelangelo, um marco da pintura da Alta Renascença. 

Próximo dali está a Piazza San Pietro, com 284 colunas e 88 pilastras em um pórtico de quatro filas a sua volta. Para entrar na praça, é preciso estar com joelhos, decote e ombros cobertos.  

Acrescente no seu roteiro a Basilica di San Pietro e a Cúpula. E para quem gosta de vista bonita, a Piazzale Napoleone I tem vista para a Piazza del Popolo. O cenário é realmente estonteante e, a partir dessa praça, dá para visitar a Villa Borghese, terceiro maior parque verde da cidade.

Se ainda tiver tempo, conheça a Via Condotti, a rua das marcas de luxo de Roma, onde estão as lojas como Valentino, Armani e Gucci.

Veja também: Pontos Turísticos de Roma

Basílica de São Pedro
Basílica de São Pedro

iFriend: Guia de viagem em Roma

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Maria: Você vai conhecer a parte cultural de Roma com essa guia incrível 

Sérgio: Esse guia vai levá-lo para conhecer as histórias dos monumentos de Roma e seus principais pontos turísticos.  

Ver mais iFriends: guias locais em Roma para você aproveitar MUITO a sua estadia!

Coliseu Roma
Coliseu Roma

Roma, a Cidade Eterna, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?