HomeDicas de ViagemO que fazer em Pisa
Dicas de Viagem

O que fazer em Pisa

Rio Arno, Pisa, Italia
Quem viaja para Pisa e às cidades da Toscana deve estar ciente que é um roteiro repleto de relíquias que marcam as raízes da história ocidental. Veja algumas dicas incríveis

Pisa é uma cidade cheia de joias da arquitetura. Você vai se surpreender com os roteiros que preparamos para você conhecer a cidade de Pisa. Para que essa experiência seja muito mais rica e proveitosa nada melhor do que a companhia de um iFriend!

Primeiro dia

Torre de Pisa
Torre de Pisa e Museo Dell Opera del Duomo

Você se sentirá muito à vontade na Piazza dei Miracoli, onde se encontram o Duomo e a Torre inclinada de Pisa. Tome café num bar local e sente-se numa das inúmeras mesinhas espalhadas pela praça. Seu passeio começa com a ida ao  Museo dell´Opera del Duomo, diariamente de 9 às 19h.

Depois da ida ao museu, siga para o Cemitério Monumental, um lugar cheio de história – de acordo com alguns registros os cavaleiros cruzados trouxeram aqui a terra sagrada tomada no Monte Gólgota (onde Jesus foi crucificado).  Depois do almoço em algum dos melhores ristorantes de Pisa, vá ao Batistério datado de 1153, considerado o maior da Itália e confira sua obra monumental, repleta de detalhes artísticos em seus arcos, portais e esculturas. 

Na parte da tarde, você poderá conferir a Catedral de Santa Maria Assunta e uma de suas lendas, a das “unhas do diabo no Duomo”, nasceu da presença de muitos buracos em um pedaço de mármore da parede externa do Duomo, na fachada que dá para o Camposanto. Segundo a lenda, o demônio teve tanto ciúme da beleza da praça que tentou destruí-la, mas um anjo conseguiu detê-la. Os únicos danos que conseguiu causar são precisamente os furos na parede.

Como última atração do dia, o símbolo da cidade, a Torre de Pisa. Construída em 1173, começou a declinar imediatamente e hoje tem cerca de 4 metros de declive. Na torre, no campanário, há 7 sinos, um deles é o sino de San Ranieri, também chamado de “sino do traidor”, pois, na Idade Média, sempre se fazia soar para avisar que logo depois seria execução por traição. 

À noite, jante num bom restaurante de comidas típicas e aproveite para passear pelo centro histórico iluminado.

Segundo dia

Aproveite o segundo dia para conhecer o Museu Nacional do Palácio Real. O edifício foi construído em 1159, mas foi reconstruído a pedido da família Medici, entre 1593 e 1587 – o acervo reúne obras de grandes artistas como Raphael, Canova e Guido Reni.

Em seus lados estão a Igreja de San Nicola, uma das torres inclinadas de Pisa, e a Casa delle Vedove do século XIII. Caminhe pelo Lungarno Antonio Pacinotti, onde você chegará à Piazza Garibaldi, onde começa o Borgo Stretto, um dos bairros mais antigos de Pisa – Repleta de arcadas e palácios que datam dos séculos XIV e XV – um local perfeito para fotos apaixonantes! Nesse bairro, está a Igreja de San Michele in Borgo, construída entre os séculos X e XI sobre as ruínas de um templo romano.

Almoce no Borgo Stretto. Em seguida, vá para a Piazza dei Cavalieri, uma das praças mais importantes da cidade, do século XI, onde se reunião os Cavaleiros Cruzados da Ordem de Santo Estêvão. Grande parte dos monumentos tem vist para a praça, como o Palazzo Caranova e a Torre do Relógio.

À noite que tal um sorvete? Não se esqueça de provar os melhores gelatos italianos nas mesinhas do centro histórico!

Veja também: Onde e o que comer em Pisa!

Terceiro dia

Acorde cedo e tome café na margem oposta do Arno. Aproveite para contemplar o belíssimo mural “Tuttomondo” de Keith Haring . Este enorme mural, desenhado na fachada do convento dos frades da Igreja de Sant’Antonio e construído em apenas uma semana, Nesse mural há 30 pessoas estilizadas, de diferentes cores, que se encaixam e se entrelaçam, levando a mensagem de paz. Esta homenagem está localizada a poucos metros da Piazza Vittorio Emanuele II, praça dedicada ao primeiro rei da Itália, cuja enorme estátua, datada de 1890, no canteiro central.

Saindo da praça, vá para a Igreja de Santa Maria della Spina, uma pequena igreja de estilo gótico, construída no século XIII. De lá, vá ao Palazzo Blu, e visite a coleção permanente de arte italiana e exposições temporárias de vários temasAs pequenas ruas atrás do Palazzo Blu ficam repletas de bares e restaurantes – almoce por lá.

À tarde, você deve visitar o Museu Gráfico de Pisa, instalado no Palazzo Lanfranchi, que leva o nome da família que ali vivia desde 1538. Os Lanfranchi, família pertencente à primeira aristocracia consular Pisan.

À noite, na bela Piazza Garibaldi, escolha um dos bares e prove das bebidas e da noite alegre da cidade.

Roteiro mais dias

As mais belas praias, passeios de barco pelo rio Arno, de balão e muito mais. Não se restrinja a cidade de Pisa – dela você pode conhecer as cidades de Florença, Siena e Assis. Roteiros históricos, turismo religioso, enoturismo, paisagens naturais. Sempre há uma atividade incrível na imensa região da Toscana.

Veja também: Guia de Viagem de Pisa

Em Pisa com um iFriend!

Igreja de San Michele in Borgo
Igreja de San Michele in Borgo

Viva mais experiências incríveis em Pisa com os iFriends!

Uma viagem a Pisa não estará completa sem a companhia de um guia local e os iFriends possibilitarão uma viagem muito mais completa, com roteiros personalizados mostrando o melhor da cidade de Pisa: os melhores roteiros, curiosidades e momentos incríveis!

  • Giuliana – Guia ítalo-brasileira oficial em toda Itália. Com ela você terá passeios personalizados com a cara da Toscana!
  • Maurizio –  Guia italiano, fala inglês, francês e espanhol e vai te ensinar sobre todas as peculiaridades das cidades da Toscana como Pisa, Florença e muito mais.
  • Lilian – Guia brasileira oficial na Itália, vai te levar numa viagem de costumes e história pelas cidades próximas a Pisa. Fala português, inglês e italiano. 

Conheça outros iFriends da cidade de Pisa e tenha experiências únicas conhecendo os principais pontos da cidade com a melhor companhia!

Pisa, a pequena joia da Toscana, Itália, aguarda sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?