HomeDicas de ViagemMochilão pela Europa: saiba o que levar
Dicas de Viagem

Mochilão pela Europa: saiba o que levar

Mochilao pela europa
Mochilao pela europa
Um mochilão pela Europa é uma experiência única !!

Está na dúvida e não sabe como organizar os itens para a tão sonhada viagem? Então, veja o que não pode faltar na sua mochila!

Fazer um mochilão pela Europa é uma baita aventura e sonho de muita gente. Para os mais experientes, fica fácil arrumar as malas, pois já sabem o que é realmente necessário para a viagem. Para quem está embarcando nessa pela primeira vez, bate aquela dúvida – ou até mesmo um desespero – na hora de decidir o que é importante levar e o que pode ser deixado em casa.

De início, já te adiantamos que dois fatores são super importantes: simplicidade e praticidade. A ideia é conhecer o máximo de lugares e caminhar bastante a pé, portanto, só cabe na mochila os itens realmente essenciais.

Antes de conferir nosso checklist de viagem, é preciso seguir alguns passos para que você organize sua mala de acordo com o destino para onde vai. Comece planejando o seu roteiro. É importante saber exatamente a sua programação do início ao fim. Quantos dias vai durar a viagem? Por quais cidades você vai passar? Em quais lugares vai ficar hospedado? Quais meios de transporte vai utilizar? Quais pontos turísticos pretende visitar? Então, comece a responder as perguntas que elas vão te ajudar a planejar até a sua mochila.

Outro ponto importante é pesquisar o clima do destino. A geografia da Europa é muito diversa e exige uma adaptação para cada tipo de clima. Assim, por mais que seja verão no hemisfério norte, algumas regiões da Inglaterra, por exemplo, têm clima de chuva constante. Nesse caso, talvez seja preciso levar um agasalho mais pesado. 

Feito isso, é hora de separar os itens que irão atender às suas necessidades. Montamos uma lista do que você deve levar para fazer uma viagem de mochilão segura e confortável. Confira!

  • Documentação: separe a documentação necessária com antecedência (pelo menos dois meses antes do seu mochilão). Observe as datas de validade, imprima as passagens aéreas, voucher do hotel e bilhetes de trem. Verifique todos os vistos que irá precisar, assim como vacinas. Passaporte, seguro viagem, cartão de credito/cartão pré-pago e dinheiro, tudo em ordem? Então, organize-os em uma pastinha ou carteira.
  • Chinelo: um chinelo de borracha é essencial, principalmente para quem for se hospedar num hostel.
  • Tênis: leve um par de tênis confortáveis para caminhada, de preferência, um de qualidade que não vá deixar seus pés doloridos ou com bolhas.
  • Roupas: ao separar suas roupas, obviamente você deverá estar atento ao clima da cidade. Só que independente do clima, algumas peças são essenciais: casaco, calça jeans, bermuda ou shorts, calça esportiva, top esportivo, pijamas, roupas íntimas e meias. Não saia jogando as peças na mochila. Monte combinações de roupas possíveis para poupar espaço e também para não levar peças em vão.
  • Roupa de banho: independente de ser verão ou inverno na Europa, vai que você faz novas amizades e é convidado para passar um dia em uma casa com piscina.
  • Óculos de sol: seja lá qual for o clima, é sempre bom ter óculos de sol em uma viagem. Ainda que o sol não dê as caras, a claridade pode ser um incômodo.
  • Boné/chapéu: para se proteger dos dias mais ensolarados.
  • Bolsa pequena: para explorar a cidade durante o dia ou para sair à noite, você vai deixar sua mochila no hostel e irá precisar de uma bolsa para guardar seus pertences.
  • Necessaire com itens de higiene: como em qualquer viagem, eles não podem faltar – escova e pasta de dente, shampoo e condicionador, desodorante (evite frascos grandes), sabonete e outros itens de higiene pessoal. Vale até cortador de unha para viagens mais longas.
  • Protetor solar: item fundamental para qualquer viagem. Importante também não esquecer de usá-lo.
  • Maquiagem: para mulheres, o ideal é levar somente a maquiagem básica. Cada uma sabe o que é indispensável para si. Nossas dicas são: base, corretivo, máscara de cílios e protetor labial com cor.
  • Toalha: leve uma daquelas que secam rápido. Nem todos os albergues oferecem toalhas aos seus hóspedes. Além disso, é bom estar preparado para algum imprevisto.
  • Lenços umedecidos: os lenços umedecidos são muito úteis em um mochilão, pois, às vezes, o banho acaba ficando para depois e eles podem ser usados em caráter de emergência.
  • Papel higiênico: item indispensável para imprevistos.
  • Remédios: mesmo que não tome nenhum tipo de remédio controlado, é sempre bom se prevenir. Leva uma bolsa pequena com analgésicos, antialérgicos, band-aid e remédio para diarreia. O imprevisto pode acontecer por conta da culinária diferente ou até da ansiedade.
  • Carregador: um carregador portátil é muito útil em um mochilão.
  • Adaptador de tomada universal: este é outro gadget extremamente importante para levar na viagem. Ele serve para usar em qualquer lugar e aceita todos os tipos de plugues.
  • Relógio: mesmo se você não é um adepto deste acessório, é bom ter um no pulso ou na mochila. A bateria do celular pode acabar e é melhor não ficar dependendo dos outros para saber a hora, não é mesmo?
  • Fones de ouvido: para curtir umas músicas na hora de espera no trem ou no ônibus, ou até para ouvir aquele áudio no Whatsapp sem atrapalhar quem está do lado.
  • Caderno e caneta: leve para anotar suas experiências, os contatos que fizer e outras coisas importantes da viagem, como lugar e horário para um encontro.
  • Guarda-chuva: é bom ter um guarda-chuva pequeno, pois, se chover, não vai ser legal ficar andando pela cidade todo molhado.
  • Tampão de ouvido: ele pode ser útil ao dividir o quarto com outras pessoas se você é sensível a barulhos.
  • Cadeado: para utilizar nos armários de albergues.
  • Garrafa de água: indispensável para quem vai passar horas carregando uma mochila.
  • Sacos plásticos: para guardar roupas sujas, sapatos e descartar lixos.

Agora que você já conferiu nossa lista e está se imaginando como um verdadeiro mochileiro, lembre de deixar um espacinho sobrando na mochila. Você pode encontrar algo que ache bacana levar de lembrança para familiares e amigos ou para você mesmo.

Mochilao pela europa
Mochilao pela europa

Agora que você já sabe o que colocar na mala do mochilão, veja também: Buenos Aires: Experiência com um Guia

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?