HomeDicas de ViagemGuia de gorjetas pelo mundo
Dicas de Viagem

Guia de gorjetas pelo mundo

Guia de gorjetas pelo mundo

Cada país tem sua tradição na hora de oferecer e receber a gorjeta. Quando for realizar a sua tão sonhada viagem, perceberá que existem muitos profissionais bons que vão te atender, por isso, é sempre importante recompensá-los pelo bom serviço prestado. E ter um guia de gorjetas pelo mundo vai te ajudar muito nessa tarefa!

Esses valores não são obrigatórios, mas são uma gentileza que é, até mesmo, esperada em alguns lugares. A gorjeta é uma forma de reconhecer o trabalho de quem ajuda a tornar o seu passeio incrível, então vale a pena incluí-la em seu orçamento e sempre ter um dinheiro trocado.

Mas será que sabe como dar gorjetas no exterior? Para não ter dúvidas separamos algumas países para que você tenha um guia de gorjetas pelo mundo!

Estados Unidos

Um dos destinos favoritos dos brasileiros, os Estados Unidos têm uma forte cultura de gratificação aos funcionários envolvidos com turismo. Em geral, pedidos mais complexos e serviços difíceis são recompensados com valores extras dados pelos turistas — então, é bom se preparar!

Veja quais são as melhores práticas de gorjetas na viagem para os Estados Unidos!

Restaurantes e bares

Recebeu um bom atendimento no restaurante? A gorjeta fica em torno de 15 a 20%. Se não for satisfatório, abaixo de 10% é o suficiente.

Para os bares, dê 1 dólar por drink ou de 15 a 20% da conta. Dependendo do caso, dá até para ganhar uma cortesia da casa.

Hotéis

É nos hotéis em que você mais vai dar gorjetas. Para concierges, o comum é de 5 dólares por pedido, mas pode aumentar com a dificuldade. Para quem arruma o quarto, o valor é de 2 a 3 dólares, por noite. No serviço de quarto, vale dar de 1 a 2 dólares, independentemente do preço do pedido.

Transporte

Ao sair de um táxi, a gorjeta varia de 10 a 15%, do total do serviço. Se decidir alugar um veículo, os manobristas costumam receber de 2 a 5 dólares.

Itália

Na Itália, a cultura de gorjetas na viagem não é tão forte em alguns serviços. Mesmo assim, você pode deixar alguns valores simbólicos para demonstrar gentileza, simpatia e até conseguir um serviço melhor. Conheça quais são as principais práticas!

Restaurantes e bares

No país europeu, é comum que a taxa de serviço já seja adicionado ao final da conta, com destaque para que você saiba o valor exato. Se preferir, deixe o troco do arredondamento para o garçom.

Hotéis

Decidiu pedir uma rodada de drinks no hotel? Adicione 1 euro à sua conta. Já para o carregador de malas, varie de 1 a 3 euros por mala, dependendo do peso. Para a arrumadeira, coloque 1 euro, por noite.

Leia também:  Guia completo de Jericoacoara

Transporte

O pagamento extra das corridas de táxi não é comum, então não se espante se o motorista se surpreender. Mesmo assim, você pode arredondar o valor da corrida, se preferir.

Tailândia

Quem viaja para o outro lado do mundo em busca de um turismo de experiência e de passeios turísticos incríveis na Tailândia deve ficar de olho no assunto. A boa notícia é que o real é valorizado em relação ao Baht tailandês. Para já separar o total, veja como recompensar as pessoas no país!

Restaurantes e bares

Normalmente, a conta já vem com uma taxa de serviço de 10%, além de ser comum deixar algumas moedas extras. Nos restaurantes badalados, com reserva e fila de espera, vale deixar um percentual maior.

Hotéis

A maior parte das hospedagens já inclui uma taxa de serviço de 10% sobre o valor final. Além disso, vale dar de 20 a 50 THB para o carregador de malas (e isso não significa muito mais que 5 ou 6 reais). Para a arrumadeira, deixe 20 THB abaixo do travesseiro.

Transporte

Quanto aos táxis, os preços são tabelados e você não é obrigado a dar gorjeta. No entanto, é de boa educação arredondar para o próximo inteiro.

Saber quanto dar de gorjetas no exterior é uma das mais importantes dicas de viagem. Agora que sabe o que fazer nesses países, é só deixar o valor trocado e dar no momento adequado com esse guia de gorjetas pelo mundo!

Para que seus próximos passeios sejam incríveis, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Comentar

Comentar

Que tal?