HomeDicas de ViagemEcoturismo em Teresópolis
Dicas de Viagem

Ecoturismo em Teresópolis

Teresópolis Serra dos Órgãos
Teresópolis Serra dos Órgãos
Uma cidade com muitos pontos de ecoturismo para você aproveitar.

Teresópolis é a cidade predileta dos amantes do ecoturismo e da vida natural. Há mutos grupos que visitam a cidade não apenas em busca de ar puro, mas em busca de estar em contato com as diversas formações rochosas, poços, cachoeiras e fontes de água da região.

Teresópolis é considerada a capital nacional do montanhismo – É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.

O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo

  • Mirante das Lendas
  • Mirante do Soberbo
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Pedra da Tartaruga
  • Trilha do Carmelo
  • Dedo de Deus
  • Dedo de Nossa Senhora
  • Escalavrado
  • Cachoeira dos frades
  • Cachoeira da Macumba

Saiba mais: Guia de Viagem Teresópolis

Mirante das Lendas

O Mirante das Lendas ou Mirante da Granja Guarani é uma construção em estilo neocolonial, que foi construído em 1929, pela família Guinle com a intenção de ser um atrativo do bairro Granja Guarani, em Teresópolis. A formosa construção conta com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista português Jorge Colaço. As peças retratam imagens de quatro lendas contadas pelos indígenas que habitavam as terras banhadas pelo rio Paquequer.

Mirante do Soberbo

O Mirante do Soberbo, também chamado de Vista Soberba, está localizado próximo à entrada de Teresópolis. De lá é possível ter uma visão incrível de outras montanhas da Serra dos Órgãos como o Escalavrado e o Dedo de Nossa Senhora.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é famoso por suas espetaculares formações rochosas e seu ponto mais alto é conhecido como Pedra do Sino, a uma altura de 2275m. O parque possui ótima infraestrutura e atrações para todos os gostos: piscina natural, trilhas leves e acesso às montanhas, além de belas cachoeiras com ótimos pontos de natação, como o Poço Verde e patrimônio histórico preservado na sede, uma capela de 1713, uma mansão do século XIX.  

Pedra da Tartaruga

O topo da pedra da Tartaruga fica situado cerca de 1.160m de altitude, A trilha, tem cerca de 650m e é muito bem conservada, um caminho bem tranquilo e com bom acesso, o que facilita a ida de crianças para essa caminhada. O Trajeto leva cerca de  minutos para ser percorrido.

Trilha do Carmelo

Trilha do Camelo e para uma pequena área de lazer do Parque. Consiste num parquinho rústico para as crianças, onde tem uma pequena infraestrutura com banheiros e bicas d’àgua, perfeito para piqueniques.

Dedo de Deus

O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude, cujo contorno se parece a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos marcos geológicos mais importantes da Serra dos Órgãos.

Dedo de Nossa Senhora

O pico, a 1.320 metros de altitude, também pode ser escalado. Para chegar ao seu topo você precisará fazer uma caminhada moderada, de 4 km, por trilha na mata, até a base da rocha.

Escalavrado

O escalavrado é uma das montanhas mais procuradas do Brasil por trilheiros, escaladores e excursionistas. Está situado na região de Guapimirim e Teresópolis, tendo sua melhor visão do Mirante do Soberbo. A montanha possui o formato de uma “pirâmide de duas faces” com precipícios para ambos os lados, o que dá uma vista majestosa durante todo o percurso.

Cachoeira dos Frades

cachoeira dos frades
CACHOEIRA DOS FRADES

A cachoeira dos Frades está situada no Vale dos Frades com ótimos pontos para natação. Ideal para famílias.

Cachoeira da Macumba

A Cachoeira da Macumba está localizada à beira da BR-495, estrada que liga os municípios de Teresópolis e Petrópolis. O acesso é feito por uma trilha.

Veja também: Passeios em Teresópolis

iFriend em Teresópolis

Você terá momentos ainda mais incríveis contratando um iFriend em Teresópolis.  

Maria – Carioca apaixonada pela melhor cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro onde encontramos paz,harmonia muita natureza com um mix de gastronomia, beer tour, atividades rurais, cultura e turismo inesquecíveis.

SERRA DOS ORGÃOS

Teresópolis, a Cidade de Teresa, está esperando por você!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?