A Rota das Emoções é um circuito que envolve praias, aventura e ecoturismo com muita emoção, como o próprio nome já diz.
Seu ecossistema variado permite ao turista conhecer rios, mangues, lagoas de águas cristalinas, trilhas por dunas e áreas verdes, além de praticar esportes e interagir com a cultura local dos vilarejos.
Saiba mais: Guia de viagem Rota das Emoções
- Kitesurf – Há um fator que movimenta bastante o turismo na Rota das Emoções durante o segundo semestre: o vento. O destino reúne condições favoráveis, imagens fantásticas e boa estrutura para a prática do esporte. Não é à toa que alguns picos da rota estão incluídos nos principais downwinds do país. Entre as principais praias para a prática de kitesurf na região, podemos destacar a Praia do Preá e a Praia de Jericoacoara, no Ceará, a Praia de Barra Grande, no Piauí e a Praia de Atins, no Maranhão.
- Canoagem (MA) – Em Barreirinhas, não hesite em fazer um tour pelo Rio Preguiças. O passeio de canoagem inicia em Barreirinhas às 04 horas e é realizado no Rio Preguiças, no trecho entre praia do Caburé e Povoado São Domingos. É uma forma diferente de se conectar com a natureza e com a cultura local das comunidades ribeirinhas dos Lençóis Maranhenses, além de uma atividade física, é claro.
- Delta noturno focagem de jacaré (PI) – Saindo à noite (o horário exato depende da maré), percorre-se o canal de Tatus e o Rio Parnaíba até o Igarapé dos Poldros onde se encontram os jacarés tingas. Encandeados pela luz das lanternas, os animais ficam estáticos há poucos metros de distância da embarcação, que oferece a segurança que os viajantes necessitam.
- Delta Safári – Baía do Feijão Bravo (PI) – Chegando ao Porto de Tatus, o turista embarca em lancha rápida pelo labirinto de ilhas do Delta do Parnaíba. Há uma breve parada para fotos nas dunas da Ilha Grande de Santa Izabel. O tour explora o Igarapé dos Periquitos, seguindo seu estreito canal ladeado por diversas vegetações de mangue. Neste igarapé será feita a cata do caranguejo, onde o piloto-guia enfia-se na lama do mangue trazendo consigo o caranguejo-uçá, iguaria da culinária local. Depois é hora de percorrer o Igarapé dos Poldros, onde é comum a avistagem de animais tais como macacos, jacarés, iguanas além de pássaros diversos. O desembarque acontece na cadeia de dunas do Feijão Bravo. De um lado o viajante vê uma praia de rio e do outro uma linda praia oceânica, banhada pelo Atlântico.
- Passeio de quadriciclo nas lagoas (CE) – Em Jericoacoara, o passeio inicia às 09h30 com destino ao litoral leste, seguindo para a Árvore da Preguiça. Depois passa pela Praia do Riacho Doce, Praia do Preá, Lagoa Azul e então segue para a famosa Lagoa do Paraíso, onde o turista almoça (não incluso). Às 15h30 é tempo de deixar a lagoa e retornar à vila. Cada quadriciclo leva até duas pessoas.
- Sandboard (CE) – Um esporte que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve, o sandboard é bem comum em Jericoacoara. Ideal para toda a família, é uma atividade que promove bastante diversão. Você pode não somente alugar a prancha para descer pelas dunas, como também fazer uma aula de snowboard. A Vem pra Jeri oferece uma aula de duração total de 2 horas na Duna do Pôr do Sol, sendo 20 minutos de parte teórica sobre sandboard e a importância do cuidado com o meio ambiente, alongamentos e simulação de movimentos + aula prática, sem limites de descidas.
Veja também: Gastronomia e o que comer na Rota das Emoções
iFriend: Guia de viagem na Rota das Emoções
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
- Teutônio – ele será seu guia em Barreirinhas-MA
- Dourado – Será seu guia em Fortaleza-CE
- Bruno – Será seu guia em Jijoca de Jericoacoara-CE
- Jean – Será seu guia em Parnaíba-PI
Rota das Emoções, o circuito imperdível do Nordeste brasileiro, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar