HomeDicas de ViagemEcoturismo em Angra dos Reis
Dicas de Viagem

Ecoturismo em Angra dos Reis

Ilhas Botinas
Ilhas Botinas
Atividades e experiências únicas para quem não quer ficar parado!

O Ecoturismo em Angra dos Reis é referência em todo estado do Rio de Janeiro – a cidade oferece muitas possibilidades de atividades para quem busca o contato com a natureza.

É possível praticar voo livre, paraquedismo, rapel, rafting, canoagem, vela, trilhas e mergulho por meio de agências especializadas em ecoturismo e esportes de aventura. 

Com suas águas cristalinas, temperatura amena, zonas de naufrágio e uma  rica vida marinha, Angra é um dos lugares  mais procurados no país  para a prática do mergulho. 

No roteiro dos passeios de barco pelas ilhas há excelentes pontos para mergulho – de snorkel ou de cilindro -, como as Ilhas Botinas e Comprida. Já os adeptos do surfe não têm tantas opções, mas encontram boas ondas em algumas praias da ilha da Gipóia.

Saiba mais: Guia de viagem Angra dos Reis

Ilha de Cataguases
Ilha de Cataguases
  • Caminhada na Rota dos Piratas + Lopes Mendes – Essa caminhada é em meio as belezas e biodiversidade da mata Atlântica. O trajeto é feito parte em estrada não pavimentada, parte em trilhas que exigem resistência e preparo físico. Há muitas atrações ao longo do caminho, como o mirante da Curva da Morte, Poço dos Soldados, calçada de pedras (feita por pessoas escravizadas e muito utilizada no século XIX) e Praia do Caxadaço, uma pequena praia paradisíaca com água cristalinas muito convidativas à prática de snorkeling. Como a Praia do Caxadaço fica escondida atrás de uma enorme parede de rochas que faz com que seja invisível para quem navega até mesmo próximo a costeira, era frequentemente usada por piratas e navios negreiros para o tráfico de pessoas escravizadas. A caminhada termina em Lopes Mendes, uma das mais belas praias da região.
  • Nascer do sol no Pico do Papagaio e caminhada noturna – Nesse tour de 8 horas de duração, o turista faz uma caminhada noturna pela Mata Atlântica para assistir ao espetacular nascer do sol no topo do Pico do Papagaio, a 982 metros acima do nível do mar. O Pico do Papagaio é o segundo pico mais alto da Ilha Grande, mas com as mais incríveis vistas da Ilha Grande e arredores. A trilha é cansativa, mas as recompensas são incontáveis, a começar pela própria caminhada, que oferece a oportunidade única de encontrar a vida noturna no caminho, sem contar com a vista privilegiada do topo. É uma experiência imperdível para quem gosta de passeios incomuns e muito contato com a natureza. O Ecoturismo em Angra dos Reis é vibrante assim!
  • Rapel na Feiticeira – Os 15 metros de queda livre com águas fortes e cristalinas fazem da Cachoeira da Feiticeira, na Ilha Grande, um dos melhores pontos de rapel de todo o Brasil. Ela é perfeita para os iniciantes e na medida certa para quem busca uma aventura radical e segura. O rapel de cachoeira é chamado de Canyoning e várias agências de turismo na Vila do Abraão oferecem o passeio até a praia e depois o turista precisa subir até a queda d’água. A cachoeira fica cerca de 20 minutos de caminhada por uma trilha íngreme, partindo da praia da Feiticeira. Quem tiver o equipamento e quiser fazer o rapel por conta própria, é só chegar cedo e garantir um grampo. 
  • Mergulho – Seja com cilindro ou snorkel, o mergulho é uma atividade bem comum em Angra dos Reis devido à sua diversificada e colorida vida marinha. Nos passeios de escuna e lancha pelas ilhas, você consegue mergulhar apenas com máscara e snorkel e ver a beleza submarina. Você pode levar seu próprio equipamento ou alugar na embarcação. Para quem é mergulhador certificado ou quer experimentar um mergulho de cilindro pela primeira vez (batismo), basta agendar com uma das operadoras de mergulho da região. As saídas geralmente começam as 8:30 da manhã e voltam por volta das 15:00. No batismo você pode mergulhar com cilindro e até 20 metros de profundidade mesmo sem ser certificado. Nessa modalidade um instrutor vai junto com você.   
  • Mountain bike – A Ilha Grande tem muito a oferecer para os adeptos de mountain bike. Uma boa parte das trilhas para trekking podem ser percorridas de bicicleta. Há roteiros de dificuldade variada: plano, subidas leves, fortes, estrada de terra em serra, praias de areia dura e mole, riachos etc. Na Vila do Abraão, é possível alugar uma bike comum para passeios.
  • Passeio de barco – Não pode faltar na lista de turismo de natureza em Angra dos Reis o tour mais clássico da região. O passeio de barco pelas ilhas é obrigatório para quem vai à Angra. Ele é um convite a nadar em meio aos peixes e águas cristalinas, apreciar paisagens incríveis e explorar pedacinhos escondidos que surgem a cada parada. 

Veja também: Praias em Angra dos Reis

Ponta da piedade
Ponta da piedade

iFriend: Guia de viagem em Angra dos Reis

Agora que você já viu um pouco do ecoturismo em Angra dos Reis, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Waldeck – Guia local que vai te levar para conhecer os patrimônios naturais, históricos e culturais da região
  • Suellen – Guia local que vai te levar para ter experiências únicas em Angra dos Reis. 

Descubra Angra dos ReisVocê pode escolher alguém com um perfil parecido/esperado e ter uma experiência incrível, focado nos seus desejos.

Ilha da Gipoia
Ilha da Gipoia


Angra dos Reis, a Costa Esmeralda, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride. 

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?