HomeDicas de ViagemComo planejar a viagem dos sonhos
Dicas de Viagem

Como planejar a viagem dos sonhos

Como planejar a viagem dos sonhos

Com um pouco de organização, planejamento e as melhores dicas, dá até para planejar a viagem dos sonhos e torná-la real! ?

Planejar uma viagem pode dar trabalho, mas também pode ser muito prazeroso. Fazer seu próprio roteiro, ter liberdade de escolha e conhecer os lugares antes mesmo da viagem acontecer são algumas das vantagens de uma viagem independente.

Com um pouco de organização e planejamento você pode fazer ótimas escolhas e criar um roteiro ideal de acordo com seu gosto e orçamento.

Veja como planejar a viagem dos sonhos com as nossas dicas:

Estipule um teto de orçamento

Você já decidiu que quer viajar e começou a planejar o roteiro ideal? Seja nas férias ou apenas num feriadinho de 4 dias, para cada viagem a ser realizada, o ponto principal é estipular qual será o seu gasto máximo.

Lembre-se de incluir os valores estimados de quanto você planeja e pode gastar com as passagens, acomodações, atrações, alimentação, transporte, suveniers e todo o resto das despesas que imagina ter.

Vale a pena planilhar tudo com o Google Sheets (ou excel) com gastos com passagens, hotelaria, custos diretos e indiretos, passeios e tudo que lembrar. Não esqueça de incluir gastos com compras, porque isso vai fazer uma mega diferença quando o assunto é controlar o bolso.

Escolha o destino que combina com você!

Sabemos que na hora de buscar dicas para planejar a viagem dos sonhos, está será uma tarefa difícil. Afinal, são muitos lugares lindos no mundo para visitar, né?!

Para te ajudar a reduzir as possibilidades, escolha o destino que vai viajar pensando no tempo disponível, no tipo de viagem que quer fazer e pelos seus principais interesses. 

Quanto tempo vai durar a viagem?

Quantos dias você terá para aproveitar suas férias? Essa é a principal pergunta que deve ser respondida. Se você tiver 15 dias, por exemplo, talvez seja legal pensar em uma viagem internacional para alguns países da Europa ou para os Estados Unidos

Agora, se forem poucos dias, um destino nacional seria o mais indicado para aproveitar o roteiro planejado de forma única e inesquecível.

Quais as atividades você mais gosta de fazer?

Quando você começar a planejar a sua viagem dos sonhos, pense em quais lugares gostaria de conhecer.

Separamos algumas perguntas que podem te ajudar a decidir qual estilo de viagem é mais a sua cara, respondendo elas, você com certeza irá chegar a uma melhor conclusão de onde ir:

  • Você ama ter contato com a natureza ou prefere as grandes cidades?
  • Que tipo de interesse você tem no destino?
  • Pensa em descansar e relaxar ou aproveitar os principais pontos turísticos?
  • Você busca um Turismo de aventura ou um Turismo religioso?
  • Prefere lugares históricos ou um roteiro gastronômico com cervejas / vinho?
  • Gosta de lugares abertos ou prefere atividades em locais fechados, como museus?
  • A viagem será em família ou um mochilão por vários países?

Por fim, responda: Quais dos destinos possíveis é mais compatível com o que eu venho pensando?

Qual a melhor época para viajar?

Depois de decidir o destino da sua próxima viagem, você precisa saber qual a melhor época para viajar. Ao escolher a data certa para viajar, lembre-se de pesquisar se será alta temporada ou não, já que isso influencia muito nos preços e valores dos pontos turísticos, passagens, hotéis…

Outro ponto importante é saber se a época de viagem é boa, afinal, não seria bom viajar para um lugar de praia em seu período de chuva, né? Pesquise se existe alguma alteração climática no local. Um bom exemplo disso são as monções no sul e sudeste da Ásia (que trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro)

Se o destino escolhido e o seu período disponível forem compatíveis, excelente! Uma ótima referência para tomada de decisão em relação ao destino é levar em consideração a estação do ano.

Abaixo você confere as estações nos Hemisférios Norte e Sul:

Hemisfério Norte

  • Primavera: 21 março até 20 junho
  • Verão: 21 junho até 20 setembro
  • Outono: 21 setembro até 20 dezembro
  • Inverno: 21 dezembro até 20 março

Hemisfério Sul

  • Primavera: 21 setembro até 20 dezembro
  • Verão: 21 dezembro até 20 março
  • Outono: 21 março até 20 junho
  • Inverno: 21 junho até 20 setembro

Contrate um iFriend e crie roteiros personalizados

Agora que você já conferiu nossas dicas nessa matéria, iremos dar uma dica extra para sua viagem ser ainda mais inesquecível: Contratar um Guia Local para customizar e te ajudar com dicas na hora de planejar sua viagem. Temos certeza que seus passeios serão únicos e você terá a possibilidade de ter roteiros personalizados, aproveitando muito mais a viagem dos sonhos.

Quer ter essa e muitas outras dicas? Nos acompanhe no Facebook e Instagram e compartilhe com seus amigos!

*Conteúdo em parceria com a colaboradora Mariana Piana, do blog Do Norte ao Sul.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?