HomeDicas de ViagemComo tirar o seu passaporte: Conheça o passo a passo
Dicas de Viagem

Como tirar o seu passaporte: Conheça o passo a passo

Passo a Passo Tirar o seu passaporte

Pensou em planejar sua primeira viagem ao exterior? Então você precisa saber que alguns países exigem um passaporte atualizado, e é por isso que é muito importante você saber como tirar seu passaporte com antecedência para que nenhum imprevisto ocorra! ?

Sendo um documento obrigatório para qualquer turista, com o passo a passo certo, é possível tirar de letra a burocracia e requerer o documento do jeito certo. Assim, todo planejamento da sua viagem para o exterior será cumprido da melhor maneira.

A seguir, veja o passo a passo de como tirar o seu passaporte!

Preencha a solicitação de passaporte

Para tirar o seu passaporte, é necessário acessar o site da Polícia Federal, onde é possível realizar a solicitação para emissão do documento. No endereço do órgão, é só clicar em “Requerer passaporte (para brasileiros)”. Só vale escolher a opção de emergência se você puder justificar a urgência, certo?

Após selecionar a alternativa, preencha as informações no formulário de identificação e pedido. Confira os dados antes de enviar, para garantir que tudo está correto.

Pague a Guia de Emissão

Após preencher e enviar as informações, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Funciona como um boleto e serve para o pagamento da taxa de emissão. O valor fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00, mas vale conferir antes pois esses valores podem ser alterados.

O pagamento desse valor é obrigatório e você deve guardar o comprovante. E cuidado! Se perder a validade de pagamento, terá que preencher um novo requerimento.

Agende o seu Atendimento

Entre as informações de passaporte, é indispensável saber que o atendimento só acontece de maneira agendada. Então, após fazer o pagamento da GRU, vá para a área que permite escolher uma data.

Selecione o posto mais próximo de você e opte pela data mais conveniente que estiver disponível. Porém, pode acontecer de o próximo agendamento estar distante, já que a grande procura sobrecarrega as atividades da PF. Quanto mais antecedência à viagem houver, melhor.

Leve os Documentos exigidos

Durante o atendimento, o principal procedimento é a conferência de documentação. Então, você deve levar todos os que são exigidos para tirar passaporte. Veja a lista dos documentos que são obrigatórios:

  • Identificação com foto e atualizado (carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação, entre outros);
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de quitação eleitoral da última eleição;
  • Certificado de reservista do Exército Brasileiro, para homens maiores de 18 anos;
  • Passaporte anterior válido, se aplicável;
  • CPF;
  • Comprovante de pagamento da GRU.

Se qualquer documento estiver incorreto, em falta ou desatualizado, a emissão é negada e é preciso executar um novo processo.

Agora é só buscar seu passaporte

Se tiver seguido todas as orientações do jeito certo, o atendimento será finalizado com a aprovação da emissão do documento. Nesse momento, você irá receber uma previsão de quando o passaporte estará pronto para a retirada.

É interessante acompanhar o andamento do processo pelo site, para confirmar a chegada. Assim que tiver a confirmação, vá ao posto especificado para buscar seu documento. Não se esqueça de apresentar identificação, pois é uma tarefa intransferível.

Fique de olho na validade

Tirar passaporte não é uma tarefa apenas para quem faz pela primeira vez. Com o documento em mãos, é essencial saber que a validade é de 10 anos. Após esse período, é preciso começar um novo processo, do jeitinho que foi explicado.

Com o passaporte sempre atualizado e válido, você tem a certeza de que vai poder curtir o turismo de experiência onde quer que seja!

A tarefa de tirar passaporte não é tão complicada quanto parece. Com essas dicas, você saberá tudo o que é importante para ter o seu documento em mãos.

Com tudo pronto, é só se preparar planejando cada detalhe da sua viagem!

Passaporte em mãos? Planeje seu roteiro!

Agora que você já sabe o passo a passo para tirar o seu passaporte, você jpa pode planejar o roteiro da sua viagem. Assim você consegue saber quais os pontos turísticos quer mais visitar.

A nossa dica? Contratar um Guia Local para customizar e te ajudar com dicas na hora de planejar sua viagem. Temos certeza que seus passeios serão únicos e você terá a possibilidade de aproveitar mais ainda a sua viagem para fora do Brasil.

Quer ter essa e muitas outras dicas? Nos acompanhe no Facebook e Instagram e compartilhe com seus amigos!

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?