HomeDicas de ViagemVisite o Coliseu: Saiba tudo o que você precisa antes de viajar para Roma
Dicas de Viagem

Visite o Coliseu: Saiba tudo o que você precisa antes de viajar para Roma

Coliseu Romano
Coliseu Romano
Encante-se com uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Como muitos sabem, o Coliseu é o carro-chefe turístico de Roma e uma das principais atrações turísticas de toda a Itália e é também um dos locais mais visitados de todo o mundo.

Em 2007, devido a sua grande importância histórica e estado de conservação, foi declarado como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Ao longo do texto, explicaremos diversas coisas à cerca do Coliseu de Roma como sua história, curiosidades, ingressos, horários de funcionamento e algumas dicas de como fazer seu passeio ser inesquecível.

Também denominado como o Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é muito mais do que uma simples atração turística, um símbolo ou mesmo um imponente monumento, ele é um riquíssimo banho de história para aqueles que amam o passado.

Quer conhecer essa entre outras maravilhas? Chame um iFriend em Roma

Coliseu - Roma
Coliseu – Roma

O Coliseu e a História

A construção do Coliseu teve início por volta do ano 72 d.C. – ainda no período do Império Romano – e foi terminado já no período do imperador Tito em 80 d.C.

O anfiteatro foi muito utilizado para combates mortais entre gladiadores e espetáculos públicos, tais como caça de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas épicas e dramas da mitologia clássica. Isso sem contar com o martírio dos primeiros cristãos, à guisa de punição e divertimento para o povo romano, ávido por pão e circo!

Localizada no fundo de um vale entre as colinas de Célio, Esquilino e Palatino, a construção em seus tempos áureos tinha a capacidade de abrigar entre 50 e 80 mil espectadores com uma audiência média de 65 mil pessoas.

O Coliseum possui uma estrutura elíptica de 188 metros de comprimento, o Coliseu foi construído à base de tijolos e revestido pelo mármore travertino (muito utilizado até os dias atuais em residências, tampos de mesa, bancadas e pisos), sendo utilizado em outras construções históricas tais como as pirâmides do Egito e a Basílica de São Pedro.

Aliás, quer conhecer o Vaticano? Conheça uma das mais importantes obras de arte arquititônicas do período renascentista. Não deixe de aproveitar esse passeio com um iFriend!

Como acessar o Coliseu?

O Coliseu por dentro
O Coliseu por dentro

Na cidade de Roma tudo é bem próximo, pode-se chegar nas principais atrações turísticas a pé ou então utilizando o transporte público. Também tem a opção de embarcar no metrô e saltar na estação Colosseu localizada na linha azul.

Mantenha em mente que é preciso garantir logo seu ingresso pois o local é bem disputado e sempre terá filas enormes. Recomenda-se que chegue cedo ao local para evitar aglomerações e poder curtir ao máximo esse passeio.

Passeio no entorno do Coliseu

Coliseu durante o dia
Coliseu durante o dia

O início do trajeto se dá com uma íngreme escadaria e logo depois dois lances de escadas bem detalhados e com degraus elevados. Pode parecer um passeio cansativo, mas acredite que esse esforço é amplamente recompensado por uma vista inesquecível do local: Uma estrutura oval cheia de galerias.

A ideia desse passeio é que, o turista, ao longo do trajeto vá aproveitando a vista de cada uma das diversas varandas encontradas dentro desta gigantesca estrutura. 

Veja também: Experiências em Roma

Algumas dicas importantes:

  1. O Coliseu em seu esplendor – A visita completa é direcionada para aqueles que se interessam nos pequenos detalhes históricos que realçam a grandiosidade do Coliseu e também para aqueles que se animam com excelentes vistas panorâmicas do Fórum e dos arredores.
  2. Visitas matinais – O trajeto completo do passeio pode durar até 2 horas, então o ideal é que a visita seja realizada de manhã cedinho. Fazendo isso, os turistas poderão evitar também grandes muvucas perdas de horário e, claro, poder tirar fotos lindíssimas do amanhecer romano.
  3. Compre os ingressos com antecedência – Para que não haja dores-de-cabeça desnecessárias, é necessário esclarecer que os tours não são vendidos dentro do Coliseu, ou seja, precisa fazer a compra com antecedência. Por isso, recomenda-se que os ingressos sejam adquiridos algumas semanas antes dos períodos de alta temporada (entre os meses de maio e outubro).
  4. Proteja-se do calor – Esteja atento(a) ao calor que faz nos arredores do Coliseu e do Fórum Romano, que geralmente registram temperaturas mais altas do que no resto da cidade. Isso se dá pela falta de árvores e as cobiçadas sombrinhas, paralelepípedos e também pela quantidade enorme de pessoas circulando.     
  5. Use calçados e roupas confortáveis – Ande sempre com calçados e roupas confortáveis para suportar o calor excessivo, lembre-se também de levar uma água fresquinha e levar consigo um chapéu ou boné e se possível utilizar protetor solar.
  6. Aproveite a baixa-estação – Apesar de nem sempre ser possível fazer isso, tente agendar sua visita fora dos períodos de feriados e fins de semana pois a quantidade de visitantes é enorme.
  7. Visitas ao longo da semana são menos concorridas – Caso esteja visitando Roma para ficar vários dias, evite sair aos fins de semana que é quando as áreas estão mais lotadas.
  8. Coliseu e arredores – Os interiores do Coliseu são, de fato, impressionantes por fazer com que os visitantes passem por uma experiência histórica de viagem no tempo. Porém, mesmo nos arredores do colossal monumento é possível presenciar cenários épicos do antigo império romano no Fórum Romano, no Arco Triunfal e nos restos mortais da grande Roma Antiga. São muito bem preservados na área e dão um toque especial milenar, dessa forma, não deixe de tirar ótimas fotos nesses lugares.
  9. Gastronomia Italiana – Para desfrutar de uma boa comida no local, não deixe de visitar o Suburra 1930. O cardápio desse restaurante é de excelentíssima qualidade e vai para muito além da típica culinária italiana podendo encontrar ótimas carnes, pratos mistos e uma indispensável lasanha de berinjela com parmesão.
  10. Atenção máxima aos batedores de carteira – Roma, como qualquer metrópole mundial apresenta problemas inerentes à segurança pública. Um desses problemas são os batedores de carteira que vagueiam nas proximidades do Coliseu. Apesar de Roma ser uma cidade tipicamente segura, é necessário tomar cuidado ao carregar consigo bens muito valiosos. Sendo assim, evite usar mochilas e bolsas muito cheias de objetos de valor para que possa aproveitar sem medo seus passeios e criar momentos inesquecíveis.

E aí, curtiu nossas dicas? Agora que você já conhece um pouco da história do mais famoso ponto turístico de Roma e algumas dicas importantes para que esse sonho se realize, não deixe de ler nosso Guia de Viagem em Roma!

Coliseu ao entardecer
Coliseu ao entardecer

iFriend. Find a friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?