HomeDestinosTurismo de aventura: 7 destinos imperdíveis no Brasil
Destinos

Turismo de aventura: 7 destinos imperdíveis no Brasil

Primeira viagem
Primeira viagem
Combine emoção e diversão nas suas próximas férias com as dicas de destinos da iFriend para turismo de aventura

O Brasil é um país cheio de belezas naturais e destinos repletos de adrenalina para praticar o turismo de aventura. Praias, rios, cachoeiras, montanhas, cânions e até o céu são lugares onde a emoção toma conta e sua viagem se torna muito mais divertida.

Curtiu a ideia e não sabe para onde ir? Vem com a gente e confere essa lista com 7 destinos imperdíveis no Brasil para turismo de aventura!

Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Almécegas
Cachoeira Almécegas

Um destino que atrai aventureiros e amantes da natureza, a Chapada dos Veadeiros, Goiás, abre nossa lista. Não faltam opções de cachoeiras na região, sendo as mais famosas delas a Santa Bárbara, com formação de piscina natural, e da Capivara, cercada por cânions.

Além das incríveis quedas d’água, a Chapada conta com diversas trilhas autoguiadas, agradando os viajantes que preferem o turismo independente. Na maioria das vezes, é possível chegar às cachoeiras sem a ajuda de um guia, o que torna a viagem mais barata e os roteiros mais intimistas. Para começar com um belo percurso, experimente a Trilha do Mirante da Janela.

Boituva

Boituva- SP

Referência em turismo de aventura, a cidade de Boituva, na região de Sorocaba, oferece aos visitantes a prática de esportes aéreos, especialmente paraquedismo e balonismo. A região é sede do Centro Nacional de Paraquedismo, ou seja, local ideal para praticar a modalidade.

O salto duplo é o tipo certo para quem não domina as técnicas do paraquedismo. Os saltos acompanhados de um instrutor incluem um minuto de queda livre a 220km/h, até o momento em que o paraquedas é aberto. Depois são cerca de cinco minutos voando e admirando o município paulista por um ângulo privilegiado.

Os aventureiros que optam pelo passeio de balão podem acompanhar todo o processo, desde a chegada dos balões ainda vazios, a preparação do equipamento, com a saída do gás, enchimento e colocação do cesto que leva os passageiros.

O processo dura, em média, duas horas até o momento de partida. Depois, é só curtir o tour de uma hora e meia, apreciando a vista e caprichando nas fotos.

Ilha Grande

Praia do Bananal
Praia do Bananal

Se você deseja viver uma experiência radical, precisa conhecer a Ilha Grande, na região da Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro.

Os 15 metros de queda livre com águas fortes e cristalinas fazem da Cachoeira da Feiticeira um dos melhores pontos de rapel de todo o Brasil. 

O rapel de cachoeira é chamado de Canyoning e várias agências de turismo na Vila do Abraão oferecem o passeio até a praia e depois o turista precisa subir até a queda d’água.

A cachoeira fica cerca de 20 minutos de caminhada por uma trilha íngreme, partindo da Praia da Feiticeira. Quem tiver o equipamento, pode fazer o rapel por conta própria.

A ilha também tem muito a oferecer aos adeptos do mountain bike. Uma boa parte das trilhas para trekking pode ser percorrida de bicicleta. Há roteiros de dificuldade variada: plano, subidas leves, fortes, estrada de terra em serra, praias de areia dura e mole, riachos etc.

Na Vila do Abraão, é possível alugar uma bike, mas se você é praticante de mountain bike, terá que levar a sua. 

Outro destaque de turismo de aventura na Ilha Grande é o trekking para o Pico do Papagaio, o segundo ponto mais alto da ilha, com as vistas mais incríveis da região.

Jericoacoara

Pedra Furada - Jericoacoara - Ceará
Pedra Furada – Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara, no Ceará, surpreende na oferta de atividades de aventura, que agrada os mais variados perfis de turistas.

Os bons ventos da região proporcionam condições perfeitas para a prática do surf, windsurf e kitesurf. Este último é uma das modalidades esportivas mais populares na vila. É possível perceber pela variedade de escolas do gênero à disposição dos visitantes.

Mas nem só de atividades aquáticas vive a paradisíaca Jeri. As dunas e as lagoas de água doce são o cenário ideal para passeios de buggy. A adrenalina fica por conta do viajante – é aquela história do “com ou sem emoção?”

Além disso, o sandboard também é bastante comum por lá. Para muitos, a viagem só fica completa após deslizar pela Duna do Pôr do Sol, um dos pontos turísticos mais movimentados da região.

Jalapão

Situado na região leste do Tocantins, o Jalapão é um prato cheio para quem curte ecoturismo e esportes radicais como o rafting. Lugar de encontro de falésias com cachoeiras, de dunas de areias douradas com até 30 metros de altura e de uma grande diversidade de fauna e flora, o Jalapão é rico em atrativos naturais.

O turismo de aventura fica por conta dos passeios chamados de expedições, que acontecem no Parque Estadual do Jalapão e passam por diversas praias, rios, cachoeiras e “desertos” de areias.

A expedição leva um determinado tempo e exige acampamentos, mas os percursos e pacotes de dias podem variar de acordo com a vontade do viajante.

Amazônia

Bacia Amazônica
Bacia Amazônica

O turismo de aventura está fortemente presente na Amazônia, onde você pode descobrir diferentes formas de imergir na natureza.

Imagine a sensação de escalar uma árvore de 35 metros de altura e ter uma vista ímpar da maior floresta tropical do mundo!

A experiência acontece em localidades como Manaus, Presidente Figueiredo e a Reserva do Tupé. Acompanhado por condutores e toda a segurança, é possível escalar árvores como Samaúma, Amapazeiro, Angelim e Macucu.

Outra aventura para adicionar a lista é o passeio de barco entre os Rios Negro e Solimões. Não se trata de uma simples viagem de barco. O passeio inclui testemunhar o fenômeno do Encontro das Águas, caminhar por dentro da mata, visitar tribos indígenas e até nadar com os botos.

Aparados da Serra

Recanto no sul do país, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um lugar que une esporte e natureza. Localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sua atração mais famosa é o Cânion Itaimbezinho, um dos maiores das Américas e muito procurado por turistas.

Na região, além de apreciar as vistas, você também pode fazer caminhadas, percorrer as trilhas de bike e se banhar no Rio do Boi.

O Cânion Fortaleza também merece estar no seu circuito. A visita ao cânion envolve duas caminhadas de mais ou menos 2 horas ida e volta: a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo.

A primeira leva ao final do Fortaleza de onde é possível ter uma vista panorâmica para as paredes do cânion e do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já a segunda leva ao começo do cânion, de onde se pode ver a cachoeira do Tigre Preto.

Turismo de Isolamento

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?