O Brasil é um país cheio de belezas naturais e destinos repletos de adrenalina para praticar o turismo de aventura. Praias, rios, cachoeiras, montanhas, cânions e até o céu são lugares onde a emoção toma conta e sua viagem se torna muito mais divertida.
Curtiu a ideia e não sabe para onde ir? Vem com a gente e confere essa lista com 7 destinos imperdíveis no Brasil para turismo de aventura!
Chapada dos Veadeiros
Um destino que atrai aventureiros e amantes da natureza, a Chapada dos Veadeiros, Goiás, abre nossa lista. Não faltam opções de cachoeiras na região, sendo as mais famosas delas a Santa Bárbara, com formação de piscina natural, e da Capivara, cercada por cânions.
Além das incríveis quedas d’água, a Chapada conta com diversas trilhas autoguiadas, agradando os viajantes que preferem o turismo independente. Na maioria das vezes, é possível chegar às cachoeiras sem a ajuda de um guia, o que torna a viagem mais barata e os roteiros mais intimistas. Para começar com um belo percurso, experimente a Trilha do Mirante da Janela.
Boituva
Referência em turismo de aventura, a cidade de Boituva, na região de Sorocaba, oferece aos visitantes a prática de esportes aéreos, especialmente paraquedismo e balonismo. A região é sede do Centro Nacional de Paraquedismo, ou seja, local ideal para praticar a modalidade.
O salto duplo é o tipo certo para quem não domina as técnicas do paraquedismo. Os saltos acompanhados de um instrutor incluem um minuto de queda livre a 220km/h, até o momento em que o paraquedas é aberto. Depois são cerca de cinco minutos voando e admirando o município paulista por um ângulo privilegiado.
Os aventureiros que optam pelo passeio de balão podem acompanhar todo o processo, desde a chegada dos balões ainda vazios, a preparação do equipamento, com a saída do gás, enchimento e colocação do cesto que leva os passageiros.
O processo dura, em média, duas horas até o momento de partida. Depois, é só curtir o tour de uma hora e meia, apreciando a vista e caprichando nas fotos.
Ilha Grande
Se você deseja viver uma experiência radical, precisa conhecer a Ilha Grande, na região da Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro.
Os 15 metros de queda livre com águas fortes e cristalinas fazem da Cachoeira da Feiticeira um dos melhores pontos de rapel de todo o Brasil.
O rapel de cachoeira é chamado de Canyoning e várias agências de turismo na Vila do Abraão oferecem o passeio até a praia e depois o turista precisa subir até a queda d’água.
A cachoeira fica cerca de 20 minutos de caminhada por uma trilha íngreme, partindo da Praia da Feiticeira. Quem tiver o equipamento, pode fazer o rapel por conta própria.
A ilha também tem muito a oferecer aos adeptos do mountain bike. Uma boa parte das trilhas para trekking pode ser percorrida de bicicleta. Há roteiros de dificuldade variada: plano, subidas leves, fortes, estrada de terra em serra, praias de areia dura e mole, riachos etc.
Na Vila do Abraão, é possível alugar uma bike, mas se você é praticante de mountain bike, terá que levar a sua.
Outro destaque de turismo de aventura na Ilha Grande é o trekking para o Pico do Papagaio, o segundo ponto mais alto da ilha, com as vistas mais incríveis da região.
Jericoacoara
Jericoacoara, no Ceará, surpreende na oferta de atividades de aventura, que agrada os mais variados perfis de turistas.
Os bons ventos da região proporcionam condições perfeitas para a prática do surf, windsurf e kitesurf. Este último é uma das modalidades esportivas mais populares na vila. É possível perceber pela variedade de escolas do gênero à disposição dos visitantes.
Mas nem só de atividades aquáticas vive a paradisíaca Jeri. As dunas e as lagoas de água doce são o cenário ideal para passeios de buggy. A adrenalina fica por conta do viajante – é aquela história do “com ou sem emoção?”
Além disso, o sandboard também é bastante comum por lá. Para muitos, a viagem só fica completa após deslizar pela Duna do Pôr do Sol, um dos pontos turísticos mais movimentados da região.
Jalapão
Situado na região leste do Tocantins, o Jalapão é um prato cheio para quem curte ecoturismo e esportes radicais como o rafting. Lugar de encontro de falésias com cachoeiras, de dunas de areias douradas com até 30 metros de altura e de uma grande diversidade de fauna e flora, o Jalapão é rico em atrativos naturais.
O turismo de aventura fica por conta dos passeios chamados de expedições, que acontecem no Parque Estadual do Jalapão e passam por diversas praias, rios, cachoeiras e “desertos” de areias.
A expedição leva um determinado tempo e exige acampamentos, mas os percursos e pacotes de dias podem variar de acordo com a vontade do viajante.
Amazônia
O turismo de aventura está fortemente presente na Amazônia, onde você pode descobrir diferentes formas de imergir na natureza.
Imagine a sensação de escalar uma árvore de 35 metros de altura e ter uma vista ímpar da maior floresta tropical do mundo!
A experiência acontece em localidades como Manaus, Presidente Figueiredo e a Reserva do Tupé. Acompanhado por condutores e toda a segurança, é possível escalar árvores como Samaúma, Amapazeiro, Angelim e Macucu.
Outra aventura para adicionar a lista é o passeio de barco entre os Rios Negro e Solimões. Não se trata de uma simples viagem de barco. O passeio inclui testemunhar o fenômeno do Encontro das Águas, caminhar por dentro da mata, visitar tribos indígenas e até nadar com os botos.
Aparados da Serra
Recanto no sul do país, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um lugar que une esporte e natureza. Localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sua atração mais famosa é o Cânion Itaimbezinho, um dos maiores das Américas e muito procurado por turistas.
Na região, além de apreciar as vistas, você também pode fazer caminhadas, percorrer as trilhas de bike e se banhar no Rio do Boi.
O Cânion Fortaleza também merece estar no seu circuito. A visita ao cânion envolve duas caminhadas de mais ou menos 2 horas ida e volta: a Trilha do Mirante e a Trilha da Pedra do Segredo.
A primeira leva ao final do Fortaleza de onde é possível ter uma vista panorâmica para as paredes do cânion e do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Já a segunda leva ao começo do cânion, de onde se pode ver a cachoeira do Tigre Preto.
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar