HomeDestinosMykonos: Conheça as belezas da badalada ilha grega
Destinos

Mykonos: Conheça as belezas da badalada ilha grega

mykonos-grecia
Deuses, musas, cultura e história num dos cenários mais animados e estonteates da Europa

Considerada por muitos como “A Pequena Veneza”, a pequena ilha romântica de Mykonos é o lugar ideal não somente para conhecer um pouco mais sobre a história grega, mas também para curtir as diversas festas que acontecem lá!

Famosa pelas celebridades desde a antiguidade, Mykonos, tem uma paisagem encantadora e as melhores festas noturnas e beach e pool parties (há quem diga que a experiência supera as festas de Ibiza). Porém, a estonteante Mykonos vai muito além das expectativas.

Mas onde exatamente a ilha de Mykonos está situada?

Mykonos faz parte de um grande arquipélago formado pelas Ilhas Cíclades, da qual fazem parte também outras ilhas como: Santorini, Milos, Ios, Naxos, Paros e Antiparos, Delos, Amorgos, Tinos, Andros, Sifnos, Sefiros, Folegandros, Syros, e muitas outras.

Todo esse arquipélago é banhado pelo Mar Egeu e sua forte presença azul escura e localiza-se na região sul da Grécia, entre Atenas (o lar da democracia) e a grande ilha de Creta (a maior e mais populosa ilha grega, além de ser a quinta maior ilha do mar Mediterrâneo). Mykonos encontra-se somente 150 km de distância da capital Atenas e 115 km de Santorini.  

Veja também: 6 destinos tendência para visitar em 2023

Quando devemos visitar Mykonos?

Recomendamos que planeje sua visita para a Veneza grega entre os meses de junho e setembro, pois é nessa época que os dias estão mais quentes e periodicamente caem algumas chuvas para refrescar o ambiente.

Fique atento aos meses mais disputados que são julho e agosto devido ao grande fluxo de turistas europeus, isso acontece porque nesses meses ocorrem as férias de verão da Europa.

Se você tem interesse em conhecer Mykonos um pouco mais tranquila e com preços mais em conta em passagens e hospedagem, sugerimos que separe um espaço na sua agenda para os meses de junho e setembro, pois além de aproveitar preços acessíveis você apreciará águas mornas para um bom banho de mar.

Vamos dar uma olhada agora nas atrações que o palco da Batalha de Gigantes (segundo a mitologia grega) tem a nos oferecer.

Principais Atrações

Praia Psarou - Mykonos Grécia
Destaque para a Praia Psarou

A melhor característica de Mykonos é, sem dúvidas, a grande quantidade de atividades para realizar.

Praias

As praias são o principal charme da ilha grega e não podem ficar de fora do seu roteiro.

Começando pela praia Little Venice, localizada no coração de Mykonos, que proporciona um belíssimo pôr de sol que pode ser apreciado de um dos bares do local.

Há também a Praia de Kapari, destino ideal para aqueles que amam uma praia deserta além de apreciar as belezas naturais que incluem águas cristalinas, areia branquinha e um horizonte de tirar o fôlego. Apesar de não ter uma estrutura adequada para estacionar carros, o passeio vale a pena.

Por fim há a Praia Psarou que, ao contrário da anterior, oferece uma ótima estrutura e diversas opções de hospedagem. Essa é a praia mais famosa entre os turistas de todo o mundo. Ainda que a faixa de areia seja muito estreita e disputada no verão grego a cor da água do mar é encantadora.

Mykonos Town

Se a sua preferência for se aventurar em uma cidade e aproveitar bons preços por suvenires gregos, esse é o local ideal para você.

Por ser uma pequena vila localizada à beira-mar, com moinhos de vento, casas brancas e flores de todos os matizes é natural que Mykonos Town concentre a maioria das hospedagens, restaurantes, bares e lojas da ilha.

Esse é aquele tipo de lugar que você precisa passar o dia inteiro para aproveitar todas as nuances do vilarejo. Muitos turistas afirmam que, a cada hora do dia, a cidade se torna diferente e muito mais especial.

Recomendamos que os viajantes acordem bem cedo para presenciarem um amanhecer digno de uma foto panorâmica e, o que é melhor, sem aqueles tumultos para estragarem suas fotografias

Ilha de Delos

A ilha perdida de Apolo é considerada como o berço dos deuses Apolo e Artemis e, até os dias de hoje, exala um misto de lugar de sagrado e ruínas admiráveis.

Reza a lenda que Poseidon, tocado de compaixão para com Leto (uma das esposas de Zeus juntamente de Hera), fez emergir do mar a ilha que hoje conhecemos com a Ilha de Delos para que, ali, pudesse dar à luz aos filhos Apolo e Artemis.

Mas, deixando um pouco do passado para trás, a Ilha hoje tornou-se uma das maiores atrações gregas devido às suas ruínas de tirar o fôlego.

Lá, será possível encontrar o sítio arqueológico onde ainda ocorrem escavações para encontrar possíveis artefatos históricos.

Começando pelo sul do sítio podemos achar uma área residencial onde viviam pessoas importantes da época.

A Mansão de Dionísio, por exemplo, possui um dos mosaicos mais bem conservados de toda a Europa no qual está representado o Deus do vinho montado em uma pantera.

Um outro detalhe interessante do passeio está na entrada da Mansão de Cleópatra em que os visitantes são recebidos por diversas estátuas sem cabeça. Há também um poço profundo no local onde é possível enxergar o sistema de drenagem passando pelos pisos das casas.

Um outro ponto turístico importante e indispensável de se fazer uma visita é o Teatro. Assim que se chega ao local, é possível sentir a magnitude dessa construção.

Apesar de estar coberta pela vegetação sentimos uma espécie de viagem no tempo em que, após breve reflexão, podemos imaginar as cenas épicas e tragédias que ali foram reproduzidas nos seus tempos áureos.

As baladas de Mykonos

Baladas em Mykonos
Scorpios – uma das mais badaladas noites de Mykonos

Famosa pelas festas noturnas e diurnas também, Mykonos oferece ampla gama de festas para todos os gostos. Um destino jovem e muito procurado por quem quer aproveitar e curtir em todos os sentidos. Os melhores DJs do mundo se reúnem na ilha, onde se encontram deuses e musas do showbiz internacional.

  • at54 Club & Lounge – Shows ao vivo, terraço panorâmico e música eletrônica de qualidade.   
  • Cavo Paradiso Club – A casa noturna fica situada em um penhasco acima da praia Paradise e oferece uma vista linda do Mar Egeu.
  • Jackie O’ Nightclubs – Muito procurada pela comunidade LGBTQIA+, essa casa noturna oferece duas experiências, uma na capital de Mykonos, Chora, e outra na agitada praia Super Paradise.
  • Void Mykonos – Uma balada que traz eventos especiais em suas edições, com DJs internacionais consagrados. À beira do mar, perfeita para quem ama cenários naturais.

Dicas importantes ao viajar para Mykonos

Antes de começar a organizar sua viagem para Mykonos tenha em mente algumas dicas muito importantes que valem para vários destinos no exterior, claro, mas em lugares onde o entretenimento adulto tem maior oferta, convém maior cautela:

  1. Sempre deixe um parente próximo ou amigo informado sobre a viagem, a duração, a data prevista de embarque e desembarque, bem como o trânsito entre a capital grega Atenas e a ilha de Mykonos.
  2. Cuidado com roubos e furtos em Atenas – a capital grega é famosa pela falta de segurança sobretudo nos aeroportos, metrôs, praças e vias públicas. Evite distrações e traga seu dinheiro numa doleira rente ao corpo.
  3. Invista num transfer – para alguns casos, o mais seguro é investir em transfer a partir do aeroporto para o destino. O uso dos ferries é bem-vindo, mas atenção ao nome dos portos na hora de comprar os tickets para a viagem. Há agências especializadas para a compra desses tickets de maneira segura e eficaz como a Blue Star FerriesGolden Star Ferries e Ferries in Greece

Agora que você conhece cada ponto desta ilha misteriosa e badalada, tenha uma experiência completa de viagem com um iFriend em Mykonos!

Noite em Mykonos

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride!                     

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Que tal?