HomeDestinos7 cidades pequenas da Europa para você conhecer
Destinos

7 cidades pequenas da Europa para você conhecer

bruges-europa-ifriend
Além dos destinos mais populares: descubra cidades charmosas que vão fazer você querer viajar para a Europa

Existem muitos motivos que levam os viajantes a fazer da Europa um dos continentes mais visitados há muitos anos. A história, a gastronomia e a arquitetura estão entre os principais atrativos que a maioria dos turistas procura nos destinos europeus.

Porém, algumas pequenas cidades se escondem como pérolas, a algumas dezenas de quilômetros de distância das grandes metrópoles. Entre as vantagens dessas cidadezinhas estão o custo mais baixo e o menor fluxo turístico, que torna a viagem mais calma, característica ideal para quem quer um pouco de descanso em suas férias.

Incluí-las no roteiro junto às capitais europeias pode dar o equilíbrio que a sua viagem precisa.

Acompanhe o texto e fique por dentro de lugares super interessantes que merecem a sua visita. Descubra 7 cidades pequenas da Europa para você conhecer!

1- Heidelberg, Alemanha

Essa cidade alemã é uma verdadeira joia que fica 89 quilômetros ao sul de Frankfurt, localizada na região Sudoeste, próxima à fronteira da Alemanha com a França. Heidelberg é muito conhecida por hospedar a mais antiga universidade da Europa, a Universidade de Heidelberg. 

Apesar de estar fora dos roteiros mais tradicionais, Heidelberg é uma cidade com vocação turística por conta de sua arquitetura, que inclui o Castelo de Heidelberg, a Cidade Velha e o Caminho dos Filósofos como destaques principais, formando um cenário com características românticas.

A temperatura na cidade de Heidelberg é uma das mais amenas do país, tendo sido considerada a “cidade mais quente da Alemanha” em 2009 por institutos meteorológicos alemães.

A certa proximidade ao maior aeroporto do país, em Frankfurt, atrações, vocação turística e clima agradável fazem de Heidelberg uma aquisição fantástica para qualquer roteiro europeu.

Ver iFriends em Alemanha

2- Bruges, Bélgica

A bela Bruges, na Bélgica, aparece na nossa lista de 7 cidades pequenas da Europa para você conhecer quase como uma obrigatoriedade. Apesar da similaridade, Bruges não é o nome traduzido da cidade de Bruxelas, capital da Bélgica. Bruges é, sim, a capital da província de Flanders e é conhecida como a Veneza do Norte, por seus canais e ruas de paralelepípedo.

A proximidade com Bruxelas e Antuérpia e a costa do continente europeu cria uma sinergia turística muito grande na cidade, que tem seu centro histórico considerado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa credencial é facilmente visualizada quando você caminha por Bruges – é tamanha a beleza que se encontra em cada fotografia.

Outras atrações são os deliciosos tours cervejeiros, em que você poderá tanto conhecer os processos de fabricação quanto se deliciar com algumas das cervejas artesanais belgas. O chocolate também não fica de fora nesse destino, com lojas oferecendo o melhor do chocolate belga. 

Ver iFriends na Bélgica

3- Aveiro, Portugal

Coincidência ou não, Aveiro é mais uma “Veneza” em nossa lista. A Veneza de Portugal é uma pequena cidade ao norte do país, 76 quilômetros ao sul do Porto.

Recebe o nome principalmente por conta dos moliceiros, barcos praticamente iguais às gôndolas venezianas que levam turistas pelos canais do Rio de Aveiro.

A cidade conta com arquitetura estilo Art Nouveau muito características. Há inclusive um museu para esse estilo na região.

O grande destaque fica por conta da gastronomia. Aveiro não deixa a desejar no quesito com os famosos bacalhaus, peixes e frutos do mar, além de pães maravilhosos. Mas guarde espaço para a sobremesa, pois a cereja do bolo são os doces tradicionais locais, em especial os Ovos Moles de Aveiros, feitos com gema de ovo e açúcar.

Se você for visitar a pequena cidade no verão, também pode aproveitar as praias próximas a Aveiro, que são muito procuradas.

Ver iFriends em Portugal

4- Gdansk, Polônia

Essa cidade costeira é um must go para quem vai fazer um roteiro mais longo pela Polônia. Atrás somente de Varsóvia e Cracóvia, é o terceiro destino turístico mais procurado do país e podemos dizer que completa o arco da História da Segunda Guerra Mundial na Polônia com méritos.

Faça um tour pela cidade portuária de Gdansk e conheça muitas curiosidades. Westerplatte é o lugar onde a Segunda Guerra Mundial começou. Hoje, é, principalmente, um lugar de memória sobre os verdadeiros heróis que lutaram na guerra.

Também na cidade fica o único museu inteiramente dedicado à guerra e, para os interessados na temática, vale passar praticamente o dia todo, dado a riqueza de detalhes e conteúdo audiovisual do local.

Para fugir um pouco do tema sombrio dos conflitos, a praia está a poucas estações de trem, na próxima Sopot, banhada pelo Mar Báltico e com um animado comércio e gastronomia ao redor.

Ver iFriends em Gdansk

5- Liubliana, Eslovênia

A única capital em nossa lista. Liubliana, na Eslovênia, é a maior cidade da nossa seleção e entra especialmente para quem planeja um roteiro entre Itália e Croácia.

Estando praticamente no meio entre Veneza e Zagreb, Liubliana é uma excelente parada de um dia para quem faz a transição entre esses dois destinos por via terrestre.

O centro histórico é charmoso e possível de conhecer a pé em poucas horas ao longo das pontes que permitem a travessia do Rio Liubliana. Não se esqueça de tirar uma foto com o Dragão da Ponte do Dragão.

O roteiro fica completo na subida do Castelo de Liubliana, com uma vista deslumbrante da cidade e, se der tempo, um tour cervejeiro na Cervejaria Union. Vale muito a visita.

Ver iFriends em Liubliana

6- Toledo, Espanha

A antiga cidade de Toledo é uma aquisição perfeita para um roteiro espanhol, já que a capital da Espanha, Madri, está distante apenas cerca de 70 quilômetros.

Assentada desde antes do período pré-romano pelo povo celta conhecido como Carpetanos, Toledo conta com uma história de mais de 2.500 anos.

Seu riquíssimo passado conta com a chegada dos romanos, atraídos pelo aço duro da região que propiciou a vocação da região para produção de espadas, além de ser conhecida também como a “cidade das três culturas” pela ocupação de judeus, cristãos e muçulmanos ao longo dos séculos. Essa mistura se nota na arquitetura e religião até hoje, com suas igrejas, sinagogas e mesquitas. 

Quando bater a fome, não deixe de provar o Mazapán de Toledo, doce feito com uma massa de ovos e amêndoas.

Se é fã de literatura e Dom Quixote de La Mancha, pode esticar até o município de Consuegra, bem próximo a Toledo, e visitar os Moinhos de Vento de Dom Quixote.

Ver iFriends na Espanha

7- Rouen, França

Paris tem muitos atrativos por si só, mas se você quer aproveitar sua estadia na capital francesa e fazer um bate-volta em alguma destino próximo, Rouen certamente é uma das 7 cidades pequenas da Europa para você conhecer.

A capital da Normandia está a duas horas de trem a noroeste de Paris e tem uma história riquíssima para ser conhecida, que precede também a dominação do Império Romano.

Essa história longínqua e muito importante é possível de ser vista na sua arquitetura com a Catedral de Rouen e o Palácio de Justiça.

Rouen é famosa por ser a localidade onde Joana D’Arc foi julgada e executada na fogueira. Tours completos com a história da padroeira francesa são encontrados por lá.

Uma vez na província da Normandia, ainda é possível fazer um tour de Rouen até as praias ao norte, onde as tropas aliadas desembarcaram para o Dia D da Segunda Guerra Mundial. Um programão europeu bem diferente, não é mesmo?

Ver iFriends na França

Em cada uma dessas cidades, os guias iFriend podem te ajudar a otimizar seu tempo e a criar um roteiro muito mais atrativo. Aproveite e divirta-se!

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?