HomeCuriosidadesTurismo na Terceira Idade
Curiosidades

Turismo na Terceira Idade

turismo-terceira-idade-ifriend
Idosos buscam pacotes diferenciados, comodidades e segurança na hora de viajar; guias de turismo podem atender às expectativas

O turismo na terceira idade tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, com mais pessoas na faixa etária dos 60 anos e acima optando por viajar mais frequentemente. Isso pode ser atribuído a vários fatores, como o aumento da expectativa de vida, a melhoria das condições financeiras dessa parcela da população e a vontade de aproveitar a aposentadoria para experimentar coisas novas. Como resultado, o mercado do turismo tem a oportunidade de aproveitar a tendência escolhendo esse segmento como foco de crescimento de receitas e rentabilidade.

Agências e guias de turismo que desenvolverem uma série de adaptações às necessidades e interesses dos turistas na terceira idade saem na frente. Isso vai incluir os destinos, uma vez que os principais destinos para turismo na terceira idade são:

  • lugares com clima ameno durante todo o ano, como Caribe e Nordeste Brasileiro, que oferecem praias de areia branca, águas calmas e atividades ao ar livre;
  • destinos históricos e culturas tradicionais tais quais capitais e grandes cidades europeias como Lisboa, Roma, Paris e Barcelona.

Outra adaptação importante é em relação à acessibilidade e necessidades especiais: oferecer hotéis e passeios com facilidade de locomoção, pouca ou nenhuma escada e transporte confortável. Para garantir o conforto e conveniência do turista, é uma boa ideia também oferecer seguro saúde incluso no pacote. 

É preciso lembrar que nem todos os idosos têm condições financeiras para realizar viagens extravagantes. Pacotes econômicos, mas que incluam as condições mencionadas também são uma boa iniciativa para capturar todas as faixas econômicas. 

O marketing também é uma questão importante para o mercado. Essa geração não é tão presente no mundo online quanto os jovens, portanto os esforços de comunicação precisam ser abrangidos para meios de comunicação offline também. 

Por fim, os guias precisam ter paciência e experiência para lidar com esse público, que exige uma fala mais pausada, gosta de fazer muitas perguntas e saber as histórias dos destinos e das atrações. 

Em resumo, esse é o público que será cada vez mais importante para o mercado. Começar a trabalhar desde já focado neste segmento demográfico pode ajudar um negócio em turismo a se tornar próspero por muitos anos. 

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?