Amado e idolatrado universalmente, o café passou por muitas transformações culturais e gastronômicas através dos anos.
Tomar um cafezinho virou um ato social tão valorizado, que hoje a escolha de determinado blend da bebida traduz quem tem ou não um paladar sofisticado.
O café é a segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, perdendo somente para a água. A paixão pela bebida é tanta, que ganhou até data comemorativa: 14 de abril, o Dia Mundial do Café. Mas você sabe sobre a história do café em São Paulo?
Veja também: Guia de Viagem: São Paulo
Mas como o café chegou ao ocidente?
Quando chegou à Europa Ocidental, o café enfrentou a resistência não só de lideranças religiosas, que consideravam a bebida herege, como também de produtores de vinho e queijo, por acreditarem que ele representaria uma forte concorrência a seus produtos. Só não contavam que na contramão estariam artistas e intelectuais que tomavam cada vez mais gosto pelo café. Segundo conta a literatura, a primeira muda de café veio para o Brasil em 1727, trazida pelo bandeirante a serviço da Coroa Portuguesa, Francisco de Melo Palhete. A partir do século XIX e início do século XX, o café passou a ser o principal produto de exportação do país.
E no Brasil
O café foi trazido para o Brasil em 1727, mais especificamente no Pará, onde Francisco Melo Palheta plantou as primeiras mudas trazidas da Guiana Francesa. O pedido foi feito pelo governador do Grão Pará e do Maranhão, afinal, o café nessa época já possuía um grande valor comercial. Graças às condições climáticas do Brasil, a produção logo se espalhou pelo Vale do Paraíba, que engloba terras do Rio de Janeiro e São Paulo, onde começou a crescer a produção para consumo doméstico do café.
Confira: Quando Visitar São Paulo
A história do café em São Paulo
O café é um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico do Estado de São Paulo.
A história do café e de São Paulo se ligam completamente, já que a capital paulista tornou-se residência de muitos dos barões do café, sendo assim, muitas pessoas vindas de outras regiões do Brasil passaram a investir por lá também.
Não somente para morar, mas também na produção do grão. Com isso, a capital deixou o ar de uma colônia para começar a se tornar uma metrópole, um local em que imigrantes desembarcavam em busca de sonhos.
Esse domínio de São Paulo e a crescente do café no País se deram até meados da década de 30. No entanto, até hoje o Brasil é o maior exportador do grão para o mundo, chegando a mandar até 47 milhões de sacas para o mundo todo.
Saiba mais: O que fazer em São Paulo
iFriend: Guia de viagem em São Paulo
Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros por São Paulo pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo cada lugar. Você pode ter uma experiência incrível, ao lado do iFriend que seja mais parecido com você.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar