HomeCuriosidadesConfira as principais dicas de costumes nos Emirados Árabes
Curiosidades

Confira as principais dicas de costumes nos Emirados Árabes

Templo em Abu-Dhabi
Templo em Abu-Dhabi
Nesse post você conhecerá algumas peculiaridades dos Emirados Àrabes Unidos e se preparar para uma viagem surpreendente, em todos os sentidos.

Neste post você encontrará as principais dicas de costumes nos Emirados Árabes.

Um país relativamente novo, com uma cultura ancestral – Os Emirados Àrabes Unidos reúnem o que há de mais sofisticado e luxuoso, sem abrir mão das culturas e tradições religiosas.

Apesar de ter uma sociedade diversificada, sua pequena sociedade tribal se tornou um dos países de maior representatividade na cultura árabe. muçulmana, com influências das culturas da África Oriental e do subcontinente indiano.

O Islã influenciou a arquitetura, o estilo de vida, as artes, a música, a gastronomia e o vestuário.

O que são os Emirados Àrabes Unidos?

Os Emirados Àrabes Unidos são uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes (principados).

Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira.

Localizada no Golfo Pérsico, o país faz fronteira com Omã e Arábia Saudita. O idioma falado é o àrabe e o inglês e a religião oficial é o Islamismo.

Os Emirados Árabes Unidos têm a sexta maior reserva de petróleo do mundo – uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio.

Abu Dhabi é a capital e a segunda maior cidade do país, mas a cidade mais famosa e polo turístico principal dos Emirados Àrabes é a famosa e luxuosa Dubai.

Dubai

Dubai é a cidade mais populosa e importante dos Emirados Àrabes Unidos. A cidade é conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas.

A receita de Dubai é proveniente do turismo, do petróleo, do comércio e dos serviços financeiros. O mercado imobiliário está em franco crescimento, o que tem chamado a atenção de grandes investidores e imigrantes para o país.

Veja também: Guia de viagem Dubai

Deserto de Dubai
Deserto de Dubai

Costumes tradicionais dos Emirados Àrabes Unidos

  • Orar é sagrado ! – Cinco vezes por dia, os muçulmanos são chamados para orar nos minaretes das mesquitas , espalhados por todo o país – um horário sagrado. Há salas de orações em todos os lugares: aeroportos, shoppings, prédios comerciais – para homens e para mulheres, separadamente.
  • Sextou! só que não – O fim de semana começa na sexta-feira – a sexta-feira é o dia mais sagrado para os muçulmanos e quase nada funciona. Se você quer aproveitar a cena noturna, o melhor é sair na noite de quinta-feira. A maioria dos países muçulmanos têm um fim de semana de sexta a sábado ou quinta a sexta.
  • Feriados religiosos – Os principais feriados em Dubai incluem o Eid ul-Fitr , que marca o fim do Ramadã , e o Dia Nacional (2 de dezembro), que marca a formação dos Emirados Árabes Unidos.
  • Poligamia permitida – É muito comum ver um homem com suas esposas – pelas leis do Islã, os homens podem ter até quatro esposas, contanto que as trate de maneira igual e as possa sustentar.
  • Vestimentas tradicionais – Os homens mais velhos dos Emirados preferem as vestimentas tradicionais como o como a kandura, uma túnica branca que vai até os tornozelos feita de lã ou algodão. 
  • Pretinho básico – Muitas mulheres locais usam um abaya (vestimenta preta) e um lenço na cabeça.  São trajes confortáveis e adequados ao clima quente e seco do país. Os trajes masculinos e femininos são acompanhados por sandálias, o que facilita a retirada dos sapatos ao entrar no templo para orar.
  • Chique e discreta – Para as mulheres que visitam o país devem evitar roupas com decotes e muito curtas e ter sempre um lenço na bolsa, caso decida visitar algum templo. 
  • Cheios de estilo, ops… – Roupas de estilo ocidental também são bastante populares, especialmente entre os jovens e expatriados dos Emirados, porém, aos olhos das autoridades, algumas roupas podem ser consideradas impróprias, ou mesmo, ofensivas, caracterizando nudez
  • Ala-la-ôôô, mas que sabor!! – A gastronomia árabe da região é geralmente composta por elementos dos beduínos (povos nômades do deserto) baseadas em leite de camelo, peixes, frango e tâmaras, condimentados com canela, açafrão e páprica, além de vegetais como pepino e tomate. Os limões secos, loomi e as mangas também fazem parte da culinária local. A carne de camelo é reservada para festas e ocasiões especiais.
  • Nada de cervejinha pela rua – Bebidas alcoolicas não são permitidas fora de restaurantes, bares e hotéis devido às tradições religiosas.
  • Não coma em público – Comer ou mascar chicletes nas estações de ônibus e metrô pode dar multa de 100 dinrhans (o equivalente a 70 reais).
  • Demonstração de carinho só entre homens – é comum ver homens de mãos dadas e abraçados. Beijos e carícias entre homens e mulheres não são bem vistos pelas autoridades. Nos templos mesmo os homens e mulheres casados não podem ficar juntos sob pena de advertência.
  • Muitos homens! – a população de dubai é majoritariamente masculina (Homens: 3.093.246; Mulheres: 1.505.354)

Curiosidades sobre os Emirados Àrabes

  • Vivendo nos Emirados! – Com o crescimento do comércio o número de expatriados cresceu consideravelmente. Hoje são mais de 200 mil provenientes de diversos países, em busca de melhores salários e condições de vida.
  • Capital Cultural do Mundo Àrabe – O Emirado de Sharjah foi nomeado “A Capital Cultural do Mundo Árabe” pela UNESCO em 1998 e a “Capital da Cultura Islâmica em 2014” pela OIC.
  • Museus e praias – Ajman é o menor emirado dos Emirados Árabes Unidos – nele você encontra praias e museus incríveis.
  • Abu-Dahbi – é a capital do país 87% da área total do país e a segunda cidade mais populosa.
  • Ilhas fictícias – Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali são arquipélagos artificiais criados em Dubai.
  • Dubai dos records – Dubai é conhecida como a cidade do exagero: O maior prédio do mundo Burj Khalifa, o elevador mais rápido e o restaurante mais alto do mundo. O acesso se dá pelo Dubai Mall, o maior shopping do mundo! Além disso, o hotel mais luxuoso do mundo, o Burj Al Arab, possui 60 andares e paredes revestidas de ouro 24 kilates.
  • Cidade verde – Desde 2006 está sendo desenvolvida em Abu-Dhabi uma cidade sustentável, zero lixo, sem emissões de carbono ou carros. A cidade de Masdar terá sua infraestrutura baseada na energia solar e na energia eólica. A eletricidade é gerada com o auxílio de painéis fotovoltaicos. Na verdade, é um investimento precioso para garantir o desenvolvimento humano sustentável.

Brasileiros sem visto nos Emirados Àrabes

Desde o dia 03/06/2018 os brasileiros não precisam mais tirar visto para viajar para os Emirados Árabes Unidos. 

Os visitantes vão poder entrar, sair ou transitar pelo país durante 90 dias, a cada período de 12 meses, entretanto, algumas regras são importantes: antes de ir, providencie passaporte e carteira de identidade atualizados.

Hotel Burj Al Arab - Dubai
Hotel Burj Al Arab – Dubai

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?