HomeCuriosidadesCuriosidades sobre a Chapada dos Veadeiros
Curiosidades

Curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros

Chapada dos veadeiros
Chapada dos veadeiros
Neste post vamos contar algumas curiosidades sobre um dos lugares mais exóticos do Brasil.

Existem muitas curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros: A região é conhecida por um magnetismo marcante, cheia de luz e mistério. É considerada uma das regiões mais exóticas e místicas do país.

Localizada na região Centro-Oeste, compreende as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e São Jorge.

A região tem a altitude de 1.676m, o que proporciona excelente visibilidade do céu estrelado. Também é famosa pela abundância de água limpa e belezas naturais intocadas.

Tais atributos fazem com que a região seja muito procurada por visitantes ávidos por experiências sensoriais e místicas, mas a localidade tem outras características incríveis.

Saiba mais: Guia Chapada dos Veadeiros

Mananciais de água

Cachoeira dos Cristais, chapada dos veadeiros
Cachoeira dos Cristais, chapada dos veadeiros

As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros não se limitam ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Existem várias cachoeiras em fazendas privadas. Isso confere à região o título de mananciais de água do Brasil.

Sem busão

A região não tem linhas regulares de transporte público, nem entre as cidades: portanto, para chegar às atrações locais ou você pedala – A estrada de 35 km que liga Alto Paraíso à vila de São Jorge é a GO-239 conta com uma ótima ciclovia – ou aluga um carro.

A nossa dica é que você alugue um carro para aproveitar tudo que a região tem de melhor, sua natureza vibrante. 

Animais na pista

É muito comum avistar, próximo às rodovias, animais endêmicos do centro-oeste como tucano, ema, tamanduá e lobo-guará – infelizmente, o veado campeiro que originou o nome do local está em extinção. Dirija com atenção, devagar e não interaja com os animais silvestres.

Woodstock no Cerrado

Em 1980, foi realizado um festival de rock bem ao estilo WoodStock, no lugar onde hoje se encontra o Jardim de Maytrea. Nessa época, Alto Paraíso contava com apenas 600 habitantes. Depois que a festa acabou, muitos hippies, encantados com tanta beleza e magia, preferiram ficar.

Veja também: Guia Alto Paraíso de Goiás

Um lugar místico

Jardim de Maytrea - Chapada dos Veadeiros
Jardim de Maytrea

O misticismo da região é muito forte. Em Alto Paraíso de Goiás existem cerca de 40 grupos místicos, filosóficos ou religiosos (daimistas, oshoístas, evangélicos, espíritas, budistas e outros). Há quem acredite na transmissão de energias benéficas provenientes da região.

O misticismo na cidade é tão forte que passou a ser chamada Capital Brasileira do Terceiro Milênio.

Uma de suas paisagens mais icônicas é o Vale da Lua – um trecho de rochas singulares que lembram, pela cor e formato, as crateras lunares.

Outra paisagem muito especial é o Jardim de Maytrea: O Jardim de Maytrea é um lugar considerado sagrado para os praticantes de diversas correntes de misticismo. MayTrea é uma divindade mística que significa jesus para os cristãos, Khrishna para os hindus e Buda para os budistas. Um lugar perfeito para meditação e momentos de paz.

Brilho de cristal

Quando os satélites da Nasa sobrevoaram a órbita da Terra, eles identificaram um brilho forte vindo da Chapada dos Veadeiros – alguns cientistas dizem que esse brilho se deve à uma grande placa de cristal que existe na Chapada dos Veadeiros.

Paralelo 14

O Paralelo 14 é uma linha imaginária,  localizado ao Sul do plano equatorial terrestre. Contando a partir do Meridiano de Greenwich, tomando a direção leste, este paralelo passa por alguns países, atravessando Alto Paraíso e também a cidade peruana de Machu Picchu, no Peru. Há quem acredite que existam túneis subterrâneos ou portais dimensionais que levam até a cidade peruana.

E.T da Chapada

Há inúmeros casos de pessoas que acreditam terem avistado (ou mesmo terem tido contato direto) com extraterrestres.  É muito comum encontrar moradores dispostos a contar causos sobre discos voadores e muitos já se tornaram registros oficiais publicados em revistas especializadas.

E não se esqueça: para conhecer todas essas curiosidades da Chapada dos Veadeiros e muito mais, chame um iFriend em Alto Paraíso de Goiás!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?