HomeCuriosidadesAdeus à Rainha Elizabeth II: impactos no turismo e na comunidade iFriend
Curiosidades

Adeus à Rainha Elizabeth II: impactos no turismo e na comunidade iFriend

rainha-elizabeth-ii-ifriend
Diante de um evento histórico, com a Inglaterra vivendo a morte de sua rainha mais antiga, entenda como o acontecimento impacta na indústria de viagens e turismo

Muito se discutiu sobre as consequências da morte da Rainha Elizabeth II para a Família Real, a monarquia britânica e o próprio Reino Unido. A monarca faleceu no último dia 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, conhecido como sua residência de férias de verão.

O prisma que queremos enfocar aqui é o que muda no turismo global com a perda de uma das maiores personalidades do último século, não só para o Reino Unido, mas também suas ex-colônias e o restante do mundo todo. Sim, pois mesmo lugares apenas frequentados pela rainha podem ganhar um novo interesse a partir de agora.

O primeiro e mais óbvio impacto se dá em tudo o que diz respeito à Família Real e fica bem exemplificado pela maciça cobertura da mídia dos ritos de nomeação do Rei Charles III e do funeral de Elizabeth II. Essas imagens ficarão gravadas na mente de muitos futuros turistas para a Inglaterra e Escócia.

Londres, Windsor e Balmoral serão os destinos com maior destaque para tours específicos focados na monarquia inglesa, em Elizabeth ou Charles. Quem for mais rápido e profundo na geração de conteúdo online e trouxer isso para suas visitas pode ganhar uma tração importante. Portanto, se você é iFriend na Escócia ou na Inglaterra, sugerimos que se debruce fortemente sobre esse assunto, pois os próximos meses e anos terão muita oportunidade com o frescor que ganha a monarquia com a troca de coroa.

Elizabeth II e Charles ao centro.
Créditos: Instagram Família Real

Não é pouco óbvio o quanto o número maior de visitantes deve gerar em novos negócios, sendo boa parte advinda de um interesse genuíno em conteúdo e informações de boa qualidade e profundidade.

De maneira específica, as trajetórias de vida de Charles III e, especialmente, de Elizabeth II ganharão também um interesse muito especial. Seja dentro da Grã-Bretanha, do Reino Unido ou suas ex-colônias, muitos locais e detalhes devem ser relembrados e incluídos, se não para renovar todo um discurso de um tour, para encantar seu guiado:

  • Locais e momentos importantes da vida da Rainha Elizabeth II para além dos óbvios. Por exemplo: sua participação na Segunda Guerra Mundial.
  • As visitas e relações da monarca britânica com outros países onde ela é ou foi chefe de estado. iFriends da Irlanda do Norte, País de Gales, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Índia e as inúmeras outras ex-colônias africanas e caribenhas podem conduzir suas pesquisas de maneira a adaptar roteiros ou gerar passeios completamente novos, dependendo de uma demanda que deve ser observada caso a caso.
  • Embora para Charles III o interesse seja um pouco menor do que para sua mãe, o novo rei não deve ser negligenciado. A ver pela maneira como ele conduz seu reinado, podemos assistir a um crescente interesse pelo personagem, sua vida, seus casamentos com Diana e Camilla.

Para a comunidade brasileira do iFriend, também há oportunidades de pesquisa e inclusão de informações, especialmente para as cidades de Brasília, Campinas, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, por onde ela passou em 1968. O livro “O Protocolo Perde Para o Carinho – A Visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil pelos Olhos da Imprensa”, de 2018, do autor Marcos Azambuja e que foi fonte de uma reportagem recente do G1, pode ser um ponto de partida interessante para os iFriends dessas localidades. 

É fácil notar como um acontecimento histórico desses tem potencial para impulsionar a indústria do turismo, especialmente na Grã-Bretanha. Difícil é perceber o quanto uma pesquisa bem aprofundada pode acrescentar para os guias de turismo no mundo todo. De qualquer uma das formas, é com o nosso trabalho e com o suporte do iFriend que capturaremos esse valor.

Flores para a rainha em Londres.
Créditos: iFriend pelo Mundo

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?