HomeDestinos5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro
Destinos

5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro

rio-de-janeiro-vista-ifriend
Pensamos em um roteiro fora da caixa para te surpreender durante a viagem

O Rio de Janeiro é um daqueles destinos que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida. Seus pontos turísticos estão entre os mais desejados por viajantes do Brasil e do exterior. A capital fluminense, inclusive, é a cidade brasileira mais visitada por estrangeiros e recebe turistas dos quatro cantos do país o ano inteiro.

Seu título de Cidade Maravilhosa não é em vão. O Rio é repleto de belezas naturais, rico em arquitetura e história, tem um povo hospitaleiro e uma informalidade de dar inveja – quem não curte a ideia de andar cidade afora de chinelinho de dedo sem ser julgado?

O Rio é tão incrível que até a equipe da empresa carioca iFriend fez um tour pela cidade para te mostrar algumas razões para embarcar nessa viagem.

Confira nossa lista de 5 passeios imperdíveis no Rio de Janeiro!

1- Centro histórico + Confeitaria Colombo

Arcos da Lapa (Foto de Márcio Silveira)

O primeiro passeio da lista é no centro histórico da cidade, o tour perfeito para conhecer a história e a riqueza cultural da capital. O local é contornado por construções centenárias que traduzem importantes períodos da história do Brasil, desde a chegada dos escravos africanos, passando pela residência oficial da família real portuguesa, até a Proclamação da República.

Entre os imponentes edifícios que compõem o centro histórico estão a Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina; o Theatro Municipal; o Museu Nacional de Belas Artes; o Centro Cultural Banco do Brasil (não deixe de admirar o teto!); e o Cine Odeon.

Há muitas outras construções para visitar no centro histórico. Da Avenida Rio Branco até os Arcos da Lapa, as atrações parecem não ter fim.

Uma vez no centro do Rio, não deixe de conhecer a tradicional Confeitaria Colombo. Inaugurada em 1894, na Rua Gonçalves Dias, a doceria já recebeu a visita da rainha da Inglaterra Elizabeth em 1968, foi palco de celebrações de gala com figuras públicas de destaque e hoje é muito procurada para casamentos. A casa serve doces, salgados e refeições em geral. São quatro luxuosos salões e uma área para buffet fazendo história na cidade. Não há melhor lugar no centro do Rio que combine gastronomia e cultura.

2- Jardim Botânico

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Nossa seleção de passeios imperdíveis no Rio de Janeiro continua na zona sul da capital, no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico, um prato cheio para quem quer ter mais contato com a natureza. Trata-se de um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. São mais de 40 mil plantas de 6.500 espécies diferentes.

Entre suas principais atrações, podemos destacar o Jardim Sensorial, projetado especialmente para deficientes visuais, com plantas que podem ser tocadas e descrições em braile.

Calce tênis confortáveis, prepare a câmera do celular e aproveite cada canto do local!

Veja também: Guia de viagem Rio de Janeiro

3- Favela Tour Rocinha

O guia Rulliam na favela da Rocinha (foto de Márcio Silveira)

A Rocinha é considerada a maior favela do país, com uma população estimada em 120 mil moradores. O tour pela comunidade é super seguro, sendo imprescindível fazer o passeio com a companhia de um guia, que vai te apresentar o lugar sob o olhar de quem conhece de verdade.

É um passeio eleito por muitos estrangeiros, que se interessam em vivenciar o dia a dia na favela, interagir com os locais, trocar experiências e imergir numa nova cultura.

A Rocinha está localizada na zona sul do Rio de Janeiro e proporciona vistas ímpares da cidade. Uma delas é no Mirante Rocinha, um bar e restaurante com ponto de observação privilegiado, de onde se pode admirar o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas. No cardápio, a gastronomia contemporânea e a alta coquetelaria são um espetáculo à parte.

É uma experiência sem igual subir o morro, conhecer esse “mundo” chamado Rocinha, explorar cada beco e ser bem recebido por um povo cheio de garra e simpatia.

Assista: Favela Tour Rocinha com um guia iFriend

4- Santa Teresa

A Escadaria Selarón é uma das principais atrações do bairro

O bairro de Santa Teresa é mais um lugar recheado de surpresas e vistas incríveis no Rio de Janeiro. Ele fica no topo de uma colina, na região central da cidade, e abriga ruas estreitas de pedregulho, mansões antigas, hotéis boutique elegantes, restaurantes e bares peculiares.

Santa Teresa é um bairro boêmio, com um ar intelectual. A atmosfera do local faz parecer que estamos em outra época. É muito legal ir caminhando por suas ruas, explorando os centros culturais e, ao fim do passeio, dar uma parada em um dos barzinhos para tomar uma cerveja.

Há alguns pontos turísticos em Santa Teresa que você precisa conhecer. Um deles é o Parque das Ruínas, um parque público que fica exatamente nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas Laurinda Santos Lobo, conhecida também como a “marechala da elegância”. O parque permite que o visitante tenha belas visões do centro e da Baía de Guanabara.

Outra atração imperdível no bairro é a Escadaria Selarón, um dos cartões-postais da cidade do Rio. A escadaria imensa de mais de 200 degraus é uma obra decorada com ladrilhos pelo artista plástico chileno Jorge Selarón.

Veja também: Guias locais em Rio de Janeiro

5- Pedra da Tartaruga

Vista da Pedra da Tartaruga

Para fechar nossa lista de passeios imperdíveis no Rio de Janeiro, temos a experiência ideal para os amantes da natureza mais aventureiros. A boa pedida é a trilha da Pedra da Tartaruga, na zona oeste da cidade, com direito a um mergulho no mar.

A trilha da Pedra da Tartaruga e todo o conjunto de trilhas no entorno é parte do Parque Estadual da Pedra Branca, uma área de preservação de aproximadamente 12.500 hectares, considerada a maior floresta urbana do Brasil. Ao lado da Pedra, existe a Praia do Perigoso, uma das praias selvagens da capital fluminense. Se você procura uma praia quase privativa, é para lá que deve ir.

A Pedra da Tartaruga fica entre Barra de Guaratiba e Grumari, sendo que o trajeto mais rápido é com seu começo em Barra de Guaratiba. 

A trilha da Pedra da Tartaruga está na categoria das moderadas. Embora tenha alguns trechos com pedras e pequenas escalaminhadas que tornam o caminho um pouco mais cansativo, não é uma trilha difícil.

Chegando lá no topo da pedra, a vista é incrível. Você consegue ver todas as praias selvagens, Grumari e Prainha, Praia do Recreio, Pedra do Pontal, Praia da Barra e até a Pedra da Gávea, bem mais ao fundo. Ah! E sem contar com a vista para o mar aberto, simplesmente fantástica!

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog da iFriend.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?