Os pontos turísticos de Fernando de Noronha remetem ao início da colonização do país.
A ilha tem inúmeras atrações tanto para quem quer relaxar e aproveitar as melhores pousadas e hotéis da região quanto para quem quer aproveitar roteiros ecoturísticos e de aventura.
Mas para conhecer tudo que Fernando de Noronha tem a oferecer, precisamos antes conhecer sua história!
Um pouco de história
O arquipélago, também chamado de Esmeralda do Atlântico, está localizado abaixo do Equador. Foi avistado pela primeira vez durante uma expedição entre os anos de 1503 e 1504, pelo navegador Américo Vespúcio.
Fernando de Noronha foi descoberto por volta de 1503, durante uma expedição de reconhecimento. De lá para cá, muitos invasores tentaram se apropriar do território e por essa razão foi necessário construir fortificações para garantir a segurança do lugar.
O arquipélago nem sempre foi um ponto turístico. Na verdade, durante quase 200 anos (fundado em 1737 e desativado em meados de 1938) foi um presídio de segurança máxima, porque seus detentos não tinham como fugir.
Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas determinou que presos políticos contrários ao regime fossem enviados para o presídio da ilha.
O arquipélago também serviu de base para a segurança nacional durante a Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais: Guia prático de Fernando de Noronha
A exploração turística de Fernando de Noronha começou em 1986 e se tornou famosa pelas atividades de ecoturismo, nas praias selvagens e por atividades como mergulho e snorkeling.
Tem o mais belo conjunto de praias do Brasil, em 7000 km de litoral. Estima-se que a cidade receba cerca de 100 mil visitantes ao ano.
Pontos turísticos em Fernando de Noronha
- Forte São Pedro do Boldró
- Forte Nossa Senhora dos Remédios
- Forte Santo Antônio
- Museu no Tubarão
- Projeto Tamar
- Vila Dos Remédios
- Memorial Noronha
- Palácio São Miguel
Forte São Pedro do Boldró
O Forte de São Pedro do Boldró foi erguido em meados do ano de 1737, tem a forma de um trapézio, com oito canhoneiras e duas edificações. Hoje restam apenas ruínas formando interessantes arcos por onde pode-se ver ao fundo o Morro do Pico e os Dois Irmãos. Cenário perfeito para fotos.
Forte Nossa Senhora dos Remédios
O Forte Nossa Senhora dos Remédios fica bem perto da Vila dos Remédios – um dos melhores lugares para poder apreciar o pôr do sol. O forte foi construído pelos portugueses no século 18 e suas ruinas foram tombadas pelo Iphan. Um lugar perfeito para ter uma visão estratégica da ilha e fazer muitos vídeos panorâmicos e fotos inesquecíveis.
Forte Santo Antônio
O Forte São Pedro do Boldróé uma fortificação erigida no século XVIII e um ponto de observação que proporciona vistas estonteantes da costa norte da ilha de Fernando de Noronha. Este ponto fica situado logo acima do Morro Dois Irmãos.
Museu no Tubarão
O Museu do Tubarão fica perto da praia do Porto dá para ir a pé. Um museu bem organizado, com uma mostra permanente de arcadas de diversos tubarões. Possui esculturas ao ar livre, para divertidas selfies e uma lojinha ideal para adquirir lembrancinhas.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar tem por objetivo a luta e a conscientização pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Sua atuação visa preservar as tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Em quase 40 anos, já foram devolvidas ao mar 40 milhões de tartarugas.
Vila Dos Remédios
A Vila dos Remédios é o núcleo urbano de Fernando de Noronha, onde tudo acontece! Pousadas, hotéis, lojas de souvenires, bares e restaurantes.
Memorial Noronha
O Memorial Noronha remonta os cinco séculos da história de Fernando de Noronha. O Memorial reúne 62 painéis e mais de 600 fotos, que fazem parte do trabalho de resgate documental da ilha.
Igreja de Nª Sª dos Remédios
A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma construção datada de 1772, em homenagem à Virgem dos Remédios, padroeira dos detentos da ilha, desde 1761. Em 1981 foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo o segundo monumento a receber esse diferencial, no arquipélago.
Palácio São Miguel
Sede da administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha é um casarão colonial construído em 1947/48, por sobre as ruínas da antiga “Directoria do Presídio”.
Veja também: Passeios em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha, a Esmeralda do Atlântico, está esperando sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar