HomeDicas de ViagemPontos Turísticos de Fernando de Noronha
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos de Fernando de Noronha

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Pontos turísticos de Fernando de Noronha
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Pontos turísticos de Fernando de Noronha
Você se surpreenderá com os pontos turísticos de Fernando de Noronha

Os pontos turísticos de Fernando de Noronha remetem ao início da colonização do país.  

A ilha tem inúmeras atrações tanto para quem quer relaxar e aproveitar as melhores pousadas e hotéis da região quanto para quem quer aproveitar roteiros ecoturísticos e de aventura.

Mas para conhecer tudo que Fernando de Noronha tem a oferecer, precisamos antes conhecer sua história!

Um pouco de história

O arquipélago, também chamado de Esmeralda do Atlântico, está localizado abaixo do Equador. Foi avistado pela primeira vez durante uma expedição entre os anos de 1503 e 1504, pelo navegador Américo Vespúcio.

Fernando de Noronha foi descoberto por volta de 1503, durante uma expedição de reconhecimento. De lá para cá, muitos invasores tentaram se apropriar do território e por essa razão foi necessário construir fortificações para garantir a segurança do lugar.

O arquipélago nem sempre foi um ponto turístico. Na verdade, durante quase 200 anos (fundado em 1737 e desativado em meados de 1938) foi um presídio de segurança máxima, porque seus detentos não tinham como fugir.

Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas determinou que presos políticos contrários ao regime fossem enviados para o presídio da ilha.

O arquipélago também serviu de base para a segurança nacional durante a Segunda Guerra Mundial.

Saiba mais: Guia prático de Fernando de Noronha

A exploração turística de Fernando de Noronha começou em 1986 e se tornou famosa pelas atividades de ecoturismo, nas praias selvagens e por atividades como mergulho e snorkeling.

Tem o mais belo conjunto de praias do Brasil, em 7000 km de litoral. Estima-se que a cidade receba cerca de 100 mil visitantes ao ano. 

Pontos turísticos em Fernando de Noronha

Presídio de Fernando de Noronha
Presídio de Fernando de Noronha
  • Forte São Pedro do Boldró
  • Forte Nossa Senhora dos Remédios
  • Forte Santo Antônio
  • Museu no Tubarão
  • Projeto Tamar
  • Vila Dos Remédios
  • Memorial Noronha
  • Palácio São Miguel

Forte São Pedro do Boldró

Forte de São Pedro do Boldró foi erguido  em meados do ano de 1737, tem a forma de um trapézio, com oito canhoneiras e duas edificações. Hoje restam apenas ruínas formando interessantes arcos por onde pode-se ver ao fundo o Morro do Pico e os Dois Irmãos. Cenário perfeito para fotos.

Forte Nossa Senhora dos Remédios

Forte Nossa Senhora dos Remédios fica bem perto da Vila dos Remédios – um dos melhores lugares para poder apreciar o pôr do sol. O forte foi construído pelos portugueses no século 18 e suas ruinas foram tombadas pelo Iphan. Um lugar perfeito para ter uma visão estratégica da ilha e fazer muitos vídeos panorâmicos e fotos inesquecíveis.  

Forte Santo Antônio

Forte São Pedro do Boldróé uma fortificação erigida no século XVIII e um ponto de observação que proporciona vistas estonteantes da costa norte da ilha de Fernando de Noronha. Este ponto fica situado logo acima do Morro Dois Irmãos.

Museu no Tubarão

Museu do Tubarão fica perto da praia do Porto dá para ir a pé. Um museu bem organizado, com uma mostra permanente de arcadas de diversos tubarões. Possui esculturas ao ar livre, para divertidas selfies e uma lojinha ideal para adquirir lembrancinhas.

Projeto Tamar

Projeto Tamar tem por objetivo a luta e a conscientização pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Sua atuação visa preservar as tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Em quase 40 anos, já foram devolvidas ao mar 40 milhões de tartarugas.

Vila Dos Remédios

Vila dos Remédios é o núcleo urbano de Fernando de Noronha, onde tudo acontece! Pousadas, hotéis, lojas de souvenires, bares e restaurantes. 

Memorial Noronha

Memorial Noronha remonta os cinco séculos da história de Fernando de Noronha. O Memorial reúne 62 painéis e mais de 600 fotos, que fazem parte do trabalho de resgate documental da ilha.

Igreja de Nª Sª dos Remédios

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma construção datada de 1772, em homenagem à Virgem dos Remédios, padroeira dos detentos da ilha, desde 1761. Em 1981 foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo o segundo monumento a receber esse diferencial, no arquipélago.

Palácio São Miguel

Sede da administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha é um casarão colonial construído em 1947/48, por sobre as ruínas da antiga “Directoria do Presídio”.

Veja também: Passeios em Fernando de Noronha

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Pontos turísticos de Fernando de Noronha
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios – Pontos turísticos de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, a Esmeralda do Atlântico, está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?