HomeExperiênciasTurismo de luxo – uma experiência glamourosa
Experiências

Turismo de luxo – uma experiência glamourosa

Turismo de luxo
Turismo de luxo
Requinte, sofisticação e alto padrão – com o turismo de luxo em alta, sua viagem glamour pode estar mais próxima do que você imagina.

O turismo de luxo vem sendo amplamente procurado no Brasil. A tendência ganhou força em 2018 com a estabilização do dólar, mas vem ganhando espaço nas prospecções de viagens pós-pandemia.

Esse movimento se deve à saturação dos ambientes domésticos e da necessidade de se envolver numa experiência de viagem que saia do usual, do senso comum. Inspirados pelas viagens excêntricas das celebridades nacionais e internacionais, o turismo de luxo vem ganhando adeptos nas classes A, B e C brasileiras.

Seja para celebrar uma grande conquista como uma formatura ou mesmo celebrar a vida, você merece fazer uma viagem de luxo pelo menos uma vez na vida e aproveitar o que há de superior em termos de qualidade de serviços especializados.

Durante muitos anos o turismo de luxo foi associado a experiências de turismo expressivamente caras. Entretanto, o turismo de luxo em sua concepção atual mais ampla, contempla algumas características marcantes como a escolha de lugares exóticos ou desconhecidos selecionados que tragam experiências únicas e personalizadas, a sustentabilidade e a responsabilidade social dos estabelecimentos comerciais.

Experiências com iFriend
Experiências com iFriend

Menos é mais

A característica fundamental do turismo de luxo é escolher um lugar e desfrutar do melhor que ele possa oferecer. Assim, geralmente quem opta por se hospedar num resort de alto luxo, se contentará em realizar poucas atividades e se concentrará nas experiências e na qualidade de serviços proporcionados pelo resort.

Nas cidades, a lógica segue da mesma forma: os optantes do turismo de luxo dificilmente farão passeios de massa, nos pontos turísticos que todo mundo vai. O roteiro é reduzido e conduzido por um guia local eficiente, que realmente conheça o lugar e seja capaz de oferecer experiências únicas e marcantes.

Experiências personalizadas

O viajante que se propõe a investir seus recursos numa viagem de luxo não deseja visitar roteiros batidos e ter experiências comuns que ele estaria tendo em qualquer outro tipo de viagem. Dessa forma, os roteiros deverão conter experiências personalizadas, que surpreendam o visitante e seus convidados – nisso, inclui-se amenidades personalizadas, roteiros inovadores, souvenires diferenciados.

Em Buenos Aires, por exemplo, há os restaurantes puertas cerradas, que são estabelecimentos fechados exclusivamente para receber um “chef” renomado que cozinhará um cardápio, muitas vezes inédito, para uma clientela VIP.

Outra experiência de alto luxo personalizada é a hospedagem em hotéis-vinícolas. Muitos possuem uma série de serviços baseados na enocultura, tais como SPAs e banhos de imersão em vinho tinto, massagens com taninos, enogastronomia, entre outros serviços personalizados como aprender os fundamentos do vinho com um enólogo, etc.

Sustentabilidade

Sim, a sustentabilidade é muito importante para quem considera o turismo de luxo um diferencial em sua jornada. O impacto das ações do turismo e a necessidade de impactar cada vez menos ao meio-ambiente é uma preocupação real de quem opta por essa vertente de turismo. Antes de viajar, os viajantes procuram contratar empresas prestadoras de serviço e hotéis que tenham responsabilidade socioambiental, buscando maior interação com o meio-ambiente e com as comunidades envolvidas na sua recomposição.

No Brasil, há inúmeros hotéis que promovem desde a alfabetização e educação continuada de seus funcionários até ações efetivas de melhoria de vida do entorno, como aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável, promovendo ações de proteção animal, conservação de florestas e reflorestamento de áreas degradadas. Turismo de luxo, sim, mas com responsabilidade.

Leia também: Qual a diferença entre Turismo sustentável e turismo regenerativo?

Destinos exóticos e desconhecidos

A considerar o turismo de luxo como uma experiência única, exótica e inédita, o viajante que opta por essa modalidade não raro prefere lugares inexplorados que tragam experiências inéditas e surpreendentes. Assim, ilhas quase desertas, destinos turísticos recém-descobertos e até mesmo comunidades que estão abrindo seus limites à civilização são convites irrecusáveis para quem está em busca do novo, não necessariamente do mais sofisticado ou impecável em termos de serviços, acomodações e produtos.

Atenção ao planejar sua viagem de luxo

Obviamente que fazer turismo de luxo não é um dos roteiros mais econômicos, portanto, você deverá ter total controle de suas finanças ao planejar uma viagem como essa.

Escolha com atenção:

  • O destino pretendido, se nacional ou internacional,
  • Passaporte e visto para viagens internacionais,
  • Localização das experiências que você pretende visitar,
  • Hotel/resort,
  • Formas de se locomover (aluguel de carro – taxi – transfer),
  • Seguro-saúde/ seguro-viagem;
  • Cartões de crédito/ cash (atenção redobrada nesse quesito, uma vez que em muitos lugares você precisa ter uma quantia x em dinheiro para qualquer eventualidade);
  • Contratar um guia local – imprescindível para obter o máximo das experiências, sobretudo em lugares não muito conhecidos.

Veja também: Por que viajar com um iFriend?

viegam bate volta
viegam bate volta

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?