HomeDicas de ViagemComo se preparar para uma Viagem Road Trip
Dicas de Viagem

Como se preparar para uma Viagem Road Trip

Como se preparar para uma Road Trip

Embarcar em uma viagem de carro permite curtir o turismo de experiência de um modo diferente. Mas, antes de dar início à aventura, é essencial saber como se preparar para uma Viagem Road Trip. Afinal, alguns cuidados essenciais são o que irá garantir sua segurança na estrada, né?

Dedicar atenção extra antes dos passeios turísticos vai evitar que o seu carro pare no meio da estrada ou que você passe por um perrengue no trajeto. Ou seja: é o que faz a diferença para só ter boas memórias.

Quer descobrir o que fazer? Veja as nossas dicas para preparar o carro para uma viagem Road Trip!

Pense no seu destino

O seu destino será o fator mais importante para que suas próximas decisões sejam tomadas. Com os lugares que você quer visitar na sua próxima road trip em mente, você conseguirá definir o tempo que vai ficar em cada lugar, checar o seu orçamento e buscar as melhores rotas a serem seguidas.

Em qual carro você vai viajar?

Não se pode pensar em como se preparar para uma road trip sem falar do principal: O carro. Uma das maiores dúvidas de quem vai cair na estrada é saber qual melhor automóvel. Mas a resposta não é simples.

Depende do seu estilo, da estrada que você vai pegar, do tempo da viagem e se você vai utilizar seu carro (ou van) para dormir, cozinhar e etc. Além disso tudo, é importante lembrar que dependendo da rota algumas estradas complicadas ou com problemas de estrutura, então pense no que será mais confortável para você.

Mas, independente do automóvel que você escolher, é sempre importante levá-lo para uma revisão, né?

Verifique todas as funções e os equipamentos

Um dos principais pontos antes de sua viagem de carro é fazer um check-up completo no veículo e em seus componentes. Veja se os pneus estão nas condições adequadas, se os freios funcionam como o esperado e se o automóvel tem feito algum barulho que não deveria.

Se já tem um tempinho desde a última revisão, leve o carro à sua oficina de confiança e dê uma geral. Fazer o alinhamento e o balanceamento, trocar o óleo e cuidar do motor são apenas algumas ações para de evitar problemas.

Além disso, confira se todos os equipamentos estão dentro do automóvel. Entre outros itens, você vai precisar de:

  • Documentos válidos
  • Triângulo de sinalização
  • Estepe
  • Pneus extras
  • Macaco hidráulico
  • Kit de ferramentas
  • Lanterna
  • kit de primeiros socorros

Abasteça o tanque e conheça os pontos de parada

Depois de garantir que está tudo certo, é hora de continuar a tarefa de preparar o carro para uma Road Trip. O ideal é sair de casa com o tanque cheio, pois isso evita problemas e paradas quando você mais precisa. Além disso, é uma forma de obter a melhor autonomia do seu veículo, não concorda?

Leia também:  Passeios em Florença, Toscana

Mesmo assim, vale a pena conhecer quais são os principais pontos de parada do trajeto — inclusive, para o abastecimento. Saiba onde há postos e oficinas para reabastecer ou resolver problemas, se for necessário.

Planeje a rota sem depender apenas do GPS

Apesar de não ter a ver com a estrutura do carro, há outro cuidado essencial: o roteiro de viagem. Se você realmente quiser aproveitar com tranquilidade, não é indicado cair na estrada sem saber por onde seguir.

Para não correr riscos desnecessários, planeje a sua rota e conheça qual caminho seguir. Prefira as vias asfaltadas e rodovias federais ou estaduais, que costumam ter mais estrutura.

Mas atenção: nem sempre a internet ou mesmo o GPS vão estar disponíveis. Por isso, não abra mão de ter um bom e velho mapa de papel no porta-luvas, combinado?

Pense no conforto ao preparar o carro para uma Road Trip

Depois dessas etapas, você vai ter dado a atenção necessária para a segurança. Agora, é o momento de pensar no conforto e no bem-estar, ainda mais se o trajeto incluir algumas centenas de quilômetros e horas no veículo.

Deixe os itens pesados no porta-malas e mantenha uma bagagem de mão com objetos essenciais. Assim, não é preciso parar no acostamento para buscar algo que está guardado.

Também vale a pena ter alimentos e líquidos separados. Sanduíches e petiscos são ótimas apostas, bem como sucos, chás, água e refrigerante. Para se manter conectado, não esqueça os carregadores e, se quiser deixar o clima animado, é só ligar o som para tornar tudo mais divertido!

Ao seguir essas dicas, temos certeza que você conseguirá saber como se preparar para uma Road Trip. No final, vai ser fácil curtir o passeio com tranquilidade, segurança e conforto!

Para ter muitas outras dicas de viagem, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram.

O que achou?

Média / 5. Votos:

Comentar

Comentar

Que tal?