HomeDicas de ViagemPontos Turísticos do Pantanal
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos do Pantanal

Safari fotográfico
Safari fotográfico
Um santuário ecológico no centro-oeste brasileiro

Os pontos turísticos do Pantanal estão ligados a natureza e as paisagens mais enigmáticas do centro oeste do Brasil.  A viagem à região pantaneira é, simplesmente, a viagem a um dos ecossistemas mais ricos do país, com grande variedade de animais e diversos tipos de vegetações.

Existem centenas de atrações e atividades para fazer no Pantanal. Como abrange diversos municípios (mais de 20), cada canto é uma nova cultura a conhecer, com novas opções de lazer. 

Saiba mais: Guia de viagem Pantanal

Trem do Pantanal - Mato Grosso
Trem do Pantanal – Mato Grosso
  • Parque Nacional do Pantanal Matogrossense – Com 135 mil hectares de extensão, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense foi criado em 1981, com o objetivo de proteger o ecossistema pantaneiro. Seu portão de entrada fica no município de Poconé, e é necessário pedir autorização prévia para visitar o local. O período da seca, entre abril e setembro, é a melhor época para visitação, quando as planícies não estão alagadas e os animais ficam nas proximidades dos rios e mais visíveis para o turista. 
  • Trem do Pantanal – Em um percurso de 220 Km que liga a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, à Miranda, no leste, o trem turístico é uma bela maneira de conhecer a fauna e flora do Pantanal. O passeio dura quase 10 horas, passando por regiões de cerrado, formações rochosas, rios, cachoeiras e construções antigas. 
  • Museu de História do Pantanal – O museu fica na cidade de Corumbá e conta com um acervo composta por peças arqueológicas que retratam a história dos humanos na região pantaneira em mais de 6 mil anos. Além das exposições, como fotos, painéis, telas pintadas e obras cerâmicas, o visitante também será agraciado com efeitos sonoros e estímulos sensoriais que remetem à natureza do Pantanal. 
  • Transpantaneira – Uma grande atração do Pantanal, essa rodovia liga a cidade de Poconé até a localidade de Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. São quase 150 Km de estrada e uma rica vida selvagem pelo caminho, onde a magnífica planície alagada acompanha o seu percurso. 
  • Trilha da Vazante – Trata-se de uma trilha suspensa na Fazenda San Francisco, em Miranda. São cerca de 900 metros de caminhada em uma estrutura de madeira por uma reserva florestal. Durante o percurso, é possível observar a fauna e flora da região. Ao final, há um mirante de 10 metros de altura que proporciona uma bela vista da trilha e de parte do Pantanal. 
  • Safári fotográfico – O safari fotográfico é o melhor passeio para observação da animais. Dentro do veículo adaptado, você consegue percorrer grandes distâncias, além de chegar mais próximo de jacarés, capivaras, veados, lobinhos, araras, tucanos, tuiuiús e muitos outros bichos. Com sorte, até uma onça-pintada você conseguirá fotografar. 
  • Passeio de Canoa – Nada como um passeio de canoa para entrar em contato com a natureza, relaxar e assistir ao pôr do sol pantaneiro.  Na estação cheia, o tour se torna ainda mais bonito graças ao espelho formado pela água, que inunda a planície. 
  • Focagem noturna – A focagem é a melhor oportunidade para observar os animais de hábitos noturnos no Pantanal, como jaguatiricas, jacarés, corujas, lobinhos, entre outros. É um dos principais passeios do Parque Nacional.
  • Workshop de astronomia – Na ausência de luzes artificiais as estrelas ficam extremamente brilhantes no céu do Pantanal. O Refúgio Ecológico Caiman, de Miranda, oferece um passeio diferenciado: o workshop de astronomia, em que é possível observar constelações e mergulhar em histórias da mitologia grega que vão desde o nascimento de Zeus até a formação da Via Láctea. Pelo telescópio é possível ver os anéis de Saturno. Após o workshop, os turistas seguem por uma trilha, iluminada por tochas, até a floresta de cordilheira mais próxima, onde acontece um jantar à luz de velas.

Veja também: Quando visitar o Pantanal?

Jacaré do Pantanal
Jacaré do Pantanal

iFriend: Guia de viagem em Pantanal

Para conhecer todos os pontos turísticos do Pantanal, você deve escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros – a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

iFriend em Campo Grande-MS

  • Carlos – Você terá experiências enriquecedoras na natureza enigmática do Pantanal a partir da cidade de Campo Grande-MS

iFriend em Aquidauana-MS

  • Rodney – Um pantaneiro apaixonado pela fauna e flora do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Ele te mostrará experiências marcantes no cenário natural partindo da cidade de Aquidauana-MS

iFriend em Bonito-MS

  • Paulo – Você terá vivências completas no Pantanal a partir da cidade de Bonito-MS
Planície Pantaneira
Planície Pantaneira

Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?