HomeDicas de ViagemPontos Turísticos da Chapada dos Veadeiros
Dicas de Viagem

Pontos Turísticos da Chapada dos Veadeiros

Cachoeira das Sete quedas, Goiás
Cachoeira das Sete quedas, Goiás
Tudo de mais incrível para os amantes do ecoturismo

Os principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros proporcionam um contato intenso com a natureza.

As trilhas e cachoeiras são os grandes atrativos da região e os banhos gelados de água doce revigoram o dia de qualquer turista.

E tem ainda o pôr do sol em meio ao cerrado do centro-oeste, um verdadeiro presente para quem visita o destino.

Saiba mais: Guia de viagem Chapada dos Veadeiros 

Por do sol na Chapada dos Veadeiros
Por do sol na Chapada dos Veadeiros
  • Cachoeira Santa Bárbara – A Cachoeira Santa Bárbara é uma das principais atrações da Chapada e preferida dos viajantes. Com intensos tons de azul claro, suas águas fazem lembrar o mar do Caribe. A cachoeira tem apenas 30 metros, porém a beleza do poço que cerca a queda d’água deixa qualquer um boquiaberto. A cachoeira está localizada na cidade de Cavalcante, a 120 Km de Alto Paraíso, com porta de entrada no povoado de Kalunga Engenho II. Para visitar a Cachoeira Santa Bárbara e também as vizinhas Capivara e Candaru, é obrigatória a contratação de um guia. O mais comum é contratar os próprios Kalungas, que ficam à disposição no Centro de Atendimento ao Turista do povoado KalungaEngenho II, onde começa o trajeto até as cachoeiras. Também é possível contratar um guia em Alto Paraíso, afinal qualquer guia é permitido no local. 
  • Cachoeira da Capivara – Com um grande poço de água transparente para banho em meio a um belo conjunto de quedas d’água, a Cachoeira da Capivara é mais uma das maravilhas de Cavalcante, situada nos arredores da comunidade Kalunga Engenho II. A trilha que leva até a cachoeira tem 800 metros e é preciso encarar uma descida íngreme para chegar ao poço principal. O trecho exige um certo esforço, mas nada que não dê para fazer. Com 40 metros de altura, a Cachoeira da Capivara é formada de um lado por uma longa queda principal e do outro por uma sequência de pequenas quedas que formam uma linda cascata nas pedras, além do poço com partes rasas e profundas. 
  • Vale da Lua – Uma das imagens mais conhecidas da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua já foi cenário de filmes e seriados. Com uma grande sequência de corredeiras e caldeirões, o Vale da Lua se torna um lugar delicioso para curtir durante o período da seca. Já na temporada de chuvas, o Vale se torna um bocado arriscado para banhos e o espaço fica com diversos pontos inacessíveis ao turismo. Portanto, é preciso muita atenção ao visitar o Vale na época de chuvas. O Vale da Lua não existe apenas para ser observado. O mergulho nas suas águas super geladas é uma atração que promete neste passeio. A trilha que leva às duas piscinas principais do Vale tem apenas 1200 metros de trajeto, sem exigir grande esforço físico.
  • Cachoeira dos Cristais – Uma cachoeira perfeita para a família e para quem não abre mão de infraestrutura nos passeios é a Cachoeira dos Cristais. Localizada a apenas 8 km de Alto Paraíso, a cachoeira oferece diversos poços e quedas d’água para banho. Tem queda d’água com poço que parece piscina, outras que parecem hidromassagens, quedas em meio à vegetação fechada e paisagens que parecem um paraíso. O percurso é por uma trilha única com diversas saídas à direita. Cada saída leva a uma nova surpresa.   Além das cachoeiras, no local há um bom restaurante, lojinha, infraestrutura de banheiros, mesas e diversos charmosos decks de madeira para descansar em um grande gramado.    
  • Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de 240.586,56 hectares no interior de Goiás, com entrada oficial localizada na Vila de São Jorge. O acesso a todas as cachoeiras, antes gratuito, agora é pago. Entretanto, o parque é todo sinalizado, o que desobriga o turista da contratação de um guia. São quatro trilhas oficiais que compõem o percurso do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos, Trilha dos Cânions, Trilha das Sete Quedas, com pernoite em camping dentro do parque e Trilha da Seriema. As trilhas do parque têm acesso limitado e o número de visitantes por dia é controlado. Em feriados prolongados e férias, é importante chegar cedo para ter certeza de conseguir fazer o passeio.  
  • Cachoeira São Bento – Localizada entre Alto Paraíso e a Vila de São Jorge, a Cachoeira São Bento é de fácil acesso e procurada por pessoas de todas as idades, pois não exige muito esforço físico. O poço principal, distante apenas 300 metros do estacionamento, é bem grande e a queda d’água, com 6 metros, fica ao fundo.  A São Bento tem ainda um poção delicioso para banho antes de chegar à queda d’água principal. Com água mega transparente e um lindo deck de madeira, esse ponto é perfeito para quem deseja apenas relaxar e pegar um sol. 
  • Jardim de Maytrea – Se você gosta de fazer belas fotografias, irá amar o Jardim de Maytrea. Localizado à beira da GO-118, entre Alto Paraíso e São Jorge, esse campo de cerrado é um dos principais cartões-postais da Chapada. Emoldurado por um horizonte recortado de montanhas, como o Morro da Baleia e o Morro do Buracão, o local é considerado sagrado para os místicos, que acreditam haver lá um portal para outra dimensão. O campo aberto preserva a natureza típica da região, com direito a flores e veredas de buritis centenários. O Jardim de Maytrea fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas o acesso não é permitido ao público para proteção e regeneração da área. É por fora da cerca que os turistas fazem um pit stop e apreciam a beleza do lugar.
  • Vila de São Jorge – Uma das principais bases para quem deseja visitar a Chapada dos Veadeiros, a Vila de São Jorge é um pequeno vilarejo com ares rústicos, lugar para quem deseja mais tranquilidade. Ela é recheada de pequenas e charmosas pousadas, lojinhas de artesanatos, restaurantes que muitas vezes prezam pelos cardápios com ingredientes regionais e um público ligado à natureza.  A Vila de São Jorge tem como principal atração o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além do parque, outros pontos turísticos nos arredores de São Jorge são a Cachoeira do Segredo, a Trilha para o Mirante da Janela com a Cachoeira do Abismo, as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira São Bento, entre outros.

Veja também: Gastronomia na Chapada dos Veadeiros

iFriend: Guia de viagem na Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros
Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros

Você conhecerá bem os melhores pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros ao escolher um guia de viagem em Alto Paraíso de Goiás para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

  • Leonardo – Guia certificado vai te levar para conhecer as maravilhas naturais
  • ìzide – Turismo de experiência e de aventura na natureza!

Chapada dos Veadeiros, a região do cerrado de Goiás, espera sua visita! 

Cachoeira dos Cristais, chapada dos veadeiros
Cachoeira dos Cristais, chapada dos veadeiros

iFriend. Find a friend, enjoy the ride

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?