HomeDicas de ViagemPontos turísticos de Aparecida
Dicas de Viagem

Pontos turísticos de Aparecida

basilica de aparecida
basilica de aparecida
Em Aparecida há muitos pontos turísticos para renovar a fé.

Os pontos turísticos de Aparecida são verdadeiros atos de fé.

Santuário Nacional de Aparecida

Por lá passam em média 12 milhões de romeiros ao ano. São 140 mil metros quadrados de área construída. A basílica, que abriga a imagem de 36 centímetros de Nossa Senhora Aparecida, tem ainda uma Capela das Velas, onde os fiéis rezam e fazem suas promessas e pedidos. O Santuário Nacional já foi palco de importantes e ilustres visitas, como a do imperador Dom Pedro I e da princesa Isabel, que doou a coroa de ouro à Santa após alcançar uma graça. A imagem também já recebeu os Papas João Paulo II, em 1980; Bento XVI, em 2007 e Francisco, em 2013. A cada final de semana são retiradas em média até 10 toneladas de parafina do local. Na Sala das Promessas estão milhares de objetos e fotografias de devotos que relatam milagres.

Matriz Basílica de Aparecida

EstaIgreja no centro de Aparecida, que também é conhecida como Basílica Velha, foi o ponto de encontro dos romeiros antes da construção do Santuário Nacional. As duas igrejas são ligadas hoje por uma passarela. O local foi o primeiro a receber  a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Com obras iniciadas em 1845 e concluídas em 1888, a igreja recebeu do Vaticano, em 1908, o título de Basílica de Aparecida. O interior da Basílica é surpreendente, com uma enorme riqueza de detalhes. É possível conhecer a Capela do Santíssimo, andar por trás do altar e ver de perto o local que a imagem costumava ficar, antes de ser transferida para a Basílica Nova.

Passarela da Fé

Passarela da Fé é um caminho que dá acesso entre as duas Basílicas. Com extensão de 392,2 metros de comprimento e altura que chega a até 35,52 metros do chão, a passarela é um tradicional ponto de peregrinação dos romeiros – muitos deles chegam a  atravessar de joelhos para pagar promessas feitas à Nossa Senhora Aparecida. A passarela oferece ainda uma vista panorâmica do maior templo católico do Brasil.

Morro do Cruzeiro

Muitos fiéis sobem em procissão até o Morro do Cruzeiro para relembrar a Via Sacra – que tem representadas 14 estações que relembram os últimos passos de Jesus Cristo até o calvário. Chegando no alto do morro é possível subir  na Torre Mirante e ter uma vista panorâmica da Basílica

O morro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura . Em 1925 o local teve uma cruz cravada no cume e virou ponto de peregrinação. 

Porto Itaguaçu

Foi nesse rio , antigamente conhecido como bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, que a imagem de Aparecida foi encontrada. O local também é um ponto de peregrinação. O Porto Itaguaçú possui uma área de 129 mil m², e possui uma capela como lembrança daquela “pesca milagrosa”. Os embarques nas balsas ocorrem todos os dias da semana, sendo que é necessário 15 pessoas para iniciar o passeio, que tem em média 20 minutos de duração e é monitorado.

Memorial da Devoção

Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo turístico que fica no Santuário Nacional. O espaço abriga o Museu de Cera, com personalidades como o papa João Paulo IIMadre Paulina, Frei GalvãoPrincesa Isabel e o astronauta Marcos Pontes. No cinema, um filme de 15 minutos conta os 300 anos de história de Nossa Senhora Aparecida desde o surgimento da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, passando por milagres e sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. 

Teleférico de Aparecida

Liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. Mesmo que só tenha sido construído há pouco tempo, em 2014, o Bondinho Aparecida se tornou uma das principais atrações turísticas e já recebeu mais de 1 milhão de romeiros desde a inauguração. Possui 47 cabines que comportam até 6 pessoas em cada, e tem 1100 metros de percurso. 

Monumentos dos Milagres

Doze esculturas em metal, que chegam a medir até nove metros de altura expostas em cinco rotatórias da cidade, representam os cinco milagres realizados por Nossa Senhora: a pesca abundante, após a imagem ser encontrada no rio, o milagre das velas que se apagaram e acenderam sozinhas, a libertação das correntes do escravo Zacarias e do cavaleiro sem fé que não conseguiu entrar na igreja. A obra tem a assinatura do artista plástico Cláudio Pastro e foi produzida em Verona, na Itália pela Progetto Arte Poli. 

Mirante da Santa em Aparecida

mirante da santa
mirante da santa

Dedicado à Nossa Senhora, o monumento está em uma área particular, e é fechado ao público, mas pode ser observado da rodovia Presidente Dutra. Logo após a dona do terreno ser curada de um câncer que enfrentou em 2002, o pai prometeu que se ela fosse curada, construiria uma grande imagem em homenagem à Padroeira do Brasil. O pai da moça faleceu um ano depois da cura da filha, mas a promessa foi cumprida por ela.

Atenção a possíveis taxas nesses pontos turísticos em Aparecida.

Saiba mais – Guia prático de Aparecida

Passeios em Aparecida

A religiosidade em passeios sem igual

bondinho

Confira algumas das experiências em Aparecida que nosso time reservou para você.  

Tour religioso em Aparecida

Nosso tour religioso em Aparecida, a cidade da Padroeira do Brasil é, sem dúvidas, o local mais visitado pelos peregrinos. O Santuário Nacional, mas além dele você poderá conhecer outros lugares, como: A Basílica Velha, O Memorial da Devoção, o Porto Itaguacú, O Caminho do Rosário e muito mais..

Iniciaremos nosso tour pelo Caminho do Rosário com um percurso composto por 20 cenários e mais de 100 esculturas que apresentam os mistérios do rosário, ligando a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçú, onde a imagem foi encontrada em 1717. Além destes locais, visitaremos o Memorial da Devoção, as Basílicas, o Bondinho, o Campanário, a Passarela da Fé, a Sala das Promessas etc.

Em Aparecida existem locais secretos, embora não possamos visita-los, vale a pena conhecer essa história.

Caminhada pelo Caminho de Fé

Caminho da Fé foi inaugurado em 2003, o trajeto foi criado para oferecer uma melhor estrutura às pessoas que tinham o costume de fazer a caminhada até ao Santuário Nacional de Aparecida. Uma caminhada de fervor a Deus e em Nossa Senhora da Conceição Aparecida; uma proposta de turismo religioso, com orações e cânticos em devoção á Maria, mãe de Jesus.

Veja também – onde comer em Aparecida

Pontos turísticos com um iFriend em Aparecida

Conhecer os pontos turísticos em Aparecida será ainda melhor com um iFriend em Aparecida.

  • Paula –  a Paula é guia de turismo regional, nacional e da América do Sul. Especializada no Circuito Turístico Religioso e Campos do Jordão. Tem como missão proporcionar aos peregrinos uma experiência com o Sagrado, através da espiritualidade, arte e cultura. Seu carisma marcante é a alegria!
  • Juliano – O Juliano conhece muitas paisagens em Aparecida e no Vale do Paraíba como um todo e mostrará para você as belezas da região.

veja também – Onde comer em Aparecida

basilica de aparecida
basilica de aparecida

Aparecida, a cidade da fé, espera sua visita.

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.  

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?