Quando se trata de lugares inesquecíveis, experiências únicas e belezas naturais, a cidade maravilhosa dá aula. E os passeios no Rio de Janeiro em 2023 serão a sua sala de aula perfeita!
Por isso, vamos listar alguns pontos turísticos indispensáveis e passeios imperdíveis para que você curta seu ano da melhor maneira: aproveitando os 11 feriados prolongados de 2023.
Para se ter uma ideia, em 2023, os cariocas poderão emendar suas folgas em 9 feriados nacionais e em dois pontos facultativos nacionais. Isso sem contar os feriados de São Sebastião e Consciência Negra. Você não tem ideia de quantas atrações incríveis a cidade do Rio de Janeiro tem a oferecer!
Vamos dar uma olhada na lista de feriados:
1° de janeiro (domingo): Confraternização Universal.
7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo.
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes.
1° de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho.
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil.
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida.
2 de novembro (quinta-feira): Finados.
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República.
25 de dezembro (segunda-feira): Natal.
Temos também os pontos facultativos:
20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval.
21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval.
22 de fevereiro (quarta-feira): Carnaval.
8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi.
28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público.
Assim como os feriados municipais e estaduais:
20 de janeiro (sexta-feira): São Sebastião, padroeiro da cidade (Municipal).
20 de novembro (segunda-feira): Consciência Negra (Estadual).
Agora que já sabemos os dias que poderemos curtir os passeios no Rio de Janeiro em 2023, vejamos as belezas incríveis que só a Cidade Maravilhosa pode proporcionar:
Veja os iFriends no Rio de Janeiro
Santa Teresa
Sendo considerado um dos mais queridos bairros pelos cariocas Santa Teresa é recheada de samba, arte e gastronomia. Encontra-se bem no alto de uma serra o que acaba proporcionando vistas belíssimas de nosso querido Rio, realçando as belezas naturais da região e inspirando diversos intelectuais, acadêmicos e artistas que vivem na região.
Sem dúvidas, o carro chefe de Santa Teresa é o famoso bondinho que se encontra funcionando plenamente nos dias atuais. O meio de transporte inaugurado há 126 anos, dá a seus passageiros uma viagem tranquila entre o Centro do Rio e Santa Teresa e uma experiência histórica inesquecível.
Além disso, o bairro oferece também o Parque das Ruínas que, no século XIX, recebia artistas como Tarsila do Amaral e Villa-Lobos. Seu prédio principal por si só pode ser considerado como uma obra de arte.
Próximo ao Parque das Ruínas tem ainda o Museu Chácara do Céu que contém um grande acervo de pinturas e livros raros. Sendo um casarão lindo e bem conservado, o Museu proporciona uma vista maravilhosa para o centro do Rio.
Parque Nacional da Tijuca
Sendo a primeira floresta replantada do mundo, o Parque Nacional da Tijuca abrange o Corcovado e o Cristo Redentor, assim como trilhas, cachoeiras e diversas ruínas históricas.
O projeto de reflorestamento se deu no ano de 1961, tendo como principal responsável o major Manuel Gomes Archer que contou com a ajuda de seis escravos, alguns feitores, encarregados e assalariados e deram início ao reflorestamento. Em apenas 13 anos, mais de 100 mil árvores foram inseridas, em sua grande maioria espécies da Mata Atlântica.
O Parque, localizado no centro da capital, nos conta uma série de acontecimentos nacionais históricos permitindo ainda um contato inestimável com a natureza, além de providenciar inúmeras atividades socioeducativas.
Uma das grandes atrações naturais presentes no Parque Nacional da Tijuca é o circuito de grutas, localizadas na Trilha Circular Interna (uma das muitas trilhas presentes).
Entre elas, a Gruta do Belmiro e Luís Fernandes, cujo título é uma homenagem a dois homens que participaram ativamente no processo de reflorestamento do local. Há ainda uma outra gruta, cuja a profundidade ultrapassa os 100 metros apelidada de Caverna dos Morcegos.
Centro Histórico do Rio de Janeiro
É o passeio ideal para aqueles que desejam conhecer um pouco mais da história da cidade maravilhosa e, até mesmo, parte da história nacional.
Neste tour será possível visitar o deslumbrante Palácio Imperial da Praça XV, a primeira residência da família real portuguesa. A seguir, encontramos o arco dos Teles onde está a antiga casa de Carmen Miranda, além da tradicional travessa do comércio.
Além disso, no Centro Histórico do Rio é possível encontrar outros pontos tais como: Centro Cultural dos Correios, Casa França Brasil, CCBB, a renomada igreja da Candelária e também o Mosteiro de São Bento.
Para relaxar e apreciar caprichosos doces e lanches temos a confeitaria Colombo, considerada como um dos cafés mais belos do mundo pelo site U City Guides. Traz em sua estrutura e ambiente uma ideia de como teria sido a Belle Époque na então capital da República.
Seus salões, que ganharam uma reforma (entre 1912 e 1918) no estilo artístico Art Nouveau, receberam clientes famosos tais como: Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Emílio de Meneses, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.
Esses passeios no Rio de Janeiro em 2023 são obrigatórios, não é mesmo?
Assista: Tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro
Sítio Burle Marx
Situado no coração da Zona Oeste, a antiga casa do arquiteto e paisagista armazena uma das coleções mais importantes de plantas tropicais e subtropicais da Terra.
O sítio oferece em seus 365 mil m² um passeio por jardins incrivelmente belos, formados por mais de 3.500 espécies de plantas. Devido à grande biodiversidade presente no local, o sítio conta com diversos tipos de biomas tais como: restinga, manguezal e Mata Atlântica, demonstrando uma riqueza natural dificilmente encontrada em outros lugares do país.
Durante o passeio, será possível visitar também a casa de Roberto Burle Marx e sua coleção de arte, formada principalmente por arte folclórica. Os visitantes poderão conhecer um pouco do processo intelectual do artista, suas ideias e inspirações.
As praias do Rio
As praias do Rio de Janeiro são um capítulo à parte nessa linda história de amor.
O Rio de Janeiro tem 98 praias. Divididas pelas zonas sul e oeste, você tem diversão garantida para todas as tribos.
Desde as mundialmente famosas praias de Copacabana, Flamengo, Arpoador e Barra da Tijuca até as mais isoladas como do Secreto, Recreio dos Bandeirantes, Grumari… Todas são lindas e você ainda pode ter experiências fantásticas com nossos iFriends.
Assista: Tour pelas praias da zona sul do Rio
Agora que você já viu os incríveis passeios no Rio de Janeiro em 2023 chame um iFriend e curta a viagem!
Veja as experiências no Rio de Janeiro com nossos iFriends.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar