Apesar de ser a mais nova das Missões, Santo Ângelo foi a que mais se desenvolveu.
Não é à toa que é considerada a Capital das Missões no Rio Grande do Sul e é a base dos passeios que levam até São Miguel das Missões, no lado brasileiro, e San Ignácio Mini e outras ruínas jesuítas, no lado argentino.
O título conferido à cidade é porque ela oferece mais opções de hospedagem, alimentação e diversão do que todas as outras desse circuito.
Vale muito passar, pelo menos, dois dias inteiros para visitar as principais atrações de Santo Ângelo. Listamos elas aqui para você!
Saiba mais: Guia de viagem Santo Angelo
- Praça Pinheiro Machado – No centro histórico da cidade, está a Praça Pinheiro Machado. A entrada oficial da praça é feita por um pórtico, que traz na estrutura duas imagens: uma do Anjo Custódio das Missões e outra simbolizando um missioneiro. Observe que, em cada canto da praça, há uma cruz jesuítica original – ela é o símbolo dos povos das Missões.
- Catedral Angelopolitana – Ao fundo da Praça Pinheiro Machado, está uma das vistas mais belas de Santo Ângelo: a Catedral Angelopolitana. Com traços renascentistas e barrocos, a Catedral é muito charmosa e tem na fachada esculturas dos padroeiros dos Sete Povos das Missões, esculpidos em pedra grês. Uma curiosidade interessante é que esta é uma das poucas igrejas que tem como padroeiro um anjo, e não um santo.
- Museu Municipal José Olavo Carvalho – Localizado no centro histórico da cidade, o Museu Municipal José Olavo Carvalho está instalado em um prédio erguido no final do século XIX, e é uma das mais antigas construções do período pós-jesuítico. O museu é lar de valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio.
- Centro Municipal de Cultura – Importante centro cultural do município, o espaço é destinado à promoção de cursos, palestras, reuniões, apresentações e oficinas artísticas. O acervo Tupambaé, o Museu do Cinema Vivaldino Prado e a Biblioteca Pública Policarpo Gay fazem parte do complexo do centro de cultura.
- Memorial da Coluna Prestes – Bem próximo ao centro de cultura, está o Memorial da Coluna Prestes, situado em uma antiga estação férrea da cidade. A beleza do local é surpreendente. A preservação de um antigo trem e uma restauração trouxe de volta elementos importantes para a ambientação do espaço. Na fachada há um vagão que fazia o percurso Santo Ângelo-Porto Alegre e que funcionou até 1969. Dentro do museu há três salas com objetos e documentos que pertenceram a Luís Carlos Prestes, militar e líder revolucionário brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX.
- Casa Cultural Tekoha – A Casa Cultural Tekoha é um espaço cultural com atrativos para diferentes públicos. Tem salas de convivência, artesanato inspirado na cultura missioneira e gaúcha e muitas oficinas, entre elas, a oficina do chimarrão e oficina do churrasco. É um passeio imperdível em Santo Ângelo.
- Aldeia de índios guaranis – Conhecer de perto uma aldeia de índios guaranis é um programa que, com certeza, vai deixar a viagem guardada na memória com muito carinho. A Aldeia Tekohá fica em Buriti, distrito de Santo Ângelo. Há programas especiais para os turistas, que podem incluir atividades como brincadeiras com arco e flecha e apresentações de canções guaranis.
Durante a visita, você vai conhecer um pouco da história e também o principal trabalho dos índios, o artesanato. É um passeio que te fará refletir sobre a importância deles, que tanto contribuíram para a formação da região das Missões.
Veja também: Quanto custa viajar para Santo Angelo?
iFriend: Guia de viagem em Santo Ângelo
Passeios em Santo Ângelo: Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.
Conheça os iFriends em Santo Ângelo e divirta-se!
Santo Ângelo, a Capital das Missões, espera sua visita!
iFriend. Find a friend, enjoy the ride.
Comentar