HomeDicas de ViagemPasseios em Paraty
Dicas de Viagem

Passeios em Paraty

alambique-paratiana-ifriend
Atrações que agradam a diferentes públicos

Paraty é uma raridade de cidade colonial com praia. Com um fantástico conjunto arquitetônico e belezas naturais estonteantes, a cidade atrai diferentes públicos e agrada aos viajantes mais experientes.

Se você vai viajar para Paraty e ainda está na dúvida do que fazer, dá uma olhada nesses passeios que selecionamos!

  • Centro Histórico – Considerado pela Unesco “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do país”, o centro histórico de Paraty é um lugar que vale a visita, mesmo se você só está interessado em curtir as praias. Se jogue pelo centro histórico e aprecie as fachadas e monumentos, desfrute da cena gastronômica e das lojas de artesanato (boas para o turista que gosta de levar souvenirs).

Agora se você está viajando com o intuito de se conhecê-lo de ponta a ponta, não deixe de visitar a Casa da Cultura, que funciona em um casarão histórico com apresentações e exposições sobre a cidade. As igrejas também merecem sua atenção. As mais famosas são a Igreja da Matriz e a Igreja Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Capelinha.

Saiba mais: Guia de viagem Paraty

  • Museu de Arte Sacra – Localizado dentro de uma igreja de pedra de 1722, a Igreja de Santa Rita, o Museu de Arte Sacra conta com um acervo de peças de barro, madeira, metal, prata e ouro dos séculos XVII, XVIII, XIX, chegando até o início do século XX. São todas peças encontradas em Paraty, nas igrejas do centro histórico e também nas igrejas da área rural e costeira.
  • Teatro de Bonecos – No centro histórico de Paraty, você também pode se surpreender com o famoso Teatro de Bonecos. A apresentação do Grupo Contadores de Estórias acontece aos sábados no Teatro Espaço. A riqueza dos detalhes impressiona e cada gesto manipulado transmite uma emoção.

Principalmente na alta temporada, reserve os ingressos com antecedência, pois os espetáculos costumam lotar.

  • Alambiques – As cachaças paratienses são conhecidas pelo seu sabor diferenciado. Na época colonial, Paraty contava com muitos engenhos de cana-de-açúcar e chegou a ter mais de 200 alambiques. Hoje, restam poucos deles na cidade e, felizmente, estão abertos à visitação.

Um bom passeio para fazer em Paraty é aprender um pouco sobre a história da cachaça paratiense em um de seus alambiques, é claro, com direito a degustação no final. Alguns deles são: Maria Izabel, Paratiana, Coqueiro, Engenho d’Ouro, Corisco e Pedra Branca.

Seja qual for escolher, não deixe de provar a “Gabriela”. A bebida mistura cachaça, cravo, canela e melado de cana e também é facilmente encontrada nos bares do município.

  • Passeio de Jeep – O passeio de jeep, oferecido por diversas agências em Paraty, é ideal para quem gosta de emoção sem abrir mão de conforto. Conheça praias, cachoeiras e recantos incríveis; visite alambiques, ateliers e bons restaurantes da região rural da cidade. Tudo isso com um guia local que vai te mostrar as histórias e curiosidades de cada atração.
  • Cachoeiras – A Costa Verde é coberta pela Mata Atlântica e abençoada pela natureza com lindas quedas d’água. Muitas delas estão em Paraty. Todas as cachoeiras podem ser visitadas e a maioria tem fácil acesso. As principais são: Cachoeira do Tobogã, Poço do Tarzan, Cachoeira Pedra Branca, Poço da Usina, Cachoeira do Iriri e Cachoeira do Crepúsculo.
Cachoeira Pedra Branca. Foto: Deni Williams / Flickr

iFriend: Guia de viagem Paraty

Escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Paraty e divirta-se!

Paraty, a cidade colonial da Costa Verde, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Que tal?