HomeDicas de ViagemO que fazer em Ubatuba
Dicas de Viagem

O que fazer em Ubatuba

Praia Vermelha Ubatuba
Praia Vermelha Ubatuba
Ubatuba tem o roteiro perfeito para quem quer se divertir muito no mar e nas cachoeiras

O que fazer em Ubatuba? O visitante de Ubatuba deve considerar duas coisas: a primeira é que Ubatuba é o roteiro perfeito para quem adora curtir praia – e tem muitas praias!

Desertas ou urbanas, acessíveis por trilha ou de barco, em ilhas ou na beira da estrada – não importa. A beleza ímpar da Costa Verde deve ser apreciada com os pés na estrada.

A segunda é que o índice pluviométrico da cidade é alto, por isso mesmo a cidade é apelidada carinhosamente de Ubachuva. Não considere isso como impeditivo para fazer um passeio bem legal: espere a chuva passar e aproveite!

Ubatuba há muitas cachoeiras bem distribuídas ao longo da costa, mas é ideal que o visitante opte por fazer as trilhas e passeios às cachoeiras com o auxílio de um guia.

Como a tendência de chuvas é muito grande em Ubatuba, os trechos com cachoeiras tendem a ser tão perigosos quanto o mar de ressaca – as temidas trombas d´água.

Por questões de segurança, os guias mais experientes poderão auxiliar nessa aventura, informando quando é o momento de se retirar.

Saiba mais: Guia de Viagem Ubatuba

Roteiro de três dias

Ubatuba é um município costeiro do litoral norte do estado de São Paulo é rodeado pela floresta tropical do Parque Nacional da Serra do Mar. Suas praias são consideradas as mais belas protegidas e perigosas do litoral paulista. Você terá inúmeras atrações para visitar e precisará, certamente, de muito mais do que três dias!

Vista ilha Prumirim - Ubatuba

Primeiro dia

Faça uma visita ao centro da cidade – conheça o Aquário de Ubatuba, perfeito para os dias de chuva, ideal para levar as crianças para conhecerem um pouco sobre a vida marinha.

Da mesma forma, o Projeto Tamar, único no estado de São Paulo, possui tanques, aquários, terrários, uma praia artificial e até um museu sobre a cultura caiçara. Sua extrema importância se dá por estar localizado em um local de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

À noite você pode aproveitar a feirinha hippie de Ubatuba – que vende todo tipo de bugiganga de praia: canga, tattoo de rena, tererê, acessórios de prata, saídas de praia…

Sobradão do Porto é outra opção cultural. Um prédio histórico do período de exportação cafeeira está aberto à visitação e tem espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, oficinas culturais e cursos.

Não deixe de experimentar o Sorvete ao Forno do Tachão, a sobremesa perfeita para esse primeiro dia.

Segundo dia

Pela manhã, conheça a Ilha do Prumirim – uma das mais lindas ilhas de Ubatuba – de um lado cachoeira e do outro o mar. Aproveite o dia.

Além do Prumirim que é a mais conhecida, também há verdadeiras obras de arte naturais como as cachoeiras da Água Branca, da Renata, dos Poços, da Escada, do Poço Verde e do Chafariz (para falar das mais acessíveis e procuradas) não deixe de conferir no guia as Cachoeiras de Ubatuba onde faremos um detalhamento de cada uma delas.   

Celebre o fim do segundo dia na balada  180° – essa casa noturna foi construída sobre as pedras e fica totalmente de frente para o mar. Se você ficar até o amanhecer, aproveite para contemplar o inesquecível nascer do sol, entre o mar e as pedras.

Terceiro dia

Comece seu dia beeeem cedo! Algumas das praias e cachoeiras mais bonitas de Ubatuba exigem caminhadas mais longas para serem visitadas – aproveite o terceiro dia para fazer uma das trilhas em meio a exuberância da Mata Atlântica. Todas as trilhas são gratuitas e de fácil acesso à pé (esqueça o carro e o ar condicionado) calce seu melhor tênis e vem com a gente.

A Trilha das Sete Praias tem um percurso de 10 km (somente ida), que leva a belas faixas de areia vazias ou desertas. O trajeto começa na Praia da Fortaleza, seguindo pela Praia do Cedro; Praia Deserto; Praia Grande do Bonete; Praia do Bonete; Praia do Peres; Praia do Oeste e, finalmente, a Praia da Lagoinha. (para maiores detalhes consulte o detalhamento nas Praias de Ubatuba).

Outra opção é a Trilha da Praia das Sete Fontes, que tem o percurso total de 4 km (somente ida) – ideal para quem não tem muito preparo físico. A trilha parte do canto direito da Praia da Ribeira, passa pela quase deserta Praia do Flamengo e termina na encantadora Praia das Sete Fontes. Cerca de 1,5 km depois você chega até a Gruta do Pirata. O trajeto não é difícil e há alguns pontos com escadas improvisadas que ajudam nos trechos mais íngremes. .

Roteiro mais dias

Mais de 100 praias, cachoeiras, formações rochosas e muito, mas muito verde! Você ainda não viu tudo em Ubatuba, mas se você ficar mais alguns dias poderá conhecer um pouco mais de suas belezas naturais, praticar esportes de aventura e já começar a planejar sua próxima viagem. Uma viagem só é muito pouco para conhecer o paraíso.

Agora que você já sabe o que fazer em Ubatuba, veja os melhores Pacotes de experiências em Ubatuba   para você aproveitar MUITO a sua estadia! 

Veja também: Quando visitar Ubatuba

Praia de Santa Rita - Ubatuba - SP
Praia de Santa Rita – Ubatuba – SP

Ubatuba é linda e está esperando sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?