HomeDicas de ViagemO que fazer em Santo Ângelo?
Dicas de Viagem

O que fazer em Santo Ângelo?

Espetáculo de Som e Luz nas ruínas- Santo Angelo - RS
Espetáculo de Som e Luz nas ruínas- Santo Angelo - RS
A cidade mais animada da Rota das Missões tem museus, espaços culturais e uma linda catedral

O que fazer em Santo Ângelo? Para muitos turistas, Santo Ângelo é ponto de partida para roteiros que levam às ruínas das reduções jesuíticas das Missões. 

A cidade tem algumas atrações bem legais e indicamos a permanência de dois dias (uma noite) para que você consiga conhecer os principais pontos de interesse e aproveitar a gastronomia local.

Confira o roteiro em Santo Ângelo que nossa equipe montou para você!

Saiba mais: Guia de viagem Santo Angelo

Aldeia Tekohá
Aldeia Tekohá

Primeiro dia

Comece o passeio pelo centro histórico. Na Praça Pinheiro Machado estão os atrativos que mais encantam os visitantes.A entrada oficial da praça é feita por um pórtico, que traz na estrutura duas imagens: uma do Anjo Custódio das Missões e outra simbolizando um missioneiro. 

Ao fundo da Praça Pinheiro Machado, está uma das vistas mais belas da cidade: a Catedral Angelopolitana,com traços renascentistas e barrocos. A Catedral é o principal ponto turístico de Santo Ângelo.

De lá, siga para o Museu Municipal José Olavo Carvalho, no centro histórico mesmo. É um passeio muito válido, principalmente para quem quiser se aprofundar na história da região. O local abriga valiosos materiais do período jesuítico-guarani, além de uma maquete da antiga redução de Santo Ângelo Custódio. 

Depois de visitar o museu, faça uma pausa para o almoço. Nossa dica é o Restaurante Quick, com opções à la carte, buffet livre ou a quilo.

O Centro Municipal de Cultura, um ponto turístico importante da cidade, é seu próximo passeio. No local está o Acervo Tupambaé, que conta a história dos índios no período das reduções jesuíticas, e também o Museu do Cinema.

Para fechar o dia, você precisa conhecer a chocolateria e cafeteria Kemper’s Haus, um lugar aconchegante com diversos tipos de salgados e tortas.

Segundo dia

No segundo dia, você vai conhecer o Memorial Santa Teresa Verzeri. Situado dentro de um colégio com o mesmo nome, pertence às Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. O museu temmais de 2 mil peças no acervo.Elas honram o legado de Teresa Verzeri e também remetem ao período das primeiras Irmãs Missionárias que chegaram ao Brasil. O cuidado e a beleza do acervo são impressionantes, por isso vale a pena dar uma passadinha para conhecer o local.

Seu próximo passeio do dia vai ser pela Casa Cultural Tekoha, um espaço cultural com salas de convivência, artesanato inspirado na cultura missioneira e gaúcha e muitas oficinas. Tem até oficina de chimarrão e de churrasco,daqueles bem “raiz”, feito com fogo de chão.

Para participar da oficina do chimarrão e do churrasco e também curtir as apresentações artísticas que a casa oferece, é necessário marcar agendamento pelo telefone (55) 99632-2145.Para participar daprogramação completa da casa, o ingresso custa R$ 60 por pessoa.Mas, para quem deseja apenas visitar o local, apreciar os artesanatos ou se deliciar no café que tem lá, a entrada é gratuita.

Depois de aproveitar tudo que a Tekoha oferece, visite o Memorial da Coluna Prestes, localizado em uma antiga estação férrea da cidade. Logo na fachada há um vagão de tremque fazia o percurso Santo Ângelo-Porto Alegre e que funcionou até 1969. Dentro do museu, há três salas com objetos e documentos que pertenceram a Luís Carlos Prestes.

Para o jantar, nossa dica é a pizzaria Don Augusto, com opção de rodízio e à la carte.

Terceiro dia

Após ter conhecido as principais atrações da “Capital das Missões”, é hora de mudar um pouco a programação e seguir para Buriti, distrito de Santo Ângelo, no interior da cidade.

Você vai viver uma experiência ímpar ao visitar uma aldeia de índios guaranis, a Aldeia Tekohá. Você vai conhecer a história da tribo, sua rotina e costumes. Há programas especiais para os turistas, que podem incluir atividades como brincadeiras com arco e flecha e apresentações de canções guaranis.

A uma hora de Buriti está São Miguel das Missões, outro município que faz parte da Rota das Missões. Aproveite para fazer um bate-volta a São Miguel para conhecer a atração mais aguardada do circuito turístico missioneiro: o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, cartão-postal da cidade. O local realmente possui uma energia diferente e desperta uma sensação ímpar.

Logo na entrada já é possível avistar a antiga igreja jesuítica. O templo começou a ser construído em 1735 e levou dez anos para ser finalizado. Em um dos pontos da igreja, se você olhar para cima verá que a junção das paredes e do teto forma uma cruz missioneira. É belíssimo!

Outra atração dentro do sítio arqueológico é o Museu das Missões, que tem muitas obras sacras, incluindo sinos e esculturas.

Na saída do sítio arqueológico, há algumas lojas de artesanato onde você pode aproveitar para comprar lembrancinhas.

Se ainda tiver pique, fique para o Espetáculo de Som e Luz nas ruínas. Ele acontece diariamente, às 20h, e é imperdível em São Miguel das Missões.

Mas se já estiver batendo o cansaço, antes de voltar para Santo Ângelo, aproveite para fazer uma refeição no Restaurante e Pizzaria Recantus, referência em São Miguel.

Veja também: Quando visitar Santo Angelo?

Santo Angelo - Missões
Santo Angelo – Missões

iFriend: Guia de viagem em Santo Ângelo

Agora que você já sabe o que fazer em Santo Ângelo, escolher um guia de viagem para acompanhá-lo em alguns passeios e roteiros pode ser a melhor opção para você aproveitar ao máximo a cidade.

Conheça os iFriends em Santo Ângelo e divirta-se!

Igreja de São Luiz Gonzaga – Santo Angelo

Santo Ângelo, a Capital das Missões, espera sua visita!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Comentar

Comentar

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?