HomeDicas de ViagemEstá na hora de voltar a viajar?
Dicas de Viagem

Está na hora de voltar a viajar?

Viajar destaque ifriend
Viajar destaque ifriend
Bora viajar? se liga nas dicas!

Com o avanço da vacinação em todo o mundo e as boas expectativas com a chegada do segundo semestre, uma pergunta tem rondado a cabeça de muitas pessoas: é seguro voltar a viajar?

Com um cenário mais otimista, os brasileiros se mostraram mais confortáveis e interessados em viajar. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo site de reservas Booking.com, e divulgada no Valor Investe, apontou que 76% dos brasileiros sonham em viajar ainda em 2021.

Mas para ajudar você a tomar a sua decisão, levantamos as principais questões em relação às normas de prevenção e cuidados na hora de viajar na pandemia.

Veja também: Por que viajar com um iFriend?

Foto reprodução internet

É seguro viajar de avião na pandemia?

As linhas aéreas estão retomando voos entre os principais destinos brasileiros e internacionais. Então, se você está pensando em viajar de avião na pandemia, saiba que é possível fazer uma viagem tranquila e segura, seguindo alguns cuidados desde o check-in até a hora de embarcar e aproveitar o voo. 

Faça o seu check-in on-line

Esta é uma das medidas adotadas com a intenção de diminuir os riscos de viajar de avião na pandemia. O passageiro pode fazer o check-in no site, aplicativo ou totem da companhia aérea, ou seja, ao invés do método tradicional. Isso evita o contato e aglomerações nas áreas de embarque. Se informe na companhia aérea com antecedência sobre o funcionamento do serviço de check-in on-line. 

Use sempre máscara

Esse é um item de proteção essencial e obrigatório, antes, durante e depois do embarque. Opte pelos modelos de máscara cirúrgica, de tecido com tripla camada de proteção, ou as máscaras PFF2, consideradas o modelo mais seguro por alguns especialistas. Ao contrário das regras para viajar de avião na pandemia durante 2020, não é possível utilizar apenas o protetor facial (face shield), máscaras com respirador ou qualquer outro tipo de tecido cobrindo o rosto, como bandanas e lenços, por exemplo. 

Exame de COVID-19

Preste bem atenção na hora de escolher seu destino de viagem, pois principalmente os internacionais, é obrigatória a realização de um exame a fim de diagnosticar a COVID-19. Desse modo, é importante verificar se o destino desejado solicita o procedimento e em que idioma o resultado deve ser entregue, seja em inglês, espanhol ou português, por exemplo.

É seguro se hospedar em hotéis durante a pandemia?

As hospedagens tiveram que se adaptar a esse novo desafio do turismo tomando medidas de segurança e higienização para garantir a tranquilidade e a comodidade dos hóspedes. Caso você precise viajar, mais do que nunca é hora de escolher com cuidado os melhores hotéis para se hospedar. Algumas das nossas dicas mais importantes são:

  • Obrigatoriedade do uso de máscaras nas áreas comuns dos hotéis
  • Álcool em gel e máscara disponíveis para hóspedes e clientes na recepção;
  • Distanciamento social nas áreas comuns do hotel;
  • Elevadores com a capacidade de pessoas reduzida;
  • Restaurantes com as mesas respeitando as regras de distanciamento;
  • Bufê invertido para limitar o contato humano com alimentos e bebidas, além de oferecer o cardápio com acesso pela internet;
  • Manutenção e controle reforçado do sistema de renovação de ar e sistema de água;
  • Medição de temperatura de colaboradores e hóspedes diariamente;
  • Mudanças no funcionamento das áreas de lazer;
  • Piscina com procedimentos específicos de limpeza, higienização e controle de frequência;
  • O fitness center com álcool em gel para a limpeza de equipamentos e limitação no número de pessoas no espaço.
  • Reserva e pagamento antecipado de diárias;

Quais os cuidados que devo ter ao voltar a viajar?

Para a voltar a viajar com o máximo de segurança, algumas regras deverão ser respeitadas:

Escolha destinos próximos

Fazendo essa opção, é possível viajar de carro, diminuindo assim o contato com outras pessoas durante o percurso, além do turismo regional ser uma ótima opção para realizar uma viagem segura nesse momento.

Busque informações antes de sair de casa

Procure saber todas as notícias sobre o destino que você irá viajar. Desse jeito, saberá a fase pela qual o local está passando e como está o nível de controle da pandemia na cidade de destino.

Prevenir é sempre o melhor remédio

Use e abuse do álcool em gel, das máscaras de proteção em ambientes sociais. Além disso, evite tocar o rosto sem higienizar as mãos e sempre respeite o distanciamento social. 

Alimente-se com segurança

Na hora das refeições, opte por se alimentar na área externa, onde a circulação de ar é maior, o que diminui o risco de contágio. Também prefira pratos a la carte, que são servidos diretamente na mesa, evitando passar por um grande número de pessoas, como no sistema self-service.

Diversão na natureza, a melhor opção!

Faça atividades de lazer e recreação ao ar livre, em meio à natureza. Isso garante uma boa circulação de ar e possibilita o distanciamento correto, sem contar que é uma forma de manter a vida mais saudável.

Leia também: Curiosidades sobre a Chapada dos Veadeiros

Agora que você já se sente seguro para voltar a viajar tenha os melhores momentos com um iFriend. O guia local mostrará o que cada lugar tem de melhor e você se sentirá muito mais seguro!

iFriend. Find a friend, enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?