HomeDicas de ViagemComo se preparar para um mochilão
Dicas de Viagem

Como se preparar para um mochilão

Como se preparar para um mochilão

Fazer um mochilão é a certeza de viver uma experiência única, cheia de aventura e com ótimas memórias. As malas dão lugar à mochila que carrega um pouco de tudo, e todas as decisões fogem do convencional. Por isso, é muito importante saber como se preparar para um mochilão, assim você consegue se programar e aproveitar ao máximo a viagem.

Esse é o momento perfeito para esquecer aquela viagem no estilo 5 estrelas e incluir mais de um destino no seu roteiro. Além de tudo, ela é feita sozinha, com amigos ou com o viajantes que você conhece entre uma cidade e outra.

Mas, como se preparar da forma certa para um mochilão? Veja as nossas dicas para colocar o pé na estrada!

Como funciona o mochilão

Antes de tudo, precisamos entender como funciona um mochilão, certo? Só assim podemos partir para as melhores dicas.

Viajar fazendo um mochilão é um estilo de vida, e as pessoas que gostam de fazer este tipo de viagem se importa menos com locais turísticos e vive intensamente a cultura local. Mas, muito além disso, os mochileiros tentam economizar – não só no dinheiro – mas em todos os excessos enquanto você está realizando uma viagem internacional.

Quem quer viver essa experiência precisa pesquisar bastante sobre como aproveitar as melhores partes desta aventura. Economizar na viagem é a palavra chave, e planejamento é extremamente importante.

Monte um bom roteiro

Não é porque a viagem desse tipo que ela pode acontecer de qualquer maneira, certo? É preciso ter planejamento e organização, o que exige a criação de um bom roteiro. Então, é hora de abrir o mapa — físico ou virtual — e escolher para onde ir.

Prefira destinos baratos e fora da alta temporada, pois um dos objetivos é economizar. Pense em locais com passagens em conta e que não tenham um custo de vida tão elevado.

Você ainda pode — e deve! — criar um roteiro por várias cidades. O truque é escolher cidades ou até países próximos, que não precisem de deslocamento de avião. Na Europa, por exemplo, é possível visitar alguns países apenas usando o trem. Que tal?

Acerte na hospedagem barata

mochilão também é famoso por incluir hospedagem barata, mas de qualidade. Nessa experiência, o hotel de 5 estrelas dá lugar a um hostel ou mesmo a um quarto alugado em uma residência, por exemplo.

Busque boas ofertas e pense que, na maioria das vezes, o local serve apenas para você pernoitar. Então, não é preciso ter tanta estrutura e sobra mais dinheiro para gastar em outros momentos. Essa é uma das maiores dicas de como se preparar para um mochilão.

Mas tome cuidado: escolha apenas locais confiáveis e com boas indicações. Assim, você evita dores de cabeça e problemas, combinado?

Tenha ajuda de guias locais em seu mochilão

Quem viaja nesse estilo, em geral, deseja ter uma experiência única e que foge totalmente da ideia de apenas turistar. É o seu caso? Pois contar com as dicas dos guias locais faz toda a diferença!

Com a ajuda desses profissionais, você poderá descobrir passeios turísticos autênticos e viver o que cada cidade tem a oferecer. Mais do que conhecer os locais da moda, seu mochilão vai servir para explorar a cultura de um modo único.

O melhor? Ainda tem a chance de fazer um novo amigo e aproveitar o lugar como quem vive por lá!

Pense em quais itens vale a pena levar

Já que as malas ficam de fora dessa viagem, você deve usar uma mochila com grande capacidade e muita resistência. Lembre-se de que ela vai carregar tudo aquilo de que precisa, então é melhor investir em algo de qualidade.

Na hora de se preparar para o início da viagem, separe apenas o que vai realmente usar. Prefira roupas básicas e conjuntos que combinem entre si, por exemplo. Deixe o que não for importante em casa para não carregar peso à toa.

Ah, não se esqueça dos itens essenciais e que são relevantes até para sua segurança. Passaporte, documentos e dinheiro no câmbio local devem ser bem guardados para não passar por nenhum aperto.

Saber como se preparar para um mochilão exige organização e fazer as escolhas certas. Ao seguir essas dicas, você tem a chance de viver uma experiência única e que transformará a sua visão sobre o mundo das viagens!

Viva uma experiência local

Agora que você já conferiu nossas dicas nessa matéria, iremos dar uma dica extra para sua viagem ser ainda mais inesquecível: Contratar um Guia Local para customizar seus passeios e possibilitar roteiros personalizados, dando a possibilidade de aproveitar muito mais seu destino.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?