Copa do Mundo 2022: Marrocos, o primeiro país pertencente ao Mundo Árabe a jogar uma semifinal do Mundial o faz na primeira sede árabe do torneio da história, o Catar, levando dezenas de milhares de torcedores aos estádios.
Arábia Saudita: já faz algum tempo que os sauditas anunciaram um ambicioso projeto de construção de uma cidade inovadora, chamada The Line, dentro de um edifício de 170 quilômetros ao longo do deserto, com energia puramente renovável, facilidade de transporte e espaços urbanos disponíveis para uma população estimada de 9 milhões de pessoas.
Só nos últimos meses, esses dois exemplos ajudam a solidificar a noção de um Mundo Árabe menos isolado e mais vanguardista na liderança global em relação à tecnologia, economia e sustentabilidade – e não há nenhuma razão para acreditar que não também no turismo.
O que você precisa saber sobre o Mundo Árabe
Primeiramente, para saber do que se trata esse Mundo Árabe e por que ele pode se tornar tão importante, precisamos entender que ele diz respeito a um conjunto de países que compartilham língua e cultura árabe, englobando, com exceções, os países do Oriente Médio e Norte da África. Embora seja comum associar essa cultura e língua ao islamismo, o Mundo Árabe não se trata de um conjunto de países mulçumanos.
Os 22 que estão inseridos no grupo têm uma população de quase meio bilhão de pessoas (equivalente a dois Brasis) e uma economia maior que a da França. Quem são eles? Arábia Saudita, Argélia, Barein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.
Alguns desses países já são tradicionalmente vocacionados para o turismo como Marrocos, Tunísia, Líbano, Egito e Jordânia. Outros tiveram um boom turístico no século XXI como os Emirados Árabes Unidos, com suas Dubai e Abu Dhabi. O Catar tem uma expectativa enorme de crescimento no pós-Copa de 2022. As gigantes companhias aéreas Emirates e Qatar Airways são outras bandeiras do tamanho e potencial do mercado árabe.
O Brasil não está excluído desse contexto. Com uma enorme comunidade libanesa e descendentes vivendo em solo brasileiro, os iFriends do Mundo Árabe têm uma grande oportunidade de receber os turistas da nação sul-americana interessados em conhecer mais das heranças e culturas árabes em toda a região.
Na outra ponta, a população do Mundo Árabe viaja o planeta todo e quer encontrar estruturas e passeios que contem a história da influência que sua cultura provocou em diversos destinos e, mais importante, que suas crenças e religião sejam respeitadas no local onde tiram férias.
E você, iFriend? Tem a oportunidade de contar uma história sobre ou para o Mundo Árabe na sua cidade?
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar