Jericoacoara, uma simpática vila no Ceará, a 300 km da capital Fortaleza, é um dos destinos mais desejados do Brasil há muitos anos. Com a retomada do turismo e a chegada do verão 2023 se aproximando, o destino deve receber milhares de visitantes nas próximas férias.
Nós, que também somos fãs de Jeri, selecionamos as principais razões para o seu sucesso neste post. Confira 10 coisas que amamos em Jericoacoara!
1) O visual
Todos os apaixonados por Jericoacoara, seja por uma fotografia ou por um relato daquele amigo que visitou a região, se encantaram de cara pelo seu visual excepcional. Dunas, praias e lagoas ficarão na nossa mente antes ou depois de pisarmos em Jeri. Quem é que não fica vidrado naquelas imagens fantásticas da Duna do Pôr do Sol ou da Lagoa Paraíso, não é mesmo?
2) O apelido
Jeri: quatro letrinhas que resumem o sentimento de alguns dias na vila de Jericoacoara. A sonoridade do apelido é tão marcante quanto a facilidade com que ignora-se o restante das letras do nome completo. Não que o “coacoara” seja pouco importante, mas Jeri é um apelido que apaixona.
3) A tranquilidade
É fácil se esquecer de todos os problemas quando se está no paraíso. Com tanta coisa acontecendo no mundo e uma velocidade crescente no ritmo de notícias e informações com que somos bombardeados diariamente, o contraste encontrado lá para uma paz de espírito é enorme. Aliás, tudo em Jericoacoara emana paz, sossego e tranquilidade.
4) Os esportes
Se tem uma das 10 coisas que amamos em Jericoacoara é seu enorme leque de opções para os praticantes de esportes. É possível encontrar dos mais individuais, como caiaque e surf, àqueles em que se comunga de atividades em grupo, como capoeira e yoga.
Para os mais radicais, modalidades como o windsurf, kitesurf e sandboard são bastante procuradas. Se preferir um esporte aquático mais tranquilo, o stand up paddle é fortemente presente na vila.
É fácil perceber como os esportes em Jericoacoara contribuem para torná-la um local tão especial.
5) A gastronomia
Quão frustrante seria estar num lugar tão incrível e não poder degustar de uma culinária local com toques da regionalidade nordestina e sabores frescos vindos do mar? Fique tranquilo, pois é exatamente isso que a gastronomia de Jericoacoara nos apresenta. Peixes, frutos do mar, moquecas, bobós, baiões de dois e coquetéis refrescantes à beira-mar nos surpreendem a cada refeição.
6) A badalação
O ritmo tranquilo não é impeditivo para uma vida noturna intensa em Jeri. Os turistas e locais podem confraternizar num forró, barzinho com música ao vivo ou beach club.
O esquenta para o rolê acontece na Praça Principal. Dê um confere nas barraquinhas da praça, nas quais o forte são os diversos drinks à base de cachaça, além de outras bebidas alcoólicas.
7) As pousadas
Simplicidade é o nome do jogo e as pousadas de Jeri garantem que, mesmo em seu repouso, tudo será perfeito. Todos os pequenos detalhes são pensados para você se apaixonar pelo seu quarto, seu café da manhã e as áreas comuns da hospedagem. Seu único problema vai ser decidir curtir a piscina ou ir à praia.
8) O clima
A temperatura na vila é constante o ano inteiro, variando de 25ºC a 29ºC.
O calor está sempre presente na região, garantindo a possibilidade de visita planejada em períodos de menor concorrência. Para quem gosta de dias quentes e a combinação deles com uma praia deslumbrante, eis aqui mais uma das 10 coisas que amamos em Jericoacoara.
9) O mar
“O mar, quando quebra na praia, é tão lindo. É tão lindo.”
O baiano Dorival Caymmi provavelmente se referia a algum paraíso de seu estado, mas se fossem luvas esses versos vestiriam perfeitamente a mão de Jeri. A cor e a temperatura da água, seu contraste com as dunas, a maneira como o oceano é um bom anfitrião para os esportistas – não faltam motivos para apreciar o mar de Jericoacoara.
10) O povo local
Há quatro razões que demonstram o porquê de os jijoquenses serem um diferencial de Jeri: a alegria no sorriso ao receber os viajantes, o cuidado ao preparar tudo para que eles se sintam em casa, a sabedoria de lidar ano após ano com as mudanças que o grande fluxo turístico traz e a generosidade em compartilhar as coisas boas da vila.
Tem como não amar Jericoacoara?
E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.
iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.
Comentar