HomeCuriosidadesViagens corporativas: como os guias podem se beneficiar
Curiosidades

Viagens corporativas: como os guias podem se beneficiar

viagens-corporativas-ifriend
O turismo de negócios é um mercado com grande potencial, que deixa legados para as cidades e impacta positivamente toda a comunidade local

O impacto do turismo pela pandemia de COVID-19 foi imenso. Só agora, em 2023, as restrições terminam de serem levantadas totalmente e há certa expectativa de que os desempenhos da indústria se aproximem dos conquistados em 2019. Para as viagens corporativas, há o agravante de que o mundo empresarial, que se utilizava de viagens para fechar negócios e estreitar seus relacionamentos comerciais, passou os últimos três anos realizando essas missões de forma virtual e se tornou muito mais criterioso com a aprovação desses gastos.

Se por um lado o custo com viagens corporativas passa a ser mais sensível, há outros motivos que levam a crer que as organizações possam olhar para esses deslocamentos por uma perspectiva mais estratégica, pensando principalmente em retenção de talentos. Benefícios como o trabalho remoto ou folgas estendidas em viagens a negócios – conhecido pelo termo em inglês lisness –  podem se tornar ferramentas cada vez mais comuns utilizadas pelo RH das empresas para a manutenção do engajamento de seus funcionários. As tradicionais convenções e confraternizações de fim de ano devem continuar também sua recuperação e manter o papel que tinham de integrar equipes e comemorar resultados.

Os guias locais e guias de turismo em cidades que recebem muitos viajantes a negócios devem ficar bastante atentos ao público do lisness. As sextas-feiras e os sábados costumam ser os dias aproveitados para emendar uma semana de trabalho em determinado destino ou região e tirar uma folga com custos (ou pelo menos partes deles) bancados pela empresa. Com esse estímulo a mais, o feliz funcionário pode ser um potencial contratante de um guia para um city tour. E por que não imaginar a companhia investindo no pacote de benefícios ao ponto até de incluir o guia de turismo?

Já o trabalho remoto como vantagem tem uma dinâmica um pouco diferente. Ele pode ser permanente ou temporário e acaba sendo mais comum em países e cidades que têm custos de vida menores que algumas das grandes metrópoles globais. Ele se distingue do home office, pois há uma liberdade total para o colaborador escolher onde quer viver.

A essa altura do campeonato, o iFriend que está em uma cidade que sentiu o fluxo migratório de trabalhadores remotos já notou os impactos positivos e negativos desse movimento. Lisboa, em Portugal, e Bali, na Indonésia, são dois grandes exemplos. Felizmente, o aumento do mercado por guiamentos é uma consequência positiva óbvia.

Por fim, capitalizar sobre os grandes eventos e reuniões continua exigindo dos iFriends a mesma capacidade que antes de aperfeiçoar seu marketing pessoal e aumentar sua rede de relacionamentos. A diferença é uma demanda cada vez maior de um público sedento por conhecimento e história, por isso, cabe a nós continuar a praticar e entregar o que esse cliente pede.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Que tal?