HomeCuriosidadesFotografias e oportunidades abertas no turismo
Curiosidades

Fotografias e oportunidades abertas no turismo

fotografia-turismo-ifriend
Como os guias de turismo podem apostar na fotografia para capturar os momentos perfeitos de passeios e ganhar os viajantes

O casal de viajantes briga em meio a uma viagem que era para ser de exploração de um novo país e relaxamento. Mais de meia hora passa sem que um dirija a palavra ao outro depois da discussão, que começou com um motivo tão banal quanto uma foto mal batida e uma reação exagerada. Como estão viajando por conta própria, eles não têm sempre a mão um clique fácil, técnico e preciso e só conseguem sair juntos em selfies.

Os turistas não sabem o quanto de estresse teriam evitado e nem os guias de turismo sabem o quanto de valor geram quando empinam, manuseiam e clicam bem uma câmera de celular.

A capacidade de tirar boas fotos passou de diferencial para pré-requisito para um guia de turismo hoje em dia. O viajante quer registrar seu momento em fotografias e vídeos de alta qualidade para postar nas redes sociais e contar histórias. Se gabar para os amigos de visitar um longínquo e disputado ponto de interesse, alcançar locais que outrora foram alcançados por personagens históricos ou fictícios.

Eternizar momentos coletivos únicos é um dos reconhecimentos que um trabalho simples e correto de fotografia pode gerar através das mãos de um guia. Um valor imenso é gerado, mas não é mais do que o esperado pelos guiados.

Para quem quer ir além, há a opção de avançar em equipamentos, lentes e técnicas de fotografia. Tours fotográficos são uma oportunidade de dar um plus ao roteiro, vendendo books de fotos especiais, que podem ser adaptados a temáticas sazonais como eventos religiosos, cerimônias de casamentos, festas de 15 anos ou apenas uma celebração de uma viagem especial.

Vestindo e fotografando

Na Ásia, é extremamente comum ver turistas se caracterizando completamente para uma visita a um ponto turístico célebre. O Taj Mahal na Índia, o Wat Arun na Tailândia e o Angkor Wat no Camboja são algumas das atrações visitadas com figurinos especiais. Até em Paris, a cidade mais visitada do mundo, a boininha francesa é vista para lá e para cá na cabeça dos viajantes.

Essa busca do figurino pode ser um passeio adicional, através de parcerias com comerciantes locais que ofereçam produtos de qualidade. Oferecer uma experiência completa de compra da roupa até a foto perfeita parece uma excelente oportunidade de gerar valor para um guia de turismo.

Turista asiática caracterizada para foto no Wat Arun em Bangkok, Tailândia 

E como adaptar isso ao Brasil? Por que não podemos repetir e copiar isso? Uma experiência fotográfica de frevo em Olinda, fantasia no carnaval carioca ou no festival folclórico de Parintins, entre outras dezenas de opções estão disponíveis país afora. Essas são uma excelente maneira de reforçar a cultura nacional ao mesmo tempo em que se gera oportunidades para os comércios e indústria de turismo local. 

Pensou num projeto? Mãos à obra e conte sempre com o apoio da Comunidade iFriend.

E aí, gostou do conteúdo? Leia esse e outros textos interessantes no blog do iFriend.

iFriend. Find a Friend. Enjoy the ride.

Já pensou em visitar o seu próximo destino antes mesmo de estar lá?

Monte um roteiro com nossos iFriends e desbrave como local.

Nossos Guias

Seguro Viagem

Que tal?